UM DIA DE PAPAI NOEL

Certo dia eu pensei que fosse Papai Noel. Me vesti de vermelho e pintei a barba de branco, hoje até que dá prá enganar, e sai pelas ruas a desejar Feliz Natal para todos os amigos e desconhecidos que passavam por elas.

Um garoto, aproximadamente com dez anos, chegou prá mim e, após me encarar com firmeza, perguntou:
- Você existe de verdade?

Fiquei atônito com a pergunta e só pude dizer assim:
- Você está me vendo, eu sou real e pode fazer o seu pedido, meu bom menino.

O garoto continuou me encarando, talvez procurando um vacilo deste Papai Noel desajeitado, e depois de alguns minutos disparou:
- Eu não quero brinquedos e nem comida eu quero um pouco de paz na minha casa. Vá lá e convence meus pais que brigar e beber é muito feio. Por favor.

Fiquei desajeitado e sem um pingo de vontade de continuar a brincadeira. Encarei o espírito natalino e fui até a residência do garoto, que ficava ali nas proximidades da rua em que estávamos.

Cheguei, pedi licença, entrei e comecei a conversar com os dois jovens pais e para minha surpresa, após alguns minutos de papo bem entrosado, o menino entrara e já esboçava um sorriso, que embora tímido e um pouco forçado, deu prá perceber que o clima na casa mudara e minha presença provocou tal mudança.

Papai Noel não existe, o menino e você sabem disto, mas se vestirmos a roupa da paz neste final de ano vamos encontrar várias situações como esta . Se largarmos a luxúria, a inveja e a soberba encostada em qualquer cômodo de nossa casa, saberemos que é preciso muito amor para conviver com paciência e fraternidade.

Não sou Papai Noel, mas vivi uma noite intensa. Não me arrependo de ter levado paz a um lar em que os conflitos eram constantes e a falta de diálogo era a tônica do dia a dia. Não sei como ficou após a festa de final de ano, mas tenho certeza de que naquela noite o casal olhou para o filho e o tratou como gente e isto me fez um pouco mais feliz naquela noite.

Comentários

  1. Então, como é que Papai Noel não existe, se você mesmo prova que sim ? Não existe, e até pode, na figura do velhinho de vermelho e barbas brancas. Existe nas lições iguais 'as que você viveu e acaba de revelar. Ele não tem idade, veste qualquer tipo de roupa, de qualquer cor, não é visto e atua não apenas nesse tempo do advento, mas o tempo todo, eterno. abrsss ZM

    ResponderExcluir
  2. Bela mensagem Papai Noel Adilson!!
    Mas aproveitando a época e a sua vocação pra Papai Noel, já vou deixar meu pedido a você: Quero que o Goyta se estruture, seja capeão da terceirona, e chegue na segundona de 2012, já com a casa arrumada para conseguir a volta à primeirona no ano de seu centenário.
    Papai Noel, você acha que eu pedi muito??

    Um abraço,

    Feliz Natal!!

    Márcio Rocha.

    ResponderExcluir
  3. Zé Maria: Adiei a ida prá terrinha. Irei na quinta, à tardinha. Eu pensei que a Academia do Choro fosse tocar por lá, mas não teremos o show.
    Márcio: Por isto sobra um dia para a gente fazer o encontro. Quem sabe o Daniel arruma um tempinho? Vamos marcar? Liga aí.

    ResponderExcluir
  4. Adilson, estou desembarcando na quarta, vou tentar na quarta mesmo, mas confirmo por telefone com você.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Eis a minha seleção

Brasileirão volta amanhã

Derrotas e DERROTAS