Meu livro de viagens - Brasil - Bananal - São Paulo

 E contamos mais uma viagem imprevisível e improvisada e esta fica na conta, em alta, do Ralph e da Viviane Dutra, que em uma destas nossas visitas a casa deles, em Volta Redonda, o Ralph sempre gosta de nos levar a lugares diferentes, bonitos ou históricos, conto outras depois, eles resolveram: Hoje iremos a Bananal, um lugar histórico, pertinho daqui e vocês irão adorar, disse Viviane. 

A dúvida era apenas se daria tempo, neste "bate/volta", para ver Flamengo x Vasco, naquele sábado, valendo pelo Campeonato Brasileiro. E como disseram que sim ficaram outras dúvidas, que foram tiradas pelo Google. Onde fica? Qual tempo de viagem e o que fazer por lá? 

Cerca de 30 km separam Volta Redonda de Bananal, que está na divisa dos

Estados do Rio e São Paulo, e a história da cidade remonta do Século XVII e o distrito se esmerou no cultivo do café e se tornou um dos grandes produtores do grão no Brasil e isto deu condições de ser criada a Estação da Central do Brasil, linha férrea que deu impulso na região e fez com que a vila se tornasse a cidade de Bananal que hoje tem aproximadamente dez mil habitantes. 

O Centro Histórico de Bananal, bem conservado e muito bem preservado, mostra a história da cidade e sua arquitetura neoclássica atrai milhares de turistas durante o ano inteiro. As fazendas, hoje às margens da rodovia, são verdadeiros museus e as visitas são guiadas e pagas, o que dá aos proprietários um pouco de recurso para preservar seus patrimônios. 

Bananal está aos pés da  Serra da Bocaina e ainda tem bastante da Mata Atlântica. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasileirão de volta

Sonho ou utopia?

Definidos os semifinalistas