Turistando pelo mundo = Rio Sena - Paris/França

Palavras do Google: Rio Sena é um rio que banha Paris e desagua no Oceano Atlântico. Tem 776 km de extensão, nasce a 476 metros de altitude, na Colina de Meseta de Langes, e vai até o Canal da Mancha, perto de Le Havre. 

Legal, mas lá no Google você encontra outras informações sobre um dos mais bonitos cartões postais de Paris, o rio romântico, o rio amante do turista, o rio que nos oferece, quando turistas, uma imensa quantidade de emoções, como olhar para os dois lados da cidade e assistir a um espetáculo visual a cada segundo navegado. O poeta Sebastião Mota, contam seus filhos, tinha um sonho: "Um dia farei xixi no Rio Sena", dizia o compositor campista autor de "Fechei a Porta", um dos sambas mais gravados no Brasil. 

Claro que eu fiz xixi no Rio Sena, não explicitamente, mas tenho certeza que eu e o filho do Sebastião Mota, Carlos Fernando, também o fez, e, no último passeio que fiz por lá, o terceiro em 18 anos, fiquei sabendo que foi explicitamente, as privadas dos barcos de cruzeiro são desaguadas no próprio rio, isto quer dizer? Isto mesmo, eu e Cacá Mota fizemos, realmente, xixi no Rio Sena. 

O que é o Rio Sena? Nada pode descrever e as belezas de suas pontes, são 37 dentro da cidade e algumas em seu leito até o Canal da Mancha, todas verdadeiras obras de artes, inclusive uma, que eu destaco como a mais elegante, bela, linda, sensacional, como queiram, a Alexxnder III, um arco que une os dois lados de Paris e que vai de Campos Elisios ao Inválidos e a Torre Eifel, e é, segundo o Google, a mais extravagante, mais ornamentada e, na minha opinião, a mais bela de Paris, foi construída entre 1896 a 1900, quando foi inaugada em 14 de abril. í

Em abril de 2019, antes do aniversário da Ponte Alexsander III, fizemos o trajeto diferente no último dia em que estivemos na Cidade Luz, não embarcamos no Bateaux Mouche tradicional e sim no barco parador e fizemos escalas em todos os pontos e aqui enumero o que você também poderá fazer em sua próxima visita a Paris. 

a) Saímos da Torre Eifel e navegamos até o Museu D'orsay, nossa primeira descida. O


Museu D'orsay, na margem esquerda. Uma visita sem hora para terminar, o barco navega o dia inteiro e você pode conhecer o museu de ponto a ponto. 

b) Museu do Louvre, outra parada obrigatória e com um visual incrível dentro e fora, o que fazer no Louvre? Muito fácil, basta pegar um guia na entrada e se sentir entre os privilegiados deste mundo turístico. 


c) Descemos na mais antiga Catedral de Paris uma semana antes do trágico incêndio,  foi nossa  terceira visita ao local, parecia uma despedia, filmei o que pude, andamos por mais de uma hora pelo interior da igreja e ficamos um bom tempo no entorno admirando e conhecendo o que não vimos nas duas visitas anteriores. 

d) E daí para Montmatre e finalizamos nosso passeio, no retorno, olhando e admirando Paris ao anoitecer, mas antes uma parada, obrigatória, na Sacrê 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção