Papo de Apito - E na dúvida, é favorecer o ataque?

Mais uma vez o sono, aliado a má qualidade do jogo e da péssima educação dos jogadores, além, é claro do fraco apito, me venceram e fui dormir no intervalo de Vasco x Internacional, assim como fiz, pelo mesmo motivo, no jogo semifinal da Libertadores, na quarta-feira, entre Boca x Palmeiras, um lastimável exemplo de má qualidade e de falta de educação esportiva passados pelos jogadores profissionais da América do Sul, deveriam ser punidos pelo órgão regulamentador do direito do consumidor, um jogo de futebol hoje não tem 40% do que seria obrigação de ser jogado. 

E, falando no apitador de ontem, vou perdoa-lo, viu só Igor Benevutto? Afinal o técnico Oldair  Helmman, exaltado nas páginas do site, não vi, como disse, ao vivo e ainda não vi o lance para julga-lo, reclama de uma falta, no meio campo, que originou a penalidade máxima e diz, abre aspas para o técnico do Inter: "Pode ter sido pênalti, eu aplaudirei a marcação se houve a falta na área, mas o lance iniciou com uma jogada ilegal de falta sobre Nico, no meio campo". 

Bem, se foi pênalti ou se estão em dúvida o que fazer? Na justiça comum eu me lembro do grande advogado lá da minha Miracema, José Danyr Siqueira, que absolveu um cliente, em juri na "Terrinha" usando justamente este argumento: "Na dúvida temos que favorecer o réu". Correto, assim os jurados entenderam e o cidadão foi absolvido, mas no futebol seria assim também?

Fiz esta pergunta ao então árbitro de futebol da Federação do Rio, meu amigo e Sargento do Exército Brasileiro, Antonio Renê do Amaral, que na época deste papo era comandante do TG 217, olha Miracema outra vez, na minha cidade natal, e o que ele me disse? 

- Dutra, não está na regra, mas nas entrelinhas a Fifa manda seguir o lance caso tenhamos dúvida, e assim deveríamos proceder, mas é uma pressão muito grande, vinda de todos os lados, que o árbitro decide por marcar o impedimento em caso de dúvida para não deixar a tal dúvida ganhar vida, disse Amaral. 

Será que os novos árbitros recebem esta instrução, deixou a resposta final com o também ex-árbitro, o competente Daniel Pomeroy, que pode dar um toque profissional neste papo de sábado em um lance que terminou com o gol de empate do Vasco da Gama contra o Internacional, em São Januário, resultado que deixou os dois em situação complicada na zona de rebaixamento e na luta pelo título.


Comentários

  1. foi muito penalty, ainda mais em São Januário já com o encarregado da iluminação prontinho pra apagar as luzes. Foi muito penalty sim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção