Dólar nas alturas? E vem aí as Olimpíadas

Quando o Brasil se candidatou a ser sede da Copa do Mundo 2014, o Governo Lula se assanhou e o então presidente soltou pérolas, que ganharam a mídia, e seus asseclas soltavam fogos e diziam que o país estava preparado para o evento e que faria a maior e mais perfeita Copa do Mundo de todos os tempos. 

A ufania do governo ganhou as ruas e o povo acreditou que vivíamos em um mar de rosas e que nossas dificuldades seriam apenas cumprir, dentro do prazo, todo o organograma de obras e obrigações da Fifa. O Brasil e os brasileiros estavam felizes e o presidente, em plena campanha para fazer sua sucessora, esquecia que a crise no mundo estava evidente e dizia que por aqui "apenas uma marola dominável estava se aproximando". 

E eu, cá de longe, recém chegado de uma das minhas viagens internacionais, dizia em meus comentários e em rodas de amigos que a Grécia, estava sofrendo o "pós Olimpíadas" e a crise se instalava em passos largos e as dívidas do governo grego respingava no povo e o país estava próximo a uma quebreira generalizada.

Os petistas, e os fãs de Lula e Dilma, me criticavam e me chamavam de "coxinha" ou de marajá, isto porque gosto de viajar e meus amigos, ligados a campanha de Dilma, falavam que eu viajava graças ao Governo Lula, que deu sustentabilidade a moeda e o povo brasileiro podia fazer passeios jamais imaginado, sempre sonhado, porque o dólar estava em nível estável, quase se igualando ao nosso Real em certas ocasiões. 

Perfeito, embora não seja fã do ex-presidente podia ter a certeza de que eles, o PT, realizavam meus sonhos de viajar pelo mundo, sim senhor, a crise passava ao largo de Brasília e tudo parecia caminhar as mil maravilhas por este país descoberto por Cabral e abençoado por Deus. 

Porém, tem sempre um porém, na viagem de 2011, quando tive a oportunidade de conhecer novos países e visitar Londres, percebi que o buraco estava afundando, devido as eleições de 2010, e, na conversa com dois economistas pernambucanos, que estavam no mesmo ônibus da CVC na Europa, fiquei sabendo o tamanho do rombo e que muito em breve o brasileiro sofreria na carne o mesmo que sofria, na ocasião, o povo grego. 

E, para encurtar a conversa e não prolongar no mesmo papo de crise ou instabilidade econômica, digo que este mesmo PT, que proporcionou a milhões de brasileiros a realização do sonho de viajar, conhecer o mundo e planejar um futuro menos sombrio, segundo os fanáticos foram eles que transformaram o país, começa a jogar os sonos no fundo do poço e fazer com que a classe média, sempre ela, sofra as consequências de um desgoverno e de um comando frouxo onde a corrupção é a tônica e o povo que se dane. 

A Grécia começa a sair do buraco com seguidas mudanças no comando do país e com ajuda da Comunidade Europeia, e, por aqui, a Comunidade Sul Americana, que anda de mãos dadas com o governo brasileiro, não reúne condições de ajuda e está de pires nas mãos pedindo ajuda ao governo petista. 

O Dólar ontem estava cotado em 4.12 e hoje, bem cedo, já batia a casa dos 4,20 e em breve chegará a 5 reais redondos, e o Euro, moeda daqueles que viajam para Europa, aliás viajavam, já passou dos 5,50 e frustrou quem programou passeios ou compras para o final do ano.

Ah! Você só fala em passeio, dirão os amigos, e eu respondo, claro, afinal trabalhei 38 anos e consegui tudo isto com meu trabalho honesto e conquistei sonhos de criança, mas estou sentindo também no mundo real, meus amigos comerciantes sofrem barbaridade com a crise instalada e não veem futuro neste momento. 

E fechando o papo um recado do Bicudo, meu fiel escudeiro: O Dólar vai bater 7x1 em breve, e mais um gol da Alemanha. E tem Olimpíadas Rio 2016 aguardem o pior ainda está por vir. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção