Libertadores 2021 - Grupos equilibrados

 Não vi, ao vivo, o sorteio dos grupos da Libertadores 2021 e, quando li em um site especializado, deparei com a manchete, digna dos sensacionalistas que dominam as redes sociais: "Grêmio e Palmeiras no mesmo grupo e Flamengo no grupo da morte". 

E aí me assustei duas vezes, com a primeira e segunda chamadas da notícia. A primeira dizendo que o Grêmio está no Grupo do Palmeiras, errado. O Palmeiras está classificado e o Grêmio precisa jogar duas vezes com o forte Independente Del Valle, a primeira é hoje e a segunda na próxima quarta-feira, entenderam o erro? 

E o segundo erro foi chamar o Grupo 7 ou G, como queiram, de "Grupo da Morte". Não dá para considerar, a não ser pela altitude de Quito, um grupo que tem um favorito destacado, o Flamengo, um concorrente tradicional, o Velez, da Argentina, e um desconhecido mas nem por isto fraco, Union  La Calera, do Chile. Podemos chamar até de um grupo difícil por ter a LDU e o Velez, mas grupo da morte é um pouco forçado. 

Mais complicado é o Grupo D onde está o Fluminense, que terá pela frente o fortíssimo River Plate, o ótimo time do Independente Santa Fé, e uma pedreira a escolher entre a altitude de Quito, para enfrentar o Bolivar ou o tradicional Júnior Barranquilla, que se enfrentam na próxima terça-feira, no segundo jogo, com o time boliviano em vantagem no placar agregado (1x0) mas o jogo é em Barranquilla. 

Então vamos lá dar uma passada pelos grupos sorteados hoje, em Luque, no Paraguai, para a primeira fase da Libertadores 2021, que começa dentro de onze dias (20 de abril) e a tabela ainda não foi confeccionada. 

Grupo A - Palmeiras, Defensa Y Justicia, Universitário (Perú) e Grêmio ou Independente del Valle - Palmeiras pule de 10 e Grêmio, se passar ou Del Vale, são candidatos. 

Grupo B - Internacional, Olímpia, Deportivo Tachira e Always Read, este o estreante boliviano. Inter e Olímpica podem passar com facilidade. 

Grupo C - Boca Júniors, Barcelona Guaiaquil, Strongest e Santos ou San Lorenzo. Boca e Santos, caso este passe, são favoritos. 

Grupo D - River Plate, Independente Santa Fé, Fluminense e Bolívar ou Júnior Barranquilla. River e Fluminense, com Independente Santa Fé podem chegar. 

Grupo F - Nacional/Uruguai, Universidad Católica/Chile, Argentinos Juniors e Atlético Nacional ou Libertad

Grupo G - Flamengo, LDU, Velez e Union Calera 

Grupo H - Cerro, Atlético Mineiro, América Cali e Deportivo Laguaira/Venezuela


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção