Meu livro de viagens - Europa - Holanda 2011

Saímos da Bélgica, mais precisamente de Bruxelas, após três dias no país do chocolate e da cerveja e chegamos Holanda. Na terra de Cruyf, um dos maiores craques do futebol mundial, entramos pela cidade onde um brasileiro, Ruy Barbosa, brilhou intensamente com sua inteligente oratória.

Haia, sede do Tribunal Internacional de Justiça, das Nações Unidas, e foi justamente neste local que tiramos nossa primeira fotografia na cidade. Um tour rápido, a passagem por Haia será meteórica e dava apenas para um passeio pelo prédio do tribunal e seu entorno já que no programa havia também uma visita a local onde o baiano Ruy Barbosa deixou seu nome gravado na história da justiça mundial.

Aqui, nesta foto acima, é o Tribunal Interior, onde fica o Parlamento

Holandês e por aqui o cidadão, responsável pela visita, fechou a porta, com força, na cara de todo o grupo, o que impediu nossa visita ao interior do Palácio Interior.

E antes de seguirmos viagem para a capital, Amsterdã, fizemos a visita ao Palácio da Justiça Internacional, onde discursou Ruy Barbosa, e com muita classe fotografamos o entorno do prédio porque não era dia de visita e ficamos gratos a gentileza do gerente do lugar, diferente do cidadão do outro palácio, este nos ofereceu para ajudar em tudo que precisássemos saber sobre o Baiano.

E no final da tarde chegamos a capital, Amsterdã, e dai para frente a correria aumentava, dois dias apenas reservados para esta passagem pela Holanda e outros dois lugares a visitar além da capital. Um tour pela cidade, pelas feiras de flores, um passeio noturno pelo Rio Amstel e seus canais, que cortam toda cidade, e ao parar em um dos cais, já à noite, visitamos a famosa Rua Vermelha, mas lá não tem fotos, é expressamente proibido.

Como dizia nossa guia, se poupem à noite para o dia ser bonito e aproveitável. E foi o que fizemos, hotel, repouso total não sem antes provar a Heineken, na fábrica, que fica nas proximidades do hotel em que estávamos e foi uma ida bem gostosa ao local de degustação.

Mas logo cedo prontos para um dia corrido, seguindo viagem até a Vila de Marken, na Holanda do Norte, onde a pecuária leiteira é o forte e o maior abastecedor de todo o país. Lugar a beira de um dique, bem murado e muito bem guarnecido, onde ouvimos a história do lugar, contada em bom português, e provamos queijos e os deliciosos yogurtes.

E no trajeto até Volendan, uma pequena cidade cuja principal fonte de renda é a pesca e o turismo, percebíamos, mais uma vez, a importância dos diques e sua grande utilidade para os moradores de toda Holanda, principalmente nesta região de pesca, que também abastece todo o mercado interno da Holanda.

E com um detalhe interessante, como se vê na foto o pescador é um grande personagem na cidade e são venerados, os veteranos, por toda a população. O cais é maravilhoso e o frio, cortante porque é região praiana, não atrapalhou um segundo sequer nosso passeio pela Holanda

do Norte.

Voltamos a Amsterdã logo ao final da tarde, a distância é curta e a estrada é espetacular, e fizemos aquele tour, pelos canais do Rio Amstel, como disse aqui acima, como se fosse uma bela despedida da cidade que coloco como uma das mais belas entre todas que visitei.

Fechamos o passeio pela Holanda, três dias intensos e com uma variação incrível de passeios, justiça e ordem, em Haia, flores e canais, em Amsterdã, queijos e sucos, em Marken, e peixe, em Volendan. Dali seguimos rumo a Alemanha.