Papo de Bola - A seleção de cada um

 Numa manhã desta semana, que se encerra hoje, fui parado em uma caminhada, nas proximidades do Jardim São Benedito, aqui na nossa Campos dos Goytazes, por um torcedor alvianil (Goytacaz FC), me interpelando, em forma decente e educada, sobre a minha escolha dos melhores do clube alvianil de todos os tempos, que o velho escriba Hélvio Santafé publicou em um de seus livros de reminicências. 

O torcedor, com aparência de ter no máximo uns 30 anos, me cobrou a escalação com jogadores das décadas de 80 em diante em detrimento a grandes craques que figuraram nos ótimos times formados pelo Clube da Rua do Gás.  - Como o senhor pode ter esquecido de citar Petróleo, o grande artilheiro? E Piscina? Um do grandes atacantes do futebol campista? Estes só para citar dois esquecimentos. Disse o rapaz. 

Eu, calmamente, de acordo com a abordagem, educada e não agressiva, respondi: Você viu estes dois jogarem com a camisa alvianil? A resposta claro que foi um não, mas insisti: Como chegou a conclusão que estes dois foram as grandes figuras de todos os tempos? A resposta foi: - Meu pai me contou. 

Então, meus caros amigos, o que escalei foramos onze melhores que vi jogar, entenderam? Que eu vi jogar e não por terem me contado, afinal comecei a ver futebol em Campos em 1979, quando fui contratado pela Campos Difusora para fazer parte da equipe esportiva da emissora. Não foi ninguém que me contou, eu vi ao vivo, nos estádios os onze citados no livro do Santafé. 

E assim eu respondo a muitos, alguns jornalistas famosos, que insistem em escalar nas suas seleções de todos os tempos jogadores que não viram jogar, muitos nem tinham nascido quando Zizinho, Domingos da Guia (o pai do Ademir), Leônidas e outros grandes craques brasileiros atuavam com maestreia pelos gramados do país.

E tem aqueles que escalam as seleções brasileiras de todos os tempos com estes jogadores ou outros gênios, como Ademir Menezes, sem ter visto nem um video tape completo de seus jogos. Vamos escolher quem vimos e não aqueles que foram vistos por pais, filhos ou jornalistas das antigas que, felizmente, ainda estão por aqui saudáveis e em forma. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carioca 2023 -

Fla quebra rotina

Eis a minha seleção