Que ódio é este?

 Abro a semana com uma pergunta: - Qual a razão do ódio mortal do torcedor do Botafogo pelo Flamengo? Na fila do pão usei uma metáfora para tentar entender: - Os Estados Unidos são o país mais odiado do mundo por ser o maior gigante entre todos, seria esta a razão do torcedor, que não é Flamengo, odiar tanto o clube da Gávea? 

Nove entre dez torcedores alvinegros, desde sábado, no pós título, usam duas frases: a) É campeão de Libertadores. b) Chupa Flamengo! - E posso aumentar mais duas ou três que leio diariamente nas redes sociais e ouço nas filas dos caixas, nos mercados, nas ruas ou até mesmo em conversa de botequim, não há, se há me perdoem, um torcedor do Botafogo que não ultrajou o Flamengo na sua comemoração pelo título inédito. 

Palavras do Edinho Pintor, um flamenguista juramentado: Dutra, isto prova que o Flamengo é os Estados Unidos, como você bem falou lá na padaria, o resto é Bolívia. 

Comentários

  1. Sua pergunta no início do comentário merece resposta e qual será ela? Eu não sei, mas alguma razão deve existir para o Flamengo ser tão odiado, ou serão os flamenguistas com seus comportamentos? Isso é com todos os torcedores dos demais clubes brasileiros, não são apenas os torcedores do Botafogo não. Acredito, que um dos motivos está na afirmação do torcedor citado por você, que disse acreditar ser o Flamengo os EUA e os demais clubes à Bolívia.

    ResponderExcluir
  2. Porém..., como bem diz você "existe sempre um porém", mas isso não é exclusividade do Flamengo ou dos seus flamenguistas, não é, com certeza não, existem rivalidades bens piores do que as dos flamenguistas com os seus demais rivais fluminenses, exemplo: os torcedores cruzeirenses contra os atleticanos ou dos gremistas contra os colorados, a barra é bem pior por lá. Também muita selvageria rola entre torcidas de todos os clubes brasileiros, exemplo: o último jogo entre Sport Clube do Recife e Fortaleza, quando a delegação do Clube cearense foi covardemente agredida com bombas e pedras pelos torcedores do Sport, em Recife.

    ResponderExcluir
  3. Tenho comigo também, caro Adilson Dutra, o mais novo imortal da AML, que o estímulo a esse comportamento violento dos torcedores vem do gramado, devido ao comportamento altamente belicoso dos profissionais do futebol, quer treinadores, jogadores, e todos os demais que fazem espetáculos que deveriam ser de futebol. O ódio chega aos torcedores por ondas propagadas pelas mídias esportivas; outra coisa, não temos mais nos gramados de todo o Mundo os craques que transformavam ódio em admiração como Pelé, Garrincha, Maradona, Zico, Roberto Dinamite e tantos outros mais, h

    ResponderExcluir
  4. ..., hoje, temos uns poucos como Vini Jr, Estevão Willian e mais uma meia dúzia que transformam ódio em menos ódio, pois até eles, são odiados por muitos torcedores que só querem ver raça e luta bruta dos seus ídolos, nunca apenas arte em suas jogadas. É desse jeito que vejo o futebol na atualidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Eis a minha seleção

Brasileirão de volta

Sonho ou utopia?