Adeus Calil Saluan Neto

Hoje foi embora um pedaço de minha história. Morreu Calil Saluan Neto, o homem que me fez locutor comercial, apresentador de comícios, incentivou minha carreira no rádio e confiou em mim para ser o seu narrador de textos da sua famosa CSN Publicidades, a pioneira em publicidade volante em Miracema.

Parece que foi ontem né mesmo? Eu, ainda imberbe, visitava a casamata do Jardim de Miracema para ouvir Geraldo “Mocinho” Brandão, Nicanor “Amigo da Onça” Bastos e Jorge “Ripada”, que comandavam o som da praça e me aceitavam por ali como um penetra amigo.

Um belo dia Calil me perguntou: “Você canta direitinho, gosta de ficar falando e por isto acredito que será um bom locutor, quer experimentar?” 

E aí, meu caro amigo, já saudoso, Calil Saluan Neto, eu aceitei o convite, fiz o teste e lá fomos nós, com o baita Fernandel, narrar os textos da campanha política da Arena, isto já chegando o ano de 1972, na campanha de Salim Bou-Issa para a Prefeitura da cidade. 

Campanha política, campanha do Bazar Leader, na época ainda sonhando em ser grande e se transformar neste império de hoje chamado Leader Magazine, e minha voz estava por todos os lados da cidade, até nos convites de enterro, que por sinal eu não gostava de fazer e deixava por conta dele, Calil, botar aquela voz rouca e feia para funcionar.

Um amigo fraterno, me lembro do nascimento do Ralph, meu primeiro filho, quando ele chegou com um belo carrinho de bebê e dizendo que o moleque iria ser meu orgulho, e não se enganou meu amigo, tenho um baita orgulho do meu primogênito, e aquela bela garrafa de vinho, que você levou e não bebeu? Ficou lá em casa por algum tempo até que apareceu alguém para dividi-La comigo e você não participou.

Nas últimas viagens a terrinha eu não reconheci o meu bom amigo, estava amargurado, triste, parecendo deprimido, aliás notei isto desde o falecimento da sua amada Zelina, e cheguei a comentar com o filho José, lá na Leader, que estava  preocupado com ele e fiquei sabendo que a preocupação era de todos na família.  

Calil Saluan Neto era daqueles extremos, ou você gosta ou você não gosta, eu o amava como um amigo fraterno e respeitava sua condição de vascaíno, não apaixonado, e na política fizemos juntos a sua campanha para vereador e o vi chegar ao lugar que sonhou um dia ocupar, a vereança, mas que não gostou muito da casa pois seu amor era o samba e a sua Unidos no Samba e Na Cor, a escola rival do Chacrinha, do inesquecível Jair Polaca.

Um dia ele me chamou no canto, assim que saí de Miracema, e disse que a Escola iria me homenagear e eu, Adilson Dutra, seria o enredo do ano. Tirei de sua cabeça a ideia e como senti que ele estava querendo apenas me fazer um agrado, pensamos em outros nomes e confesso que não sei qual foi o homenageado porque não fui no período na Terrinha e não sei como é que a Unidos no Samba e na Cor saiu naquele ano.

Meu amigo Calil Saluan Neto, não tenho palavras para dizer o quanto você foi importante para mim, no quesito locução e não tenho como agradecer tudo o que fez para que eu seguisse em frente e conquistasse meu espaço no rádio do nosso Estado do Rio de Janeiro.

Onde quer que você esteja neste momento, receba o meu muito obrigado e as filhas e filhos o meu pesar profundo pela perda do pai carinhoso e do amigo espetacular. Vá em paz.

Comentários

  1. Adilson, quando ouvi o anuncio fúnebre no carro de som que passou na minha rua e não era o carro dele, anunciando a morte do Calil Saluan Neto fiquei muito triste, pois lá se foi mais um amigo e vascaíno, aliás, brincava sempre quando o encontra na rua Direita e dizia: Calil, quando eu morrer só aceito anuncio fúnebre em carro de som com a sua voz, pois você tem a voz ideal para anunciar a morte, ele ria e parecia concordar comigo. Lá se foi meu amigo, agora quem anunciará minha morte?
    Lá se foi mais um amigo dos bons velhos tempos de Miracema, essa minha Miracema que se transforma cada dia, porém, ao se transformar deixa uma grande saudade do passado.
    Ele tinha um bordão quando anunciava eventos artísticos "...vá e leve sua família...". Pois é!
    Grande Calil! Você deixa saudades.

    ResponderExcluir
  2. Adilson sou neto do Calil e realmente, perdemos uma pessoa que fez parte da história dessa cidade. Essa duvida em relação ao enredo da escola de samba talvez vc possa tirar no meu canal do youtube, procura lá por Felipe Saluan. Nós (eu e meu avô) quisemos reviver umas fitas que estavam paradas aqui lá pra 2008 antes que elas mofassem e fizemos um dvd, e o conteúdo desse dvd eu coloquei lá no Youtube. Isso é parte de Miracema, e não pode se perder com o tempo, ainda bem que hoje temos a facilidade do mundo digital. Fora isso o que sobra é saudades dele. Grande abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Eis a minha seleção

Brasileirão volta amanhã

Derrotas e DERROTAS