Eurocopa/2012: Grupos definidos

Acabou agora a pouco, na Ucrânia, o sorteio que definiu os quatro grupos da Eurocopa/2012 e, para espanto de muitos desinformados, que se espantaram com o equilíbrio dos grupos, pude observar como é gostoso um torneio curto, no estilo desta Eurocopa, formado apenas pelas principais forças do continente e não engrossado por opções políticas e financeiras, como na Copa do Mundo Fifa, que um dia foi neste modelo vitorioso.


Assim, em tiro curto, teremos cinco fortes candidatos, Espanha, Alemanha, Holanda, Itália e Inglaterra, outras cinco emergentes ou medianas, Dinamarca, República Tcheca, França, Rússia e Portugal, e outras meras participantes ou coadjuvantes, como queiram, que seriam Suécia, Ucrânia, Polônia, Grécia, Irlanda e Croácia.


Me surpreende também as exclamações no twitter de que Espanha e Itália estarão no mesmo grupo, ou que Alemanha e Holanda medirão forças em outro ou até mesmo um França e Inglaterra em outro destes quatro grupos da competição. Os citados são fortes e obrigatoriamente deverão passar para a segunda fase sem dar chances a uma possível zebra.


O sorteio favoreceu apenas quem ficou no Grupo A, onde a cabeça de chave foi uma das anfitriãs, a Polônia, que terá Rússia e República Tcheca, favoritas, ao lado da Grécia. Mas cá prá nós, bem baixinho, que ninguém nos ouça, será que os outros também não foram bem distribuídos assim? Creio que sim, dizer que é o Grupo A o mais fraco não cabe neste momento.


Em um torneio com os dezesseis melhores de um continente é claro que haverá equilíbrio, porém, tem sempre um porém,  Uefa soube administrar o sorteio e escolheu muito bem os integrantes de cada pote e dispensou as reclamações que poderiam vir posterior ao sorteio. Bola  Branca para as bolinhas da Uefa.


Grupo A - Polônia, Grécia, Russia e República Tcheca
Grupo B - Holanda, Dinamarca, Alemanha e Portugal
Grupo C - Espanha, Itália, Irlanda e Croácia
Grupo D - Ucrânia, Suécia, Inglaterra e França

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção