Andando por aí... Portugal
Praça do Comércio - Lisboa |
Há algum tempo venho me preparando para escrever sobre viagens, não os causos ou meus destinos e sim sobre dicas, sobre o que fazer e o que há de melhor em diversos pontos turísticos do Brasil e do mundo visitados ou não por nós, eu e Marina, nestes longos anos de estrada e de voos pelos céus do planeta mundo.
Claro que quem me acompanha sabe dos meus destinos favoritos, Europa é sempre um convite e não perco uma oportunidade de voltar ao Velho Continente, conheci muitos países e alguns repeti a visita como Espanha, por três vezes, Portugal, França, Itália e Alemanha em duas oportunidades e outros, como Inglaterra e Suíça eu penso em retornar se houver tempo de vida suficiente.
Igreja Bom Jesus de Braga = PT |
![]() |
Torre de Belém - Lisboa |
Sem querer fazer propaganda mas já fazendo, recomendo para quem quer visitar Portugal que comece procurando a Abreu Tour ou seus representantes por aqui ou até mesmo seguir este roteiro se resolver ir por conta própria, recomendo este tour que começa em Lisboa , fundada há cerca de 3.200 anos, pelos fenícios e, mais tarde, habitada por gregos, cartagineses, romanos, visigodos e mouros), incluindo a Torre de Belém (fortaleza construída no séc. XVI e
![]() |
Monumento ao descobrimento |
que é hoje o emblema turístico da capital portuguesa.
Padrão dos Descobrimentos, monumento construído em 1960 no local de onde partiram as caravelas de Pedro Álvares Cabral e de Vasco da Gama nas suas grandes viagens dos descobrimentos, Mosteiro dos Jerônimos, construído no séc. XVI por ordem de D. Manuel I, obrigatória a visita a belíssima igreja de estilo manuelino, Bairro de Alfama, o mais antigo ainda com aspecto medieval, Baixa Pombalina, bairro comercial reconstruído após o grande terremoto de 1755.
![]() |
Santuário de Fátima |
Um giro Praça do Comércio, uma das mais bonitas da cidade, Praça do Rossio, o coração da cidade, com a estátua de D. Pedro IV), Praça dos Restauradores, com o seu obelisco comemorativo da restauração da independência, Avenida da Liberdade e a Praça Marquês do Pombal, com o monumento construído em memória do antigo primeiro ministro de D. José I, responsável pela reconstrução da cidade após o terremoto.
![]() |
Estreitas ruas - Óbidos |
Viram que Lisboa tem muito a nos oferecer e o porque voltei lá em duas viagens e até penso em fazer uma terceira para incluir outros lugares, como Aveiro, Guimarães e descer o Rio Tejo ou o D'Ouro, em barcos de turismo preparados para este passeios. Mas seguindo em frente e deixando Lisboa para trás, chegaremos a
cidade do Porto, mas antes vá em direção a Óbidos.
Em Óbidos é obrigatório andar a pé pelas estreitas ruas e pequenas praças, a fim de conhecer esta belíssima vila, considerada um dos melhores exemplos de cidadela medieval na Europa, de lá viagem segue para Fátima, visita ao Santuário, um dos principais locais de peregrinação do mundo.
Porto - Aqui está o coração de D.Pedro I |
Ali, bem próximo está Coimbra, situada nas margens do Rio Mondego. terra natal de seis Reis e capital de Portugal até 1256, além de sede da mais antiga Universidade do país, fundada em 1290 pelo Rei D. Dinis. Coimbra foi fundado pelo primeiro Rei de Portugal em 1131 e onde funcionou a primeira escola pública do país.
![]() |
Universidade de Coimbra |
E finalmente, no final do dia, a cidade do Porto. Situado na margem direita do Rio Douro, o Porto é a segunda maior cidade do país e capital regional do norte. A cidade prosperou com o comércio marítimo, devido à sua localização junto à foz do Douro e, mais tarde, tirou vantagem das riquezas geradas pelas descobertas marítimas dos sécs. XV e XVI. No séc. XVIII iniciou-se o comércio de vinhos com a Inglaterra e, desde então, o famoso Vinho do Porto nunca mais deixou de ganhar fama a nível mundial.
Comentários
Postar um comentário