Turistando pelo Brasil - Ouro Preto - Minas Gerais

 

Um dos mais procurados destinos turísticos do Brasil está em Minas Gerais e fica no Caminho Real, nomenclatura oficial da região onde está localizada a cidade de Ouro Preto, mais precisamente na Serra do Espinhaço e tem como principal característica a sua arquitetura, no estilo barroco, e suas ruas íngremes e praças pequenas e bem traçadas. 

Nossa visita a Ouro Preto foi recheada de boas surpresas, uma destas foi 

o garoto/guia, que nos recepcionou na noite em que chegamos, fomos neste circuito com o casal Celestino e Wanea Sales, e o nosso guia foi de uma importância crucial no passeio, nos mostrou cada canto da histórica cidade e nos acompanhou durante os três dias em que por lá estivemos. 

Claro que o passeio começou em

Congonhas e terminou em Tiradentes, não seria completo se assim não decidíssemos, a chegada, na metade da tarde, já nos mostrava o que nos esperava, um cenário diferente, bucólico e com uma história aflorada em cada detalhe das esculturas do Mestre Aleijadinho. 

Nossa primeira parada foi no Santuário do Bom Jesus do Matosinhos, que é formado por um conjunto de capelas, um adro e a Igreja projetada e construída pelo Mestre Aleijadinho e cujo interior é um dos mais bonitos e ricos de toda o Circuito do Ouro. 

De Ouro Preto seguimos para Tiradentes, mas antes uma rápida

passagem em Mariana, não seria um passeio completo se isto não fizéssemos, e por lá visitamos outras igrejas, a principal, segundo as pesquisas no Google, é a de Nossa Senhora de Assunção e o Santuário de Monte Carmelo.

Andamos pela cidade, principalmente pelo Centro Histórico, conhecemos um dos principais destinos turístico da cidade, a Praça Gomes Freire, e vislumbramos um cenário maravilhoso do alto da cidade que hoje é uma

das principais do roteiro do ouro. 

E, fechando o giro de cinco dias pelo Caminho eo Ouro, visitamos Tiradentes, uma noite e uma manhã maravilhosas na cidade, que visitei pela primeira vez (2013) e por onde retornei em outras duas oportunidades, inclusive fazendo o passeio de Maria Fumaça entre São João Del Rey e Tiradentes, foto ao lado, que recomendo a quem deseja fazer este circuito. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção