Meu livro de viagens - Aventura na neve - Donovaly

Que nada. Tudo de bom estava para acontecer, até a primeira aventura dos quase dez dias de viagem pelo Leste Europeu. Pela janela do ônibus, agora dirigido por outro húngaro, o Tibor, já percebíamos a mudança da paisagem e, pela quantidade de neve nas árvores, nos morros e nas plantações já sabíamos que a temperatura não iria melhorar nas próximas horas, mas não tínhamos noção do que iria acontecer.


Eis que na sua primeira preleção do dia, ao microfone do ônibus, Luis Marques

anunciou que iríamos almoçar em uma estação de Ski, na Eslováquia, e que o visual era deslumbrante, e que conheceríamos a neve em todo o seu esplendor. Fiquei surpreso e feliz ao mesmo tempo, afinal já havia visto o gelo em outra estação de Ski, o Vale Nevado, no Chile, mas a esta altura, pela quantidade de neve lá fora, eu aguardava algo muito mais interessante.

E foi. Na chegada ao lugar todos no ônibus se transformaram, o silêncio acompanhou a manobra de Tibor na subida pela neve e nas tentativas, frustradas, de estacionar o veículo mais próximo do restaurante. Impossível, a neve caia forte e o caminho ficou intransitável, o jeito era descer, encarar o frio e o gelo, e seguir a pé os quase quinhentos metros que separam o estacionamento do bar/restaurante no alto da montanha.

Escorregões aqui e ali, filmei um interessante e registrei as quedas de algumas senhoras e moças, mas nada grave ou que provocasse um medo maior, apenas uma emoção a mais nesta primeira aventura do nosso passeio. 

Almoço regado a um bom vinho, claro, para esquentar o peito e armazenar calor suficiente para seguir em frente, afinal outras emoções estavam no programa do dia e a próxima parada seria na terra natal do Papa João Paulo II. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção