Campos do Jordão = O frio anima voltar por lá?

 Aproveitando o feriado, em Campos dos Goytacazes, fomos curtir um outro Campos, o do Jordão, aquela cidade que não saía da cabeça de Marina, minha esposa, e que faltava para completar o roteiro dos nossos desejos.


Na metade de julho recebi uma mensagem, via Facebook, da Cs Turismo e fui conferir com a operadora titular da empresa, a turistóloga Patrícia, e senti que o clima da viagem seria totalmente diferente do clima do nosso destino, quente e proveitoso, e não deu outra, fizemos uma baita viagem, todos os detalhes encaixando e até a temperatura, média de oito graus com picos de 3 graus e com sensação térmica de menos dois em várias partes da noite.

E o que falar de Campos do Jordão? Seria tudo aquilo desenhado na mídia e na conversa de quem a visita? Sim, tudo aquilo e muito mais. Campos do Jordão é realmente uma cidade européia, colonizada por portugueses, se tornou a grande atração das férias de julho e se preparou para ser a grande estrela do turismo de inverno no Brasil.

Uma bela noite de viagem, um motorista profissional, competente e responsável, Matheus, nos levou com segurança até Aparecida do Norte, onde fizemos nosso pit stop matinal, com tempo suficiente de visitar, embora com muito frio e uma chuva incessante, a Basílica Nova e assistir a missa das 6:30h já com o templo completamente lotado de fieis que chegavam para o final de semana na casa da Padroeira do Brasil.

De lá, por volta das 9;00h, rumamos para nosso destino, Campos do Jordão, e, no meio do caminho, ficamos sabendo que  a chuva seria nossa fiel companheira por todo o sábado e que nos daria uma trégua apenas na segunda-feira, mas isto atrapalhou? Nada, o grupo fechado com o objetivo de passear e curtir o frio da serra paulista, não se importou com o que o tempo nos oferecia e partiu para o primeiro passeio sem sequer chegar â Pousado para descarregar as malas e carregar a "bateria" pessoal.


Festa da Cerejeira, tradicional encontro dos imigrantes japoneses, que cultivam a árvore simbolo de seu país, e até o fog, tipicamente londrino e muito comum no país nipônico. Música, comida típica da serra paulista e do Japão, animação e um frio que assustava a quem não esperava por 4 graus ao meio dia.

Cai a noite e a temperatura despenca ainda mais, porém, tem sempre um porém, era tudo isto que eu e Marina esperávamos para a cidade e nada que um bom vinho, um bom papo, um excelente fondue de queijo resolva e deixe a temperatura do corpo numa boa. Bar ou restaurante em Campos do Jordão é sinônimo de beleza e qualidade, uma noite agradável, no sábado, ao lado de Eunice e Joédson, amigos novos que conquistamos na viagem.

O domingo nos reservou um bom passeio, a chuva deu uma trégua, pelo menos em algumas horas do dia, tempo suficiente para compras, novas visitas, passamos pelo Mosteiro das Irmãs Beneditinas onde a natureza deu um toque de classe e deixou o lugar deslumbrante e as irmãs se entregam de corpo e alma na manutenção do espaço. 

Segunda-feira, em ritmo de saideira, último dia do passeio por Campos do Jordão, dia livre e a Patrícia organizou, para quem quisesse, um passeio opcional até ao Amamtikir. um parque composto por um conjunto de jardins e diversos pontos de interesse, é um atrativo turístico visitados por milhares de pessoas e se localiza na Serra da Mantiqueira. 

E lá fomos nós, eu, Marina, Robson e Daniele, além da linda Lorena, para conhecer aquele lugar bucólico. 

O ponto final da segunda-feira e último dia na cidade, foi na Estação Emílio Ribas, de onde partem o trenzinho elétrico e a Maria Fumaça, esta, por ser segunda-feira, não funcionou e então partimos para uma hora de passeio pelo Trem que percorre boa parte de Campos do Jordão e nos leva de volta a um passado romântico e deixou um gosto de despedida e de quero mais. 

Volta com céu claro, um sol de 20 graus
e uma vista deslumbrante no descer da Serra da Mantiqueira. Fim de festa e fim de viagem, a primeira de muitas com a Cs Turísmo, que eu recomendo aos amigos e aos interessados em uma boa e organizada tournê pelo país. 

Mais um destino visitado e mais um sonho de criança riscado da lista de desejos. A a próxima. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção