UM DEDO DE PROSA COM O REPÓRTER DE CATEGORIA

Meu amigo José Luiz da Silva, o Categoria, me liga perguntando sobre os resultados da Segundona Rio e como anda o Goytacaz FC na Terceirona. E o papo mudou o rumo, falamos do futebol dos anos 80, lá na terrinha, do Maninho, um estrategista muito além do seu tempo, e dos campeões da Copa Noroeste de Futebol, idealizada por ele e promovida pela Liga de Miracema com o apoio da Rádio Princesinha.

Sabe porque a gente mudou de assunto? Só o Quissamã venceu neste sábado, e passou por um time da região norte e restante, exceto o São João da Barra, que empatou com o São Cristóvão, fora de casa, fez vexame dentro e fora de seus dominios.

Zé Luiz, torcedor róseo negro, ficou indignado quando cometei sobre a nova derrota do Rio Branco, 4x2 para o Céres, lá na Rua da Chita, e me diz, contrariado, que era melhor continuar licenciado, assim evitaria o vexame de não se classificar entre os seis em um grupo com dez times apenas.

O Itaperuna, que outrora foi o terror do Noroeste, até ganhou o apelido de "Leão", não passou pelo Mesquita jogando no Jair Siqueira de Bitencourt, que um dia foi chamado de "caldeirão" pelos companheiros do rádio.

Do Galo de Aperibé há o perdão, afinal o time que entra em campo é praticamente amador, são garotos que buscam chances, e o dinheiro passa longe dos cofres do time presidido pelo goleiro Zé Romário, um baluarte do alvinegro aperibeense.

Então tá, meu caro Zé Luiz, no próximo telefonema a gente fala do seu aniversário, dia primeiro de abril, da Expo Mira, que será em maio, e de nossos filhos. Até breve.

Comentários

  1. Meu caro Adilson,

    Achei excelente o cardápio de conversas que você passará a manter com o nosso amigo José Luiz,até porque, ele é torcedor do Vasco, sempre elogiou o Dunga, achava que o Brasil seria campeão da Copa do Mundo, então, se ele entende de futebol, o que até acredito, tá na hora de fazer, no mínimo, uma reciclagem.

    abçs

    José Souto Tostes

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente devo registrar o título internacional conquistado ontem pelo VASCO DA GAMA "MUNDIALITO DE FUTEBOL DE AREIA", reconhecido pela FIFA, sobre a magnífica conquista ainda nem uma palavrinha do mais vascaíno dos flamenguista, ADILSON DUTRA. / Quanto a COPA NOROESTE, pequeno esclarecimento: estávamos na rádio Feliz de Pádua (Adilson, Francisco e Eu), quando me veio a ideia de criar uma competição regional, procurei o meu querido amigo Maninho que gostou da proposta e com o seu prestígio na FFERJ conseguiu bolas e arbitragem de graças para os Clubes (muita coisa para a época, hoje, tem dinheiro para tudo do poder público). Fui convidado pelo Maninho para ser o diretor de esportes da LDM e com ele visitamos todos os principais clubes amadores do noroeste, depois de definido os participantes elaboramos regulamento (pela primeira vez em competição oficial da FFERJ foi permitida a substituição de três atletas), tabela, etc. Assim surgiu a COPA NOROESTE que virou competição oficial da FFERJ, durou três edições, vencidas por GRÊMIO UBAENSE, NACIONAL DE ITAOCARA e APERIBEENSE, respectivamente. / Já o Dunga, simplesmente ganhou a COPA AMÉRICA, COPA DAS CONFEDERAÇÕES, classificou o Brasil em primeiro lugar para a Copa do Mundo e o deixou em primeiro lugar no Rank da FIFA (hoje está abaixo do 5o. lugar), não foi um bom trabalho? Não ganhou a COPA DO MUNDO, mas na hora H não contou com Elano, Ramires e acreditou muito no Kaka que necessitava fazer uma cirurgia, conforme, aconteceu logo em seguida, sem contar que no momento decisivo o geleirão Júlio Cezar falhou em um dos gols da Holanda, coisas do futebol. Errou ao não convocar dois belos jogadores, Ganso e Neymar. / Tenho um defeito de acreditar sempre no meu Brasil e às vezes de superdimencionar seu poderio, no momento não temos um bom elenco, ainda assim acredito. / Não gosto do futebol da Espanha, Argentina, Alemanhã, Itália, Messi, Maradona, etc. Não gosto de ver jogo de futebol, somente gosto do Brasil, Vasco, etc, e por eles torço. Lá uma vez ou outra, perco meu tempo de assistir algum jogo que não seja dos meus times. / Abrs.

    ResponderExcluir
  3. Souto: O Zé Luiz é um dos caras que mais entende de futebol entre os meus amigos, temos debates incríveis e o cara demonstra um total domínio no que fala. E é sempre bom um, dois, três ou até dez dedos de prosa com o Categoria.
    Ele tem seus pontos de vista, como nós temos os nossos, e não abre mão de seus conceitos, o que faz eu chama-lo de Categoria.

    Zé Luiz: Dificilmente eu falo de Basquete, vôlei ou outro esporte por aqui, e só comento o que assisto ou acompanho ao vivo ou pelas resenhas esportivas. Não vi nenhhum jogo deste mundialito, que dizem ter sido merecidamente vencido pelo Vasco, e não vi porque não gosto da modalidade, no meu ponto de vistga é um esporte sem graça e sem um nível técnico que me agrade assim como o vôlei de praia ou futvolei, que não emplacam no meu cardápio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção