Meu livro de viagens - Europa - Portugal 2015

Pela segunda vez chegamos a Portugal fronteira com a Espanha, atravessan, o o Rio Minho, na cidade de Valença, na Região de Viana do Castelo, chamada de Alto Minho, e por ali fizemos apenas uma parada estratégica, para repouso obrigatório do motorista e para que nós, principalmente este que vos escreve, saboreasse um espetacular bolinho de bacalhau e um verdadeiro pastel, também com recheio de bacalhau, em uma cantina nas proximidades da única praça do pequeno distrito. Enquanto isto Marina e Celeste foram as compras e conhecer o entorno do belo lugarejo que nos deu as boas vindas ao país que sempre recebe bem seus visitantes.

O destino deste braço da viagem era a cidade do Porto, mas antes uma

parada obrigatória, conhecer Braga e, principalmente, o conjunto arquitetônico do Santuário Bom Jesus do Monte. E, como era 19 de março de 2015, exatamente seis anos após minha cirurgia no coração, fizemos questão de adentrar a Igreja, em estilo neoclássico, não pela escadaria e sim pelo milenar funicular, o

Elevador do Bom Jesus, construído em 1882 e está em atividade até
hoje com as mesmas características.

Também foi uma passagem rápida, mas pode ter certeza de que a visita me rendeu energia para continuar a caminhada que teria fim apenas no final do mês na cidade de Lisboa. Um lugar abençoado para revigorar o espirito e ganhar força mental para enfrentar estradas por mais alguns dias.

De Braga para o Porto, alguns quilômetros rodados, 47 para ser preciso, echegamos sem sequer dar uma boa cochilada, a viagem é bonita, paisagem que chama a atenção do viajante e a vontade de chegar a cidade que há muito tempo gostaríamos de ter visitado. Porto não é só vinho, o Rio D'Ouro é um espetáculo a parte, o cruzeiro que fizemos sob as pontes tradicionais e que foram um lindo cenário, interessante e bela cidade que nasceu a e emprestou seu nome ao país.

Andamos bastante, sem guias ou ensinamentos, queríamos conhecer a cidade por inteiro e alguns pontos, como o Estádio das Antas, agora chamado de Arena do Dragão, não estava no programa, mas pegamos o metrô e fomos até lá para matar meu deseja, conhecemos uma vinícola e sentamos a beira do rio, chamada de ribeira, para ver o pôr do sol e sorver um vinho acompanhado por um bom peixe servido por portuguesas autênticas.

E daí, dois dias depois, um caminho que somente os bons sonhos diriam que estaríamos por lá, no mesmo dia ou no mesmo mês ou ano. Saímos pela manhã, bem cedinho, com destino a Lisboa, mas no meio do caminho tinham lugares que deixaríamos no coração a certeza de um momento de felicidade. Coimbra, a Universidade, a cidade histórica, a casa de uma das Pastorinhas, Fátima, que voltamos pela segunda vez, para agradecer, pedir proteção, e orar pelo mundo e por amigos e parentes.

No nosso tour, já tradicional em todas as viagens que fizemos, um passeio pela cidade dos "Capas Pretas", em alusão aos alunos que usam este uniforme, conhecemos o Estádio do Acadêmica de Coimbra, o time local, e a casa onde morou a irmã Lúcia, uma das três Pastorinhas da Aparição.

Coimbra - Uma das antigas capitais de Portugal,
localizada no centro do país, é, sem dúviva alguma um lugar a ser visitado por quem ama a cultura, o saber e valoriza a integração aluno/universidade.
Fátima - Talvez até eu disseque que dispensa comentários, mas é impossível não falar deste lugar sagrado, abençoado pelo Filho da Virgem Maria e totalmente voltado a nossa Mãe Eterna. Estivemos em 2008, na nossa primeira viagem longa pela Europa, e voltamos sete anos depois para agradecer, apenas agradecer as dádivas e a vida que ela me ofereceu após a cirurgia cardíaca. Fizemos nossas orações na Capelinha das Aparições e por ali mesmo assistimos a mais uma missa nesta nossa caminhada pelo mundo católico.

Nosso roteiro continuou, destino final, como já disse acima, é Lisboa e antes disto era preciso passar por alguns lugares com grandes histórias para Portugal, como Batalha, uma vila localizada no Distrito de Leiria, onde um mosteiro foi erguido, ao lado de um monumento, em homenagem as grandes vitórias do exército do Imperador nas guerras da Europa.

E a próxima parada também tem histórias com o tempo do Império Luso,

Óbidos, uma vila incrivelmente bela e histórica, suas muralhas cercam a cidade e seus quase cinco mil habitantes hoje vivem do turismo e da fabricação da Xinxa, uma bebida tradicional na vila e que faz a alegria de milhões de turistas que por lá passam durante o ano.
Andar pela Vila de Óbidos é como caminhar pela história do país, suas casas coloridas, com flores nas janelas, geminadas e construídas em ruelas, bem pequeninas, e que sobem até o ponto mais alto da cidade, onde estão um pequeno castelo e a igreja que abençoa a cidade lá de cima.

E a parte final do passeio teria três retornos, agradáveis por sinal, e um deles estará sempre me esperando para um retorno, Lisboa. Que lugar incrível é a capital portuguesa, foram três dias de passeios maravilhosos e diferentes daqueles que fizemos em 2008 e alguns, claro, volta obrigatória, como o Centro Histórico, o Castelo de São Jorge, e desta feita algo diferente nos foi apresentado, descer no "novo elemento" de transporte, o Tuk... tuk... bem legal e embora com um frio de 10 graus e um vento cortante nos fez muito bem no final de tarde de um dia 23 de março do ano de 2015.

No entorno de Lisboa tem programas que não podem ser dispensados e

todos na Região de Sintra, e o primeiro a ser registrado foi Queluz, uma antiga cidade nos arredores de Lisboa e que viveu seu auge no tempo de D João VI quando foi residência oficial da família real. E andando um pouco mais chegamos a Sintra, a capital do Concelho, para rever o Castelo dos Mouros, comer pastel de nata e andar pelas ruas de paralelepípedos e em seus morros bem cuidados. E para finalizar não
poderia ser diferente, Cascais.

As praias de Cascais são maravilhosas e andar por sua orla, conhecer as delicias da culinária da cidade é sensacional. Foi nossa última parada com o grupo, em almoço festivo de encerramento de viagem, e nossas últimas fotos em Portugal e uma promessa de que um dia voltaríamos e este dia está próximo. Por ali se encontra o Palácio da Cidadela, a igreja dos azulejos vitrificados, dedicada a Nossa Senhora da Conceição e o melhor bacalhau de todo Portugal, sem dúvida alguma um lugar para ficar para sempre

na lembrança de quem visita.

Nossa viagem, só recordando, durou treze dias e passamos pela Espanha e Portugal, foram sete hotéis nestes dias e percorremos nove cidades espanholas e onze portuguesas, mas com toda certeza, sem medo de errar ou de ser feliz, foi um dos passeios mais aproveitados por nós três, eu, Marina e Maria Celeste,