E Renato agora é uma estrela lá como foi por aqui

Meu querido amigo, você me chamava de irmão e eu o considerava assim, gostaria de escrever belas palavras para nesta nossa despedida, mas você é que tinha este talento incrível, um jornalista nato e com uma criatividade de grande qualidade, e sei que seria muito complicado para você também falar da morte de um grande companheiro, um baita amigo, um parceiro de rádio, de jornal e de música de longos tempos.

Renatinho, ou Shau, ou Renato Mercante, seja lá qual fosse o nome que eu usava para falar contigo, todos foram sempre com carinho de uma amizade sólida e fraterna desde o seu tempo de Praça das Mães, onde a gente corria pela grama ou passava pelas quadras do Rink, você não era bom com a bola nos pés, mas era um goleiro que dava para o gasto nas nossas peladas. 

Um dia você me surpreendeu, lá na minha casa na Rua João Pessoa, quando veio conversar comigo sobre a criação da Rádio Princesinha, uma surpresa pra lá de agradável saber que teria a sua companhia na organização da programação e dividiríamos o microfone que foi líder de audiência enquanto nós o usamos para levar nossas mensagens pelo Noroeste Fluminense afora. 

Sim camarada, nós tivemos "arranca rabo", mas nada que um abraço fraterno resolvesse. Lembra de quando invadiste o estúdio para dar bronca, em má hora e sem sentido, na turma do esporte? Isto, eu sou temperamental como você e no mesmo momento tirei o programa do ar e nos debandamos para a Rádio Feliz. Eu te perdoei cinco minutos depois, mas só voltamos após dois meses para fazer a apoteótica transmissão no Maracanã, e você deu o maior apoio. 

Diga aí ao Orlando, seu primo, também Mercante, que aqui a Princesinha perdeu mais um baluarte e que tudo que já estava ruim ficará pior sem vocês dois no comando, mas apesar de também estar fora da casa fique sabendo, se me chamarem eu vou lá, nem que seja para fazer uma bela homenagem a vocês dois. 

Você era um líder e incentivador, me dizia sempre que eu tinha um texto muito bonito e que nasci para ser radialista e narrador de futebol, mas seu eu tivesse o seu talento e a sua bela voz estaria realmente na Poderosa Platinada e você só não foi porque não quis, preferiu ficar na terrinha ao lado de sua bela família. 

Lembra, meu caro Shau, quando me disse que eu queria ser uma estrela na rádio e que era preciso mais humildade? Sabe o que te respondi: "Eu sou o sol, sou eu quem brilho.." parafraseando Jorge Benjor e nós rimos de cair no chão e nos abraçamos como sempre fizemos quando discordávamos. 

Agora você será aquela estrela, não a que não queria que eu fosse, mas uma ESTRELA de verdade no universo das grandes figuras, vá em paz, meu grande irmão Renato Mercante,você ficará eternamente no meu coração safenado e maltratado por estas surpresas desagradáveis. Um beijo no coração, amigo de fé e irmão camarada. 

Comentários

  1. Assino em baixo, pois não ousaria escrever nada diante de feras como vocês dois, apenas quero registrar minha dor pela perda do amigo, e dizer que, uma triste saudade ocupa o meu coração. Meus mais sinceros sentimentos aos familiares.

    ResponderExcluir
  2. Que triste a partida do Renatinho!
    Bela homenagem!

    ResponderExcluir
  3. Ficamos órfão de mais um miracemense ilustre. Ele era um dos que ainda faltava para ser entrevistado no meu blog. Preparei uma entrevista bem legal e logo que envie ele adoeceu. Descanse em paz!

    ResponderExcluir
  4. Descanse em paz. Lá se vai mais uma grande pessoa e um tricolor ilustre.

    Sobrenatural de Almeida.

    ResponderExcluir
  5. Shau, só ontem à noite fiquei sabendo de sua partida, cara, você vai fazer falta, e muita, mas essa coisa de fila desorganizada para subir nos deixa inconformado quando nos pega de surpresa. Quando em 1988 voltei pra nossa terrinha, você foi o primeiro amigo da juventude com quem me encontrei e recordamos o passado, sempre que o acaso nos fazia encontrar pela ruas, o tempo parava o relógio. Você é um imortal de nossa cidade. Até um dia amigão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção