Balanço da ponta e da degola

 O assunto predominante nas conversas das filas do pão e do supermercado, nas feiras do mercado e nas mesas dos bares, logo mais, não será outro diferente deste que comentarei aqui abaixo: Quem cai? Quem será o campeão? E, quando me perguntam sobre isto eu respondo: O América e o Coritiba cai, o Goiás, talvez, mas a última vaga eu não digo de jeito nenhum, tem muitos chamados "gigantes" na tábua da beirada e tudo pode acontecer nestes doze pontos a serem disputados nestas últimas rodadas. 

E quem será o campeão? Já disse, durante 33 rodadas, que ninguém tirava o título do Botafogo, e o Glorioso perdeu para ele mesmo a chance de ser campeão com cinco rodadas de antecedência. Já ouço por aí que o Palmeiras está com uma mão na taça e não perde mais o título da temporada. 

Porém... tem sempre um porém, se olharmos a tabela de jogos e as consequências da pressão sobre os ponteiros, podemos dizer que, exceto o Atlético Mineiro, que está mais distante mas com chances matemáticas, é possível ver Palmeiras ou Botafogo, considerados os grandes favoritos, com o título no final da 38a rodada, mas quem descarta o Flamengo, dois pontos atrás e com mais dois jogos a fazer em casa e dois contra um rebaixado e outro já com vaga na Libertadores na mão? 

Quem pode descartar o Grêmio? Se passar pelo Galo, no domingo, no Mineirão, pode entrar definitivamente na briga e um empate, na minha opinião, tira os dois da disputa e deixa muito mais complicada a luta pelos três melhores pontuadores, se vencerem é claro, na disputa pelo "caneco" 2023. 

Então, como será o domingão do Brasileiro? Flamengo, 60 pontos, enfrenta o América, rebaixado, em Uberlândia, o Botafogo, 61 pontos, joga em casa contra o Santos, e o Palmeiras sai para enfentar o Fortaleza, no Castelão, todos os jogos no domingo. E aí, como é que posso analisar antes destes jogos? Creio que no domingo, por volta das oito da noite, posso dizer quem é o maior e real candidato ao título. Me dá este tempo, por favor. 

E lá na zona da confusão está assim: Vasco, 41 pontos, tem jogo duro em Curitiba contra o Atlhetico, domingo, e hoje o Bahia enfrenta o Corinthians, na Neo Química Arena, e com uma derrota alivia todos os seus concorrentes diretos, e me dará a chance de dizer que a zona de rebaixamento está completa, principalmente se o Goiás não vencer o Cruzeiro na segunda-feira e o Coritiba perder do Fluminense. 

Resumo - Definidos três rebaixados e uma vaga na mão do Bahia. Na parte de cima um tempo até o final da noite de domingo para dizer algo mais realista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eis a minha seleção

Brasileirão volta amanhã

Fla quebra rotina