Taça GB: Tudo normal e grandes decidem

Pequenos serão sempre pequenos e já não fazem estragos como há algum tempo atrás. Hoje, por exemplo, Boavista e Madureira tinham chances de classificação, remotas diga-se de passagem, mas passava primeiramente por vitórias sobre Botafogo e Fluminense, respectivamente, e derrotas dos dois grandes que ainda buscavam vagas nas semifinais, Vasco e Fluminense, este aliás enfrentando um dos postulantes a zebra, o Madureira, lá em Volta Redonda. 

Por algum momento, no primeiro tempo, até que os sonhos estavam prestes a serem realizados, o Verdão de Saquarema vencia o Botafogo, no Engenhão, por 2x0, enquanto o Vasco da Gama perdia, em Macaé, para o Duque de Caxias por 1x0. Puff!! O sonho foi se esvaziando com o empate do Fogão e lá em Volta Redonda os tricolores da zona sul e da zona norte empatavam em 1x1 e o primo pobre ficava pelo meio do caminho.

Torcedores faziam as contas, principalmente os vascaínos, assim que começou o segundo tempo dos jogos de domingo. Vasco, 13pg, segundo colocado no Grupo A, já passava a torcer por uma vitória do Fluminense, no Raulino de Oliveira, para não ter que amargar uma desclassificação pelo Madureira, que necessitava de uma virada diante do tricolor da zona sul.

O Boavista não dependia apenas de uma vitória sua, precisava da ajuda deste mesmo Madureira para tirar a vaga do Fluminense. Estava até engraçado ouvir ou acompanhar os jogos via Twitter ou Internet, que a cada minuto que passava mostrava as alternâncias na classificação dos dois grupos da Taça Guanabara. 

O Madureira não dependia apenas de uma vitória sua para jogar a semifinal contra o Flamengo, precisava que o Duque vencesse o Vasco para sacramentar a classificação. Então tá, os pequenos precisando de vitórias suas, contra os grandes, e de vitórias de seus parceiros menores sobre outros dois grandes. Vai acontecer? Me pergunta Dona Bilu, que no intervalo do jogo no Engenhão, de onde assistia seu Botafogo jogar. Vou aguardar um pouco, são mais quarenta e cindo minutos minha cara senhorinha. 

O que eu assistia? No primeiro tempo fiquei zapeando entre Botafogo x Boavista e Bragantino x Corinthians, que jogavam pelo Paulistão, e raramente passava pelo jogo de Macaé, onde o Vasco penava e suava um litro certo diante do Duque de Caxias. No segundo tempo desisti dos jogos por aqui e cravei, em definitivo, no clássico francês Paris Saint Germain e Olimpique Marselha, mas aqui, no laptop, recebia todas as informações dos jogos decisivos da Taça Guanabara.

E assim eu recebi a informação de que o primeiro sonho já estava chegando ao final, lá em Volta Redonda Samuel fazia o segundo do Fluminense e aliviava o Vasco do fiasco da desclassificação e 
botava o cruzmaltino frente a frente com o Flamengo na semifinal. 

Como disse, não vi o jogo do Vasco, mas a chiadeira dos torcedores do Duque, no Twitter, me despertavam a atenção e quando fui buscar informações o Vasco empatava com Bernardo e logo depois virava. E a torcida gritava: "O urubu, pode esperar...". 

Então tá, acabava o sonho dos menores postulantes e as semifinais da Taça Guanabara terão os verdadeiros candidatos ao título Flamengo x Botafogo e Vasco x Fluminense. Tá bom ou quer mais? 


Comentários

  1. Os torcedores do Duque de Caxias? Ou seriam flamenguistas torcendo pelo DC? Será que o DC tem pelo menos dez torcedores? Isto é, torcem só pelo DC. Duvido!
    Não foi preciso, porém, se fosse acredito que, uma bolinha estaria na marca do pênalti.
    Os pequenos existem para trazer alegria aos torcedores dos times grandes. Boa noite Dutra. Sonhe com o título da Taça Guanabara, é possível, porém, cuidado com o FLU! Abrs.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Adílson, tudo é armado para que os quatro grandes cheguem às fases decisivas dos turnos. Todo ano é a mesma coisa. Seja por retirada de jogos da Baixada Fluminense ou da Região Serrana, como aconteceu com Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Friburguense ou com arbitragens bastante tendenciosas, como eu pude ver no árbitro de hoje, de Duque de Caxias x Vasco, ou aquela de Madureira x Bangu, com um pênalti duvidoso a favor do Bangu, para impedir o sucesso do Madureira na conquista de vaga. É assim todo ano, daí eu pergunto porque o torcedor pagaria R$ 40,00 ou R$ 60,00 para ir aos jogos da fase classificatória, em oito ou sete rodadas, sabendo que no final vai dar os quatro grandes? Por