Flamengo: 30 anos de uma conquista



Hoje o Flamengo comemora os trinta anos da conquista de seu maior título, o Mundial de Clubes, que em 1981 ainda não tinha esta badalação toda e nem mesmo o apoio oficial da Fifa. O Flamengo, que encantava o Rio, ganhou o Brasil e a América do Sul antes de chegar ao Japão para ganhar o mundo com aquela vitória soberba sobre o poderoso Liverpool, três vezes campeão da Europa.


Vi, ao vivo, a bela exibição de Zico e Cia. Vi, em tapes, o jogo em que Nunes e Adílio brilharam intensamente e deixaram os ingleses perplexos em campo e sem reação para reverter os 3x0 impostos no primeiro tempo e tirar o toque de bola, bem ao estilo Barcelona de hoje, que o Flamengo executou na etapa final.


Vi grandes times exibirem nos gramados brasileiros e mundiais nestes trinta anos ou antes disto. Tive o prazer de ver o Santos, de Pelé, Coutinho e muito mais; vi o Botafogo, de Garrinha, Didi e muito mais; vi o espetacular Cruzeiro de Tostão, Piaza, Dirceu Loes e muito mais; vi o Internacional, de Falcão, Batista, Claudiomiro e muito mais e o São Paulo FC, de Raí, Cerezzo e muito mais.


Da seleção brasileira de 1982 eu não vou contar por aqui, todos sabem que foi o melhor time que vi jogar com a camisa amarelinha. Do Santos também não é preciso comentário maior, a vida de Pelé já é um filme aberto e vocês encontram em qualquer locadora de esquina.


Porém, tem sempre um porém, este time: Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior, Andrade, Adílio e Zico, Tita, Nunes e Lico, com Carpegiani no comando, tem um capítulo especial em qualquer coração rubro-negro seja ele da idade que for.


O jogo, que hoje o Brasil flamenguista está comemorando, foi repassado ontem, pela Rádio Globo Rio, e foi emocionante ouvir Waldir Amaral e Jorge Cury narrando noventa minutos de jogo e esta gravação deveria ser entregue a cada um destes locutores jovens que andam por aí se metendo a narrador de futebol para que eles aprendam o que é transmitir emoção para o outro lado da "caixinha".


Eu vi tudo isto aí acima e você teve este prazer?

Comentários

  1. Há controvérsias! A FIFA reconhece somente como o primeiro campeão mundial de Clubes o CORINTHIANS, esses títulos conquistados na coxa, como do SANTOS,FLA,PALMEIRAS,FLU, e outros mais, são de liga barbante, no caso, liga TOYOTA. / Eu, como autêntico vascaíno não aceito título de liga barbante, até disputamos, mais fomos vice. / Abrs.

    ResponderExcluir
  2. Sem controvérsias, no primeiro tópico eu digo que o torneio não tem apoio oficial da Fifa. Fizemos a festa na madrugada e foi o bastante. Quanto ao do Corinthians também há controvérsias, afinal ele não poderia participar por não ter sido campeão de nada aquele ano.

    ResponderExcluir
  3. O título (?) do Corinthians foi em um torneio de verão, em que os adversários convidados vieram ao Brasil, principalmente ao Rio, de férias para gozar do sol e de suas belas praias. O Flamengo está comemorando um título que ganhou há 30 anos e depois nem sentiu o cheiro. Se ainda fosse o São Paulo - que odeio -, vencedor de três...

    ResponderExcluir
  4. O torneio sempre convida o anfitrião. No caso de 2000, foi no início do ano e o Corinthians tinha acabado de ganhar o bi-campeonato brasileiro. O outro convidado foi o Vasco, da outra cidade anfitriã.
    Vieram Manchester United e Real Madrid, times de ponta.
    E o Kashiwa? Ninguém fala nada do time japonês que foi convidado. Daqui alguns anos, se o time japonês ganhar não vai valer?
    abs

    ResponderExcluir
  5. Campeões verdadeiros da Libertadores são Flamengo e Grêmio, que sofreram covardias tremendas na época, de lá para cá Libertadores ficou mais plausível de se competir e ganhar, agora, infelizmente tem gente que só é vice e quer vim falar de validade da Fifa, é brincadeira, quanto ao Corinthians tá certíssimo o colega do comentário dizendo que foi torneio de verão, se é para jogar m... no ventilador, grande parte de nossa imprensa e a toda poderosa Fifa não reconhecem o brasileiro de 2000 ( quem mesmo que ganhou ? ); uma tal de Copa João Havelange, tenho uma reportagem com o principal jogador do Liverpool em 1981,
    dizendo que eles tomaram uma aula de futebol e agradeceram muito por isso, voltaram para a Europa após o vice ( coisa que vaicaindo conhece bem ) em 12 lugar no Campeonato inglês e foram campeões ( 1981/1982 ) jogando no mesmo sistema do Flamengo, quem quiser esta reportagem me enviem e-mail que lhes repasso...
    É isso mesmo portuguesada, AULA DE FUTEBOL...!
    Parabéns nação rubro-negra, único campeão mundial carioca e Feliz Natal a todos, abração!

    ResponderExcluir
  6. Aliás retificando, após a Aula campestre em Tóquio, o Liverpool foi tricampeão ( 1981/82 //
    1982//83 e 1983/84 ), que lição em, realmente aprenderam com os melhores ( Zico / Júnior / Andrade / Adilio e cia. ). Fui!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção