Turistando pelo mundo - Istambul - Turquia

Uma das mais belas e tradicionais cidades da humanidade,  Constantinopla, hoje Istambul é uma das maiores da Turquia e, o que é mais interessante neste passeio, até a antiga capital turca, é a a chance de conhecer dois continentes, Europa e Ásia, e se deliciar com as belezas do Estreito de Bósforo, que banha praticamente toda Istambul. 

Olhas as mesquitas de longe não o deixará satisfeito, são belas e elegantes, mas é preciso entrar, visitar mais de perto para entender a grandeza da religião deles, a devoção e, principalmente, conhecer a espetacular Basílica Santa Sofia, bizantina especial, construída de forma arrojada no Século VI com cristais e materiais raros para a época. 

Andar por Istambul é reconhecer o poder do povo bizantino, os templos,


as mesquitas, as velhas construções, em perfeito estado, e o primeiro destaque da coluna é a Mesquita Azul, um dos destaques religiosos do mundo e uma das construções mais famosas do planeta. Seus azulejos, de Iznik, que cobrem todo o templo, são admirados e consagrados por arquitetos e engenheiros. 

A Santa Sofia, citada acima, data do ano 537 e foi inaugurada pelo Imperador Justiniano e, logo depois, no Séulo 15, foi transformada em Mesquita pelos otomamos e exibem os mais belos Minaretes da Turquia. Estas duas mesquitas são visitas obrigatórias para qualquer turista, seja ele de qual religião pertencente. 


Outro passeio imperdível e realmente incrível, é um cruzeiro de duas horas pelo Estreito de Bósforo, que marca o limite entre os dois continentes, Ásia e Europa, e, como no Rio Sena, em Paris, você observa embebecido toda a beleza das duas margens da cidade, o entorno é incrível e o passeio realmente sensacional. Vale todos os 120 minutos passados a bordo de um barco moderno e confortável. 

Não vou alongar e encerrar com um passeio que me deixou boquiaberto, o Grande Bazar, um dos maiores do mundo e um lugar onde você encontra de tudo, mesmo não comprando o tempo que você passará por lá será agradável, povo simpático e atencioso, e o que verá por lá são especiarias que você só ouviu dizer nos livros escolares, e, claro, a modernidade também chegou no velho e tradicional Grande Bazar de


Istambul.

Um passeio turístico, o chamado City Tour, te levará também aos pontos famosos do turismo da cidade, como a Torre de Galata, com 60 metros de altura, a Cisterna da Basílica, uma das centenas de cisternas da cidade e a mais importante e conhecida, e, claro os três estádios de futebol que são obras de arte. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção