Papo de Bola - Reforços de terceira categoria chegam como solução

Hoje temos alguns assuntos interessantes para conversar com os amigos e seguidores do blog, mas um assunto é nosso velho conhecido por aqui, quem me acompanha sabe que venho comentando sobre os "reforços" do futebol carioca faz um temão, são de quinta categoria e chegam da segunda e da terceira divisões do Brasileiro e os que veem dos grandes da Série A são aqueles refugos, que não emplacaram nos chamados gigantes da Elite da CBF.

Quando por aqui cheguei, nos anos 70, Americano e Goytacaz se fartavam de irem buscar reforços nas bases dos grandes de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, na "leva" chegavam alguns jovens talentos e outros que não eram aproveitados nos clubes cedentes, alguns fizeram grande sucesso e outros foram um tremendo fracasso, tal qual fazem os outrora gigantes dos futebol carioca nestes últimos anos. 

Vejam só os que chegaram no Botafogo, Fluminense, Vasco e Flamengo, deem uma olhada na relação dos tais "reforços" e vejam se algum destes jogariam no São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Atlético Mineiro, Cruzeiro ou Internacional? Viram que não falei Santos ou Grêmio porque estes estão na mesma balada dos companheiros do Rio de Janeiro, aproveitando quem estiver disponível no mercado nacional e porque não dizer no mercado internacional?i

Outro assunto desta quarta-feira é a despedida de Leonardo Moura, do Flamengo, após dez anos de sucesso absoluto com a camisa do rubro-negro carioca, onde conquistou, segundo o Globo, todos os títulos possíveis exceto Libertadores e Mundial, isto mostra que o time do Flamengo era para solo brasileiro assim como os dos últimos anos é montado para o cenário doméstico, ou seja, somente para o Carioquinha velho de guerra. 

Sei que você, aí do outro lado, dirá: "E quais são estes "reforços" que chegaram e não jogariam em outro grande fora do Rio?" Nem é preciso nomear o que eu digo vale para todos os quatro grandes e para todos os caras que chegaram com status de reforço, como este último, Dagoberto, que não conseguiu jogar como titular uma partida sequer nas duas temporadas em que o Cruzeiro foi campeão do Brasil, e acrescento, será que o Departamento Médico do time da Colina não tomou conhecimento da série de lesões que atrapalharam o ótimo atacante que um dia foi chamado de Dagol?

E lá vamos nós, torcedores do Rio de Janeiro, para mais um ano de fila e mais um ano de torcida para que nossos times não caiam. 


Comentários

  1. Sempre gostei do futebol do Dagoberto. Incrível como não consegue ser titular. Se for problemas físicos, que se faça um bom trabalho. É só ver os exemplos do Pato e do Renato Augusto que foram completamente restabelecidos fisicamente.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Léo Moura que por muitos anos foi o melhor lateral do Rio e um dos melhores do Brasil, não se sabe por que não se firmou na Seleção Brasileira. É merecedor de todas as homenagens que lhe serão prestadas. Como vascaíno sempre fui um apreciador do seu futebol.

    ResponderExcluir
  3. O parabéns hoje, meu caro Categoria, vai para o Gilberto Maluf, que comemora mais um aniversário e verá seu time detonar o campeão da Libertadores lá no New Gasômetro.
    Léo Moura realmente merece todas as homenagens do Flamengo, foi guerreiro, bom jogador, excelente capitão e um cara do bem, mas não verei o jogo, ficarei com o jogo do Timão que vale alguma coisa.

    ResponderExcluir
  4. Teve uma chance jogando a 300º abaixo de zero, com jornal dentro da chuteira, ninguém conseguia correr, coisa de maluco, amistoso na data FIFA deve ter sido na Sibéria. Mas também não me parecia ser o substituto ideal do Cafu, como também nenhum outro foi....até hoje.

    ResponderExcluir
  5. O Léo Moura é um bom jogador e teve dois concorrentes na posição, Daniel Alves e Maicon, que atuando no exterior, e tiveram bons momentos, ocuparam o seu lugar na Seleção. Sobre os jogadores que o Americano e o Goyta traziam de alguns grandes, citarei alguns: o bom zagueiro Fred e o meia Vandinho, que depois virou Vander Luís, do Galo; o atacante Afrânio, do Flamengo (que era tratado com um craque); Luís Carlos, do Palmeiras; o lateral Cocada (o Sefinho deve se lembrar dele), esses para o Americano. O lateral Ditinho, do Palmeiras; o meia Lino, que foi do Flamengo; os zagueiros Gaúcho e Abel, que todos conhecem; o atacante Petróleo, que jogou no Botafogo; os irmãos baianos e gêmeos, Kel e Zó, que vieram do América carioca e fizeram um ótimo campeonato estadual em 1987, esses para o Goyta. E ainda teve o Campos, que num curto período da década de 70, juntou o Paulo Henrique e o Murilo, que também jogaram juntos no Flamengo. Esse foram alguns e tem muito mais.

