Nosso último roteiro na Europa, em 2019, após isto chegou a pandemia, que tirou vida de milhões de pessoas pelo mundo inteiro e nós, já com idade avançadas, deixamos de lado nossos passeios e nos guarnecemos para que em breve possamos novamente voar pelos ares e andar pelos mares do mundo.
Novamente uma viagem fechada no BH Shopping, em Belo Horizonte, e
desta vez retornamos a nossa agência favorita, Abreu Tour, que nos levou a Turquia Espetacular, um roteiro de dez dias e que era um dos mais puxados e corridos de todos que fizemos até esta data.
Nos foi apresentado um passeio com seis destinos certos, chegamos em Istambul, onde ficamos por dois dias fazendo City Tour, navegando pelo Bósforo e pelo Mar Mármara, conhecendo Mesquitas e lugares maravilhosos e logo em seguida seguimos para a capital, Ankara, onde pernoitamos após uma tarde conhecendo museus e o Palácio da República, e pela manhã já seguimos viagem e o destino seria Pamukalle.
Por ali começava o passeio pelo lado asiático da Turquia e, com muita certeza, o melhor do programa estava deste lado do país. O Balão da Capadócia, a Casa da Virgem Maria, em Éfeso, Tróia e suas histórias incríveis e outros lugares como a Biblioteca de Çelsus, e as belas cavernas de Göreme além das danças dos Dervixes, um momento de reflexão Avenos e momentos alegres na travessia de volta, no Mar Egeu, saindo de Çanakalle de avolta a Istambul.
Dez dias corridos e cheio de emoções e aventuras pelo mar e pelo mar da Turquia Espetacular. E, aqui abaixo, destaco algumas fotos e alguns lugares que foram realmente marcantes nesta viagem pela Turquia em março de 2019.
Istambul - Um lugar que estes dois dias, que passamos por lá, foram
poucos para conhecer a grandeza da antiga capital turca. Mas o básico que nos foi oferecido por não ter sido o suficiente mas nos deixou uma bela impressão principalmente as Mesquitas, como disse acima e o cruzeiro pelo Estreito de Bósforo atravessando da Europa para Ásia e da Ásia para a Europa em poucos minutos. O Grande Bazar é uma festa diária e andar por ali é algo indescritível, é como uma volta ao passado. éu
São quase três mil anos de história e um povo bem receptivo e que sabe que o turismo é a tábua de salvação do país e que por lá há muito do que se ver.
Ankara - A capital é moderna, bem mais elegante do que Istambul, mas
ainda fica abaixo da antiga capital no quesito visitação e por lá ficamos um dia e meio conhecendo museus e, principalmente, uma das grandes atrações turcas, o Mausoléu de Kemmal Atatürk, o primeiro presidente turco e amado por todo o país. Um belo lugar e por lá ficamos boa parte de nosso tempo em Ankara admirando a riqueza dos detalhes e a suntuosidade de obra. Um giro pela cidade, no chamado City Tour, e depois rumamos para o lado asiático onde seria colocada a "cereja do bolo".
Capadócia - Se existe emoção esta seria subir aos céus no Balão da Capadócia, é aventura e sensação de liberdade ao mesmo tempo. Um refugo, não pensei em subir, mas depois de ver e ouvir dos mais velhos e das mulheres do ônibus que seria maravilhoso, criei coragem e acordei cedo, por volta das quatro da manhã, e rumamos para o ponto de subida do Balão da Capadócia. Momentos incríveis antes, durante e depois daquela uma hora e meia de voo no
famoso balão.
Na chegada fui confundido com um ator famoso, daquelas bandas turcas, e fui tratado com referência e deferência pelos rapazes e moças que cuidam do voo e a turma do ônibus sentiu ciúmes e queria saber o motivo de tanto carinho para comigo. Depois, mais tarde, descobrimos o motivo citado acima e não desmenti, apenas não disse sequer uma palavra em português para não quebrar o encanto.
Éfeso - A Casa da Virgem Maria foi o principal destino e a razão maior de fazermos esta viagem. Seria apenas cinco horas no lugar, pequeno e acolhedor, e o suficiente para que todos nos emocionássemos e nos sentíssemos totalmente envolvido com a emoção de estar onde viveu a Mãe Eterna os seus últimos dias de vida.
A casa de Éfeso, original, tem uma cópia perfeita em Natividade,
Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, e conversando com Caiö, nosso guia turco, ele ficou impressionado e contou para a guia do lugar, que quis ver minhas fotos, em Natividade, e logo após me disse: Seu choro foi uma das maiores emoções que vivi neste lugar após 20 anos de trabalho e, vendo estas fotos do Brasil, dou razão, é muita emoção contida e a espera de ver a original proporcionou estas suas lágrimas bonitas e sinceras. Legal ouvir e muito mais legal foi viver aquele momento.
Tróia - A lendária cidade onde ocorreu a "Guerra de Tróia" ainda permanece viva e preservada para que os turistas possam conhecer onde se brigou por uma Helena e por um poder ainda maior, segundo a descrição de Homero em seus poemas. Tróia é um nome, hoje dado a um sítio arqueológico, situado na região de Anatólia no distrito de Çanakalle.
Por lá ficamos no máximo por uma hora, fotos e conhecer o pequeno
lugar é rápido e com as narrativas do nosso guia, Caiö, ficamos sabendo um pouco mais sobre a guerra de Tróia, de Helena, Homero e aqueles sítios arqueológicos, recuperados por mestres da restauração, e que hoje fazem a alegria dos amantes da história universal, como Marina e outros apaixonados pela cultura geral.
E ali, no entorno de Tróia, pudemos ainda passear pelos montes de calcário, em Göreme, andar pela Biblioteca de Selçus, conhecer as ruínas da região e saber muito mais do que aconteceu naquele território após a tempestade e o tsunami que varreu cidades inteires e levou Tróia e Éfeso do mar para as montanhas.
Mar Egeu - Chegamos a Çanakalle exaustos, três dias intensos e cheios de emoção e muita aventura no ar e pelas montanhas sagradas de Éfeso e pelos campos de batalhas de Tróia. Era poupar o máximo para curtir, no dia seguinte, nossa despedida de Istambul, para onde voltamos e pegamos o voo para Paris, onde ficamos mais quatro dias intensos, mas a volta da Ásia
para Europa foi a viagem dos sonhos de Marina, sem dúvida alguma.
Acordamos de madrugada, lá pelas cinco horas, para pegar o Ferry Boat rumo a Istambul e atravessando, por duas horas, o fantástico Mar Egeu, só as fotografias contam um pouco do que foi viver estas duas horas, olhando o céu azul, o maravilhoso colorido das águas, aves voando em bandos e nós, no frio do oceano, vivendo intensamente cada segundo deste passeio que fechou com a chamada chave de ouro nossa passagem pela Turquia.
Comentários
Postar um comentário