O FUTEBOL MÁGICO DO BARCELONA

Estou vendo o Barcelona jogar, gravei os dois jogos em que o time catalão goleou por 5x0 (Real Madrid e Real Sociedad) para aprender um pouco mais show de bola e um dia poder mostrar aos meus netos, Luna vem aí, como se jogava futebol bonito na Espanha nos primeiros anos do terceiro milênio.

Estou fazendo um sacrifício danado para buscar na memória um time que jogasse assim, bonito e ofensivo, sem medo de ser feliz. Vi o Santos, de Pelé & Coutinho, e me encantei, mas contra o Real Sociedad Messi & Daniel Alves repetiram a velha tabelinha e o gol fluiu normalmente.

Vi o Flamengo de Carpegiani, Adílio e Zico e procuro algo diferente, e encontro, no trio de lá, formado por Iniesta, Xavi e Messi. Algo mágico, diferente e deslumbrante. Quando eu falei que a Espanha, a seleção campeão do mundo, tinha o melhor futebol do planeta algum inimigo da arte virou a cara, zangado como os brucutus de hoje, que se espalham pelo mundo da bola. E aí, tá gostando?

Tem gente que não admira e chega até a dizer que os times da Europa são ruins e os da Espanha são “babas. Engraçado que são as mesmas pessoas que “endeusam” José Mourinho, segundo Daniel Alves se intitula o “inventor do futebol”. O Real Madrid é um grande time, mas cá prá nós, bem baixinho, ser comparado ao Barcelona, de Pepe Guardiola, não dá. Certo?

Fiz comparações com a seleção de 1970, aquela do terceiro título mundial, conquistado no México, vi que o meio campo e ataque são geniais, mas a defesa do time do mestre Zagallo deixava a desejar. Clodoaldo, Gerson, Rivelino, Tostão, Jair e Pelé? Sim. A comparação aqui vale e, por Gerson, Pelé e Tostão sou capaz até de dizer que era melhor.

Mas são gerações diferentes e não há como fazer comparações. É o mesmo que tentar comparar Maradona com Pelé e Messi com Maradona ou Zico com Rivelino. Cada um viveu o seu auge e o Barcelona, de hoje, pode até ser comparado com aquele Milan de Van Basten e Gullit, o melhor da década de 80, mas fica só na tentativa, não dá nem mesmo para botar no papel.

Ver este Barcelona jogar é algo maravilhoso, no domingo eu falava sozinho na sala e vibrava a cada troca de passes entre estes craques. Eles jogam por música e nem é preciso olhar para saber onde estão Messi, Xavi, Daniel, Iniesta, Pedro e Vila. E a defesa? É perfeito o sincronismo deste time que não leva gols há oito partidas.

Se eu comparava este Barça com o Rink, aquele timaço lá da terrinha? Não. Embora tivesse Braizinho, meu grande ídolo da infância, não dá prá comparar, o Barcelona tomou conta do meu coração futebolístico e é minha paixão do momento, como já o é a Seleção da Espanha, a “Fúria” campeã do mundo de 2010.

Comentários

  1. Meu grande amigo ADILSON DUTRA, acho que você anda lendo muito o fabuloso escritor "Miguel de Cervantes" por isso, penso que as visões de Don Quixote de La Mancha podem estar influenciando o seu entusiasmo pelo Barça. Abrs.

    ResponderExcluir
  2. Companheiro, antes de tudo, que a Luna chegue sadia, bela, inteligente e que muitas alegrias ao clâ. Teria sido elaborada na França ou na Alemanha ? rs
    Depois, se é para guardar documentos importantes para que ela, e os próximos netos, conheçam lá na frente a arte de um, sem dúvida, grande time de futebol como o Barcelona, guarde, também, alguma coisa daquele time comandado pelo Zico, daquele Brasil da Copa de 70 - enfrentar seleções e num mundial é, concorde, um pouco mais difícil - e principalmente guarde para eles o CD Pelé Eterno, que levei para a praia para que meus seis netos, e algum amiguinho que eles levarem para as férias, veja e revejam, como fiz com meu filho com os teipes dos jogos 70. Talvez não dê para comparar times de épocas diferentes, talvez. Mas isso vale para times formados por homens, não por deuses. Ou melhor, que tinha um Rei, já que com Deus não se brinca. abrsss. Zé Maria

    ResponderExcluir
  3. Este DVD, meu caro Zé Maria, é visto praticamente todos os meses e, interessante, a pedido dos filhos, que sabem que ali está a prova viva de tudo aquilo que a gente conta sobre o Rei Pelé.
    Quem viu este moço jogar não pode fazer comparações nenhuma, e isto eu tento dizer neste pedaço, o momento agora é do Barcelona, que vive uma mágica e gloriosa fase.

    ResponderExcluir
  4. da,intradevar,fotbalul practicat de Barcelona e magic,plin de fantezie si eficient in acelasi timp.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Eis a minha seleção

Brasileirão volta amanhã

Derrotas e DERROTAS