    ResponderExcluir
  6. Lembro muito bem do Cocada, forte voluntarioso, de regular para bom bem parecido com o Carlos Alberto também lateral direito que também fez um gol muito parecido como do Cocada só que a favor do Flamengo contra o Vasco e se não me falha a memória numa final ou de estadual ou de turno.

    ResponderExcluir
  7. Voltando ao Léo Moura, dos laterais direito do Flamengo que vi jogar, acho que pelo conjunto da carreira e pela eficiência de seu futebol , depois de Leandro pra mim foi o melhor, acima de Jorginho e de Murilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem criar polêmica, acho que o Jorginho foi mais completo. O Murilo não vi jogar. Sobre o Té, também pode fazer parte da lista.

      Excluir
    2. Tadeu eu me referi apenas no Flamengo, Jorginho foi um craque bem superior ao Léo, jogou sempre bem, tanto no Flamengo,na seleção no Vasco, na Alemanha e por onde mais passou, mas seu tempo na Gávea foi curto, fez parte de um dos melhores times do Flamengo aquele que foi o "verdadeiro campeão brasileiro de 87" mas o tempo do Léo foi maior, ganhou mais títulos foi também campeão brasileiro pelo Flamengo, coisa comum isso, e por isso acho que deu mais e jogou mais.

      Excluir
  8. E ninguém deu os parabéns ao Gilberto?

    ResponderExcluir
  9. Somente agora volto ao blog quando tomei conhecimento do aniversário desse bom companheiro virtual Gilberto Maluf. Parabéns amigo corintiano, que Deus lhe conceda muitos anos mais de vida gozando de muita saúde e tenha como presente muitos títulos do nosso Corinthians.
    Nunca nos vimos, nem em foto, mas pelo que escreve por aqui imagino uns 58 anos, acertei ou não? Muitas felicidades.
    Abrs.

    ResponderExcluir
  10. Estou igual ao Mano Belo, gosto tanto dos comentários dos companheiros que tem momentos onde penso duas vezes antes de escrever alguma coisa aqui. Por exemplo: hoje o Tadeu deu um show lembrando-se de jogadores que se jogassem na atualidade seriam titulares absolutos em qualquer time do Brasil.
    No meu ponto de vista Cocada ao marcar o gol do título do Vasco contra o Flamengo (eu estava no Maracanã naquele dia), tornou-se o maior lateral direito da história do futebol do Brasil de todos os tempos, superando inclusive o saudoso Djalma Santo, só por aquele divino gol.
    Quanto a um suposto lateral do Flamengo que marcou um imaginário gol de título imitando o Cocada, só pode ter sido sonho do Sefinho. Nunca um lateral direito do Flamengo conseguiu marcar gol contra o Vasco dando título ao Flamengo, nem Leandro conseguiu. Só Cocada contra o Flamengo. É verdade ou não Tadeu?
    Não adianta o Sefinho querer me gozar dizendo que hoje seria um dia apropriado onde eu deveria pensar mais de duas vezes para escrever o que escrevi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O estilo é o mesmo do Mano Belo, e o espírito é de porco que também é do Mano.

      Excluir
    2. Vou pesquisar sobre esse gol do Carlos Alberto, peço ajuda ao coerente e sóbrio Tadeu.

      Excluir
    3. Já está esclarecido e nessa o Categoria levou a melhor. Eu prefiro a BOA do que a "cintra". O assunto Cocada fez até o rapaz tomar a cerveja errada. rsrs

      Excluir
  11. Bom dia meus companheiros.
    Não devemos dar asas a cobra, fiz isso, olha no que deu. Sefinho subiu nas tamancas, está possesso da vida, não gostou do sabor da Cocada. Voltou a comparar meu estilo de escrever com o do Mano Belo que deve estar no EI, pois sumiu do blog, me chamou de espírito de porco, bebeu Cintra ao invés da Boa etc, tudo isso só por causa de um gol, marcado por um gênio chamado COCADA!

    ResponderExcluir
  12. Amigos, não é a toa que este blog é FANTÁSTICO! Gosto dessas brincadeiras, futebol sem gozação perde muito da sua graça.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção