O milionário Flamengo x Fazendeiro Rico

 O momento do Flamengo, após 2019, me faz voltar no tempo e relembrar as histórias que meus tios, os Picanço, me contavam quando visitava minha mãe, irmã deles, lá na minha Miracema. Tio Caio, o mais falante de todos, que hoje seria um cara feliz, afinal seu Botafogo está em alta, sempre me dizia que dinheiro na mão voava e ninguém sabia o campo de pouso que iria aterrissar, tipo aquela canção do Paulinho da Viola, da novela global  "Pecado Capital", lembram dela? Para os mais jovens a música é "Dinheiro na mão é vendaval". 

Tio Caio contava, com lágrimas nos olhos, a derrocada de seu pai, que tinha de tudo e perdeu fazenda, carro e tudo mais após morrer em um acidente com seu caminhão, na Serra de Flores, em Miracema, eu ainda não tinha nascido e não conheci meu avô, e, voltando ao papo com tio Caio, ele dizia: Meu filho, nós amassamos o pão que o diabo nos deu, isto mesmo, não é o "pão que o diabo amassou!, mas vi muita coisa pior, como fazendeiros milionários perdendo tudo porque a soberba da família era muito grande e ninguém acreditava que um dia a situação fosse complicar, tipo "o caldo entornou". 

Me lembro dele, na varanda da minha casa, na Praça Ary Parreiras, contando: "Um fazendeiro, lá da região, tinha de tudo, rico, cheio de vida, com saúde e família bem criada, mas tinha o hábito de não acreditar em ninguém, tratar mal seus funcionários e denegrir todos que chegavam para cuidar de algo em sua fazenda. 

Um dia se viu em polvorosa, continua Tio Caio, seus bois morriam, seus cavalos fugiam, sua plantação de arroz e retirada de leite diminuíram e quis tirar satisfação com os funcionários. E quem estava no comando? Aquele capataz que já estava cansado de sofrer humilhações e deixava o "barco correr" sem pelo menos se preocupar com a fazenda e sim com o salário do fim de mês. Quando o patrão percebeu já estava quebrado e devendo aos bancos e seus dias na Europa o fizeram pobre e desprezado até pelos filhos. 

A história é mais ou menos esta, pode ser assim ou diferente, mas o objetivo é mostrar a comparação que ouvi hoje pela manhã, na fila do pão, que o Flamengo é um milionário que não sabe cuidar de seu patrimônio e seus diretores são arrogantes e cheios de marra e, repetindo o fazendeiro, entregou o comando para quem não curte o que faz ou não está preparado ou até mesmo fazendo de tudo para se vingar de algo acontecido dentro dos bastidores. Será? Pode ser. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eis a minha seleção

Brasileirão volta amanhã

Fla quebra rotina