No futebol os números mentem

E o Claudinho me surpreendeu hoje pela manhã com um jornal O Diário, onde escrevi o Papo de Bola durante dez ou mais anos, onde eu comentava sobre os matemáticos e seus palpites no rebaixamento do Fluminense, em 2009, dizendo que o tricolor não cairia e o futebol não é exato como os números.

- Será que você repete o comentário daquele ano para o meu Vasco da Gama? Você anda meio pessimista e acredita que vamos descer e por isto trouxe o jornal para dar um "tapa de luva" em você, disse o amigo vascaíno. 

Certo, Claudinho, continuo dizendo que os matemáticos estão ano a ano levando uma surra dos seus números frios e calculistas, o futebol surpreende e os casos de Flamengo e Vasco, no momento atual do Brasileirão/2015, me provam isto e me fazem feliz com as reações de ambos e com outras derrotas destes aproveitadores de ocasião. 

Um famoso, professor Tristão, que é o que mais aparece e por isto o que mais erra, terá que refazer os cálculos sobre Fluminense, Flamengo e Vasco e até mesmo sobre o Atlético Mineiro, em breve o Corinthians dispara e deixará os prognósticos matemáticos em furos já conhecidos. 

Quem tinha, a três rodadas passadas, 99.9% de queda, caso do Vasco, já sobrevive e ganha 3% de chances matemáticas, como se isto fosse a realidade. Bastam mais duas vitórias, uma amanhã, contra o Cruzeiro, para que a situação se reverta e quem começará a ficar preocupado é a Raposa Mineira, que de 2% de chances de queda poderá ter mais 3 ou 4% de percentual. 

Muito vai acontecer no G4 e no Z4 e prestem atenção nas mudanças de opinião destes professores rodada após rodada. 

Comentários

  1. Obtive mais um efeito suspensivo e volto a opinar hoje no blog dizendo o seguinte: meu caro Dutra os matemáticos não estão errando, pois o cálculo é feito em um determinado momento do campeonato e naquele momento a situação está refletida nos cálculos obtidos com os dados apresentados aos matemáticos, na medida em que outros dados vão surgindo os percentuais vão se alterando, não é adivinhação é fórmula matemática. Ele estaria errando se dissesse que a chance seria zero, aí sim estaria cometendo erro matemático, porém, quando diz que o clube tal tem 1 % de chance de não cair é porque naquele momento os dados apontam assim. É igual às pesquisas eleitorais onde o candidato em determinado momento está lá atrás ou muito a frente e depois vira tudo, exemplo: nas últimas eleições o caso da Marina Silva, do Pezão etc.
    Quem sabe se Vascão e Mengão possam melhorar suas campanhas e com isso apresentar novos dados que apontem nova tendência até o final do campeonato? Porém, neste momento as chances de cada um são os percentuais indicados pelos matemáticos, no momento, ao final do campeonato os percentuais poderão ser totalmente diferentes dos atuais, isso não significa erro dos matemáticos.
    Particularmente concordo com o Tadeu, ninguém segura o Vasco na queda para a série B e não acredito que o Flamengo seja campeão, pois está escrito nas estrelas há mais de dois mil anos, o Corinthians será o campeão brasileiro de 2015. Salve o meu Corinthians! Eu nunca errei duas vezes consecutivas nas minhas previsões, como errei com o Vasco já esgotei minha cota.

    ResponderExcluir
  2. Quinta feira o Flamengo joga em Brasília e deve ser escalado com,Poincaré, Euclides, Pitágoras, Arquimedes e Bhaskara, Isaac Newton, Marcio Araújo, Renne Descartes e Paschal, Albert Eisntein, Platão, Galileu Galilei e Marcelo Cirino, matemáticos famosos e dois gênios da bola. Com esses até a Sandra Cavalcanti ganharia a eleição. Vai voltar pra suspensão sem direito a recurso. Vou procurar a escalação do Vasco.

    ResponderExcluir
  3. Odorei essa sua escalação! O tempo passa...! A vida muda de minuto a minuto. Está deserto e adormecido o gigante Maracanã!

    ResponderExcluir
  4. Por isto, Categoria, eu digo que o futebol não é ciência exata e não pode ser analisado por matemáticos. Furadas incríveis como as do Negueba 2

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção