Turistando pelo mundo = Toledo - Espanha

 

Vocês, que são fieis seguidores do blog e que são apaixonados por viagens e causos de viagem, já devem ter lido ou ouvido falar em Don Quixote de La Mancha, um dos personagens mais famosos da literatura mundial e cujo autor, Miguel de Cervantes, era um Toledino por adoção e fez daquela terra, encravada nas colinas de Castilla/La Mancha, daí surgiu o nome do herói do livro de Cervantes e de seu fiel escudeiro, Sancho Pancho. 

Toledo, que já foi capital do Reino de Espanha, tem hoje uma dezena de pontos


turísticos, de visitas obrigatórias, e é famosa pelo seu aço, que especialistas dizem ser o mais poderoso para armas brancas e por isto as espadas de Toledo são consideradas as mais resistentes e da melhor qualidade do mundo. A cidade é famosa por seus labirintos, seus muros, que estão em todo o entorno da capital da comunidade de Castilla/La Mancha. 

Andar por Toledo é como voltar aos tempos dos Mouros, que foram "donos" da cidade por longos anos, você sobe a colina e lá do alto, que visão maravilhosa, vislumbra com toda a beleza do lugar, que também é berço do artista El Greco, um dos grandes pintores maneiristas. Um passeio pelo centro histórico você se depara com a Plaza de Zocodover, um lugar encantador, e a Porta do Sol, que abre passagem para a cidade antiga, e o Palácio de Alcazar, cuja fortaleza se vê quando desembarca na Estação de Trem Toledina. 

Estivemos em Toledo em três oportunidades, chegamos por lá de trem, em 2005, em uma viagem bem romântica e no estilo antigo, de ônibus, em 2008, junto com o pessoal do ônibus da Europa Mundo, e de VAN, em 2015, com poucas pessoas e com um guia que nos mostrou e nos contou tudo da cidade como se fosse a primeira vez que por lá estivéssemos. 

Deixei para o final o comentário sobre a Catedral de Toledo e a definirei com poucas palavras para justificar o que vi:  Um esplendor, maravilha que pode ser colocada como uma das três mais belas e importantes igrejas do mundo. Vale muito conhecer Toledo e sua história. 

Toledo ainda é a capital da região,  tem cerca de 85 mil habitantes e onde nasce o Rio Tejo, que desagua no Oceano Atlântico, em Portugal, e por lá corta a Espanha com o nome de Rio Tajo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção