Meu livro de viagens - Europa - Andando por Lisboa

 

Passear por Lisboa é como abrir um livro de história, aqui no Brasil, e se deparar com monumentos, ruas, prédios e pessoas ligadas ao nosso país e por onde passar algo te lembrará de um lugar que você conhece por aqui. No primeiro dia de passeio pela capital portuguesa seu guia o levará para conhecer a Praça do Comércio e outras atrações do centro de Lisboa, como o Rossio, Alfama e te mostrar o famoso café A Brasileira onde está o busto do  poeta Fernando Pessoa. 

Andando pelo centro, sempre a pé, tá legal? Fique sempre de cabeça erguida, mas não se esqueça de dar uma olhada para o chão para observar os prédios, quando a cabeça levantada, e os calçamentos maravilhosos, quando a cabeça abaixada. Um espetáculo de arte e cultura começando logo no primeiro dia na cidade mais visitada de Portugal. 

E isto é apenas o primeiro dia, tem muito mais para ver. 

Depois de saborear um bom almoço, de preferência um bacalhau a moda da casa em qualquer restaurante, desde que não seja no decepcionante João do Grão, acompanhado por um bom vinho, também da casa, servido em botija e com uma bonita caneca para ser levada como recordação, os bares a vendem por um bom preço, você pode pegar o elétrico e subir para o Castelo de São Jorge. 

Esta é uma Fortaleza, construída pelos mulçumanos no século XI, mas não queiram subir a pé, você demora e se cansa, use o Elétrico, que é o bonde, e para descer pode usar o Tuk... Tuk, um jeito moderno de andar por cidades da Europa (foto ao lado). E depois um tempo para conhecer um pouco mais do centro histórico, pode até subir no elevador Santa Justa e olhar, lá de cima, como é bela a cidade de Lisboa. 

Depois de um bom sono, tenho certeza de que você aproveitará a noite para conhecer o Fado, cantado por grandes intérpretes portugueses, e pela manhã o programa diz: Visitar Belém e o entorno, que é histórico, a começar pelo Monumento dos Descobridores, a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos, e, claro, saborear o famoso e delicioso
Pastel de Belém, mas se prepare para enfrentar uma grande fila. Mas esta passagem por Belém tem, poro obrigação, conhecer o Mosteiro dos Jerônimos, cujo nome oficial é Mosteiro de Santa Maria de Belém, construído no Século XVI e por ali estão os restos mortais de grandes portugueses, como Vasco da Gama e outros grandes navegadores, poetas e líderes do tempo do império. 

Mosteiro dos Jerônimos 
Tenho certeza que a parte da tarde será dedicada a um "bate volta" até Cascais, Estoril e Sintra, que ficam a pouco mais de meia hora de ônibus, pode escolher ir de trem, é mais confortável e muito mais bonito o passeio, e à noite pode escolher sentar em um dos excelentes bares da capital e experimentar quitutes, como o bolinho de bacalhau, acompanhado da cerveja Sagres, a mais consumida pelos cervejeiros de lá. 

E, no seu terceiro dia por Lisboa é bom procurar um bom folheto e uma linha

do metrô para seguir até o Parque das Nações, um lugar novo, revitalizado para Exposição Mundial de 1998,  por ali estão o Oceanário, a Torre Vasco da Gama, a Gare do Oriente e muitas outras boas atrações, como olhar o Rio Tejo com todo seu esplendor e por ali ficar o restante do dia, tem restaurantes maravilhosos e diversão para o dia inteiro. 

Espero que tenha curtido Lisboa e quando por lá aparecer e se deparar com tudo isto que relatei aqui, por favor, lembre-se de mim. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasileirão de volta

Sonho ou utopia?

Definidos os semifinalistas