Copa do Brasil - Pitacos sobre as quartas de final

E a pergunta que não calou tempos atrás volta a me perseguir: O primeiro jogo em casa é melhor do que decidir fora? Eu, quando dava pitacos sobre os mata-mata da Libertadores, dizia sempre que um bom resultado em casa, no primeiro jogo, é bem melhor do que levar uma surra lá fora e tentar tirar a diferença em casa. E hoje, na fila do pão, JR me questionou sobre o assunto, dizendo que se o São Paulo fizer o dever de casa bem feito contra o Vasco, dificilmente o time de São Januário tira a diferença no jogo de volta, no Maracanã. 

Concordo plenamente, falei o mesmo quando o Flamengo fez um bom placar contra o Atlético Mineiro, no ano passado, e o Galo tirou a diferença lá no Mineirão. Porém, tem sempre um porém, a fase do Atlético era estupenda e o time estava no embalo e bem ajustado pelo Levir e, cá no Vasco, a coisa é bem diferente no momento e acho que pode ser sim a solução do São Paulo FC, vencer bem em casa e adiantar a metade de classificação. 

Mas tudo isto fica no terreno da hipótese, já dizia o velho sábio, futebol é jogado e o lambari é pescado, e nos outros jogos teremos muito mais tubarões do que lambaris em campo a começar pelo clássico envolvendo outros dois tricolores, o Gaúcho e o Carioca, com o primeiro mando do Fluminense, também no Maracanã, e a decisão lá na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Aqui eu não ouso dar pitaco algum pois é jogo parelho e sem prognósticos. 

O mesmo comentário eu repito para Internacional x Palmeiras, com o jogo decisivo na Alianz Arena, em São Paulo, e o Colorado terá que fazer um ótimo dever de casa, coisa que não vem fazendo muito bem, para não precisar de muito esforço no jogo de volta lá em território do Verdão, creio que este seja o confronto mais equilibrado dos quatro das quartas de final e por isto também não tem pitaco sobre favoritismo. 

E no quarto jogo, deixei de propósito para o fim, Figueirense tem a mesma responsabilidade do São Paulo, fazer o resultado bom em casa para não precisar decidir no Pacaembu ou na Vila Belmiro, a CBF ainda não definiu o mando do Santos no segundo jogo. Ah! Você deve estar me perguntando porque comparo este jogo com o São Paulo x Vasco? Não é comparação, são forças medianas contra forças mais fortes e uso o mesmo critério, o forte precisa garantir em casa, como disse que o São Paulo terá que fazer, e aqui, como o mediano joga a primeira em casa, um bom placar pode espantar o forte e assustar o adversário no jogo de volta, a pressão será toda do Santos caso perca por um placar mais elástico. 

Entenderam ou quer que eu desenhe? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção