A insônia do Edu

Volto da padaria e encontro o Edu triste, com olhar de quem não dormiu direito esta noite. Será que o Pedrinho, seu neto, resolveu fazer a madrugada e deixou meu bom amigo com olheiras? Seria uma cerveja a mais, no Armazém do Lenílson, que provocou a insônia do Edu?

Chego devagar, para não assustar o Pedrinho, que brinca calmamente com o avô, e pergunto ao velho companheiro das sextas-feiras cervejeiras, o que está acontecendo? 

Edu se vira rapidamente e, assustado, responde sem pestanejar: "Amigo, este time só tem me dado tristeza e ontem, com mais uma partida horrível, sacramentamos o rebaixamento, mas a verdade é que minha tristeza noturna tem mais a ver com o que o São Paulo fez conosco, botou os reservas para enfrentar o Fluminense, no Maracanã, e deixou o time deles na boa, este Muricy é um tricolor enrustido", desabafa o velho torcedor vascaíno.

Engraçado é que quando cheguei à casa e abri o blog vi este mesmo comentário postado, era o José Luis da Silva, meu repórter de categoria, fazendo o mesmo desabafo e as mesmas críticas feitas pelo Edu, antes mesmo do sol chegar, aliás a segunda-feira amanheceu com uma cara de ressaca, tempo nublado, temperatura amena e com jeitinho de torrar a pele mais tarde.

Voltando ao assunto, postado pelo Zé Luiz e reclamado pelo Edu, ou seja, o uso de reservas nesta reta do campeonato, São Paulo e Flamengo, por objetivos idênticos, uma vaga na Libertadores, Cruzeiro, por querer usar todo o elenco campeão nesta reta final, Atlético Mineiro, para poupar seu grupo para o Mundial, em dezembro, está mesmo dando uma conotação de arranjo ou marmelada ao campeonato já tão desacreditado. 

Mas cá pra nós, bem baixinho, será que nestas três ou quatro rodadas os prováveis rebaixados e os candidatos reais ao rebaixamento resolveriam o problema que não resolveram em trinta e quatro rodadas?

Flamengo, Vasco, Fluminense, Ponte Preta e Bahia namoram o rebaixamento desde o início, o Coritiba esteve lá em cima e caiu assustadoramente, trocou de técnico novamente, o Flamengo pensou que estava livre e relaxou, pode pagar caro por isto, e o Fluminense tem que jogar um futebol bem melhor que este de ontem e o Vasco, bem... o Vasco está mesmo em situação complicada e me parece que a tristeza do Edu tem suas razões. 

Comentários

  1. Meu caro Dutra,
    Lógico que os vascaínos (como eu) ficarão muito tristes com a queda mais uma vez do nosso Vasco da Gama para a segunda divisão (dificilmente escapará), todavia não podemos reclamar, pois desde antes do início do campeonato sabíamos disso, estava escrito há mais de 10000 anos atrás.
    Um time que disputa um campeonato (como o brasileiro) sem um bom goleiro, uma boa defesa, um bom meio campo (nosso ataque até que dava para o gasto) é mais do que merecido e justo cair. Porém, caso não aconteça um verdadeiro milagre e santo não gosta de ajudar time fraco, vamos de mala e cuia para a segundona. Mas, caso aconteça esse improvável milagre, irei pelo menos tomar uns 20 chopps no bar do Chico David, melhor, fazer um tour pelos bares de vascaínos de Miracema, você conhece algum dono de bar vascaíno em Miracema?
    Abrs.

    ResponderExcluir
  2. Vamos comemorar juntos, eu, você e Tadeu, no Chico David, estou devendoxuma visita a ele, sexta estou por ai, de novo.

    ResponderExcluir
  3. O que podemos comemorar é o encontro de amigos para uma boa prosa no bar do Chico David. Sobre o Vasco já pode se considerar rebaixado, não pela matemática, mas por tudo o que fez durante a competição. O time quando é rebaixado, não é somente pelos resultados das últimas quatro ou cinco rodadas, é pelo conjunto da obra num todo, tanto dentro com fora de campo. Se o Vasco tivesse feito a sua parte durante o torneio, não se importaria se o time A ou B usou reservas para se poupar pra outra competição. Compreendo a revolta do amigo Categoria, mas tenho uma opinião mais dura e crítica com relação ao nosso Vasco, pois pelo que está fazendo merece ser rebaixado. O time é ridículo e o presidente incompetente, sem a mínima condição de ocupar tal cargo. O não rebaixamento do Vasco é a vitória da mediocridade, do mal futebol e vai premiar a cambada de aproveitadores que lá se instalou. A torcida, que é a essência maior de um time de futebol, é a única que não merece tal situação. Mas a realidade é dura e o torcedor é o mais penalizado por tudo isso. Os jogadores vão se embora, na maioria deles, e os dirigentes, abandonam o barco aos poucos para fugir de sua responsabilidade e saem eximindo-se da culpa e criticando o companheiro. Já vimos esse filme e agora não será diferente. O que não muda é a paixão do torcedor. abrs

    ResponderExcluir
  4. Então fica assim combinado. Porém, como diz o meu grande amigo Dutra "tem sempre um porém", mesmo que o Vasco cai vamos tomar uma "Boa", a quantidade é que será decidido na hora, mais se ficar e menos se for para o brejo, mas com sede é que não vamos ficar.
    Então 3 vascaínos e um flamenguista estarão derramando lágrimas de alegria ou tristeza pela morte ou sobrevivência do glorioso VASCO DA GAMA, não importa se algumas lágrimas sejam de crocodilo.
    Abrs.

    ResponderExcluir
  5. "Agora falando sério, gostaria de não falar, falando sério..." letra de uma das maravilhosas músicas do tricolor Chico Buarque de Holanda, que se aplica aos atuais dias de um torcedor vascaíno.
    Acontecendo o provável rebaixamento do Vasco, ele chega em péssimo momento para a instituição, pois o esporte hoje, mais do que nunca, só funciona a base de muito dinheiro, e logo agora que parecia tudo correr bem, ou melhor do que estava, teremos que começar tudo de novo, isto é: remar contra a maré.
    Meu amigo Tadeu definiu muito bem a atual administração do Vasco: "INCOMPETÊNCIA", atual, pois o Presidente Roberto Dinamite no primeiro mandato, fez um bom trabalho de recuperação do Clube, ganhou uma Copa do Brasil e ficou em segundo lugar em um Campeonato Brasileiro, quando parecia que o Vasco voltaria aos seus melhores dias, tudo degringolou, com Roberto brigando com seus pares da primeira administração que foram embora, e colocando genro e outros diretores muito incompetentes, aí deu no que deu.
    Falam na volta do Eurico (Deus me livre e guarde) e também na possibilidade do atual Presidente da Unidos da Tijuca ser candidato de oposição, torço para essa última opção, pois a primeira, com a volta do Eurico a Presidência será a pior coisa do mundo.
    Abrs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção