E o Rio perde o trono para Santa Catarina

E o Bicudo foi embora no intervalo do jogo do Vasco, que aquela altura empatava com o Atlético Paranaense e não garantia a permanência na Série A, saiu deixando sua última frase do ano: "Chefia, acho que desta vez o Homem lá de cima teve compaixão de mim e me deu um presentão de final de ano, vou até ao Para Raios (reduto tricolor) ver o segundo tempo por lá para ouvir as lamentações dos meus amigos tricolores". 

Enquanto isto meu celular não para de tocar, Dona Bilu liga e me chama de pé quente. "Continue assim, tentando secar meu Fogão, toda vez que você e seus amigos falam que nós vamos ficar no meio do caminho a gente dá a volta por cima", com referência ao comentário, do Bicudo, que teria um presente completo com o Botafogo perdendo a vaga na Libertadores.

Quando o Vasco empatou, lá em Joinvile, até pensei em reviravolta, segundo Jofrão o Vasco é o time da virada e acreditei e passei atá a torcer, comedidamente, para que isto acontecesse, porém, tem sempre um porém, com Alessandro no gol, Cris e Renato Silva na zaga, e seus volantes, meias e atacantes jogando um futebol de segunda, fica mesmo difícil de acreditar em virada.

E agora? Rio com dois representantes na Série A, dois na Série B e Santa Catarina com três na elite esnobando o que um dia foi chamado de "a capital do futebol". Não cabe lamentação e nem reclamação, ou até mesmo criar fantasmas para iludir o pobre torcedor como alguns dirigentes, de Vasco e Fluminense, procurando achar culpados extra-campo para o rebaixamento da dupla de gigantes do futebol carioca.

Mas o comentário mais sensato do dia vem do meu velho amigo Ermenegildo Sollon, que lá do alto do seus 60 anos (de jornalismo, claro) diz: "Gostaria de comemorar, com minha amiga Bilu, de chorar, com Vovô Zezão e meu neto, mas hoje não tenho razões para comemorar algo no futebol, a estupidez da torcida e dos organizadores do jogo, em Joinvile, me fazem refletir que o futebol foi deixado de lado neste domingo e vamos todos colocar um luto mesmo não tendo acontecido, por enquanto, um óbito lá naquela barbárie". 

Enfim, falar mais o que? 

Comentários

  1. Adilson, mais uma página triste da história de um país que tem o lema de ser "o país do futebol". Aí eu pergunto, que futebol é esse? Isso não é futebol, isso não é esporte. O que vimos em Joinville foram animais irracionais se gladiando com uma fome voraz, com a certeza da impunidade que impera em um país sem justiça, sem homens, aqueles capacitados para tal, capazes de elaborar um Projeto de Lei que pune o infrator com rigidez e que diminua, seria muita prepotência da minha parte pedir que acabe, com essa monstruosidade, digo violência em todos os setores da sociedade, que assola o Brasil de Norte a Sul. Tudo isso é o reflexo da impunidade. Quando não se pune, abre-se a exceção e dá o chamado "direito" do outro fazer algo parecido ou até pior. Sobre a queda dos dois cariocas, principalmente o Vasco, já havia caído rodadas atrás. Hoje foi o término da competição e só confirmou o que já era previsto. Castigo merecido para tamanha incompetência administrativa e técnica. O Flu eu até imaginava, não hoje, que até escaparia da degola, mas não foi o que aconteceu. Caíram juntos e passarão uma temporada em um hotel duas estrelas. Torço ainda para que o Bota consiga a última vaga da Libertadores, pois apesar de todos os problemas já sabidos, fez uma campanha acima da expectativa até do seu torcedor, que deve ficar muito satisfeito e orgulhoso do time se conseguir a tão sonhada vaga. Agora é curtir as férias e não esqueçamos, vascaínos e tricolores, de comprar o pacote da série B do brasileirão 2014. Apesar de ser 2ª classe, a viagem servirá para tentar reorganizar a casa que está virada de cabeça para baixo. abrs

    ResponderExcluir
  2. O barzinho em frente ao meu apartamento reduto de cruzeirenses e atleticanos, agora virou também reduto de flamenguistas, então, podem imaginar como ficou a empolgação hoje por aqui, eu chamo essa empolgação de anarquia. Para se ter ideia de toda essa empolgação até hoje em Guarapari os flamenguistas estão comemorando a conquista da Copa do Brasil. Neste domingo fizeram uma carreata com mais de 100 carros, uma infinidade de motos e bicicletas, fogos, música etc. Como se vê, o domingo começou mal para mim e terminou pior ainda.
    Caiu o Vasco mais uma vez, aliás, por que tanta surpresa? Se antes do início do campeonato, 10 em cada 10 vascaínos apontavam o Vasco como sério candidato ao rebaixamento. É simples de explicar, o torcedor é pura emoção, basta uma simples vitória para tudo mudar, todavia, na verdade o que se vê é apenas uma miragem.
    Entendo a revolta do amigo Tadeu, por isso, compreendo algum excesso no seu comentário quanto à questão da falta de punição e de justiça. A meu ver temos Justiça, injustiça também, punição e outras coisas mais, tanto na área esportiva como na área comum.
    Na Justiça Comum temos muita punição, haja vista que nossas cadeias estão botando presos pelo ladrão e tem muito condenado que ainda não foi preso por falta de vaga.
    É bom dizer também que, nosso sistema prisional é comparado ao dos povos mais bárbaros de todos os tempos.
    Quanto a Justiça ou injustiça do STJD, bem, pelo menos esse tribunal toda hora está a punir o Vasco, agora mesmo vem com nova ameaça, inverter o mando de campo do Vasco por até 10 jogos, simplesmente porque a torcida vascaína se defendeu dos bárbaros agressores paranaenses. O mando de campo de quem era?
    Se estivéssemos no mundo Árabe, por Justiça, Roberto Dinamite e cada membro de sua Diretoria deveriam levar individualmente 100 chibatadas, bem como cada jogador. Isso sim é Justiça!
    Quanto ao nosso glorioso Vasco da Gama acho que no próximo ano a coisa ficará difícil demais para a instituição, já o Flu, se a Unimed desistir do patrocínio a coisa ficará igualmente feia. Uma coisa é certa, voltar à série A será imensamente complicado, pois estarão brigando por 4 vagas: Vasco, Flu e Ponte Preta, portanto, a coisa ficou preta!
    Estou entrando em um longo período de hibernação, chega de aborrecimentos esportivos, só voltarei depois que o Brasil ganhar a próxima Copa ou o Vasco voltar à série A, enquanto isso ficarei na água de sal, bem gelada.
    Abrs.

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo Categoria, sobre a queda do Vasco, eu fazia parte dos 10 de cada 10 que achavam que o time tinha todas as condições de cair, como caiu. Sobre a justiça, caro amigo, eu não estou revoltado, estou assustado com a tamanha violência que vivenciamos. Vc tem razão em alguns pontos, mas há de convir que estamos em um país com leis ultrapassadas e em alguns casos ridículas, o que acaba gerando tamanha impunidade. Era essa a questão do meu comentário. abrs

    ResponderExcluir
  4. Meus amigos vascaínos, Zé Luiz, Tadeu, Edu, Igor, Rodrigo Caldas e meu contemporâneo da Tijuca, Jofrão, estão tristes, mas todos, eu disse todos, não lamentam porque já previam a queda desde a primeira rodada. Pior são os tricolores, que ainda não acreditam que o Fluminense FC desceu e ainda procuram desculpas.
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  5. Tadeu, o "país do futebol" virou o " país do COMBATE", você reparou a forma com que brigavam, com requintes de chutes e socos semelhantes aos dos trogloditas da TV. É capaz de ter mais assinante do canal de LUTA do que do futebol (de LUTO). Tadeu, esta página não está virada. Continuaremos sendo um povo subdesenvolvido com essas leis e legisladores que temos. Em tempo, voltando ao "país do futebol", O Chico Davi já comprou o pacote da 2ª de 2014. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Adilson, não estou triste pelo Vasco ter caído. Se fosse lá pelos idos dos anos 80 até poderia ficar chateado, mas com a realidade da situação que já se arrasta há anos, nada surpreende um torcedor que hoje torce mais com a razão do que o coração. Ontem foi apenas o término do campeonato, pois a queda já era prevista desde o início. Errei o placar do jogo por um gol, pois no sábado à noite, conversando com um amigo no Jardim, disse que o placar seria 4 a 1. abrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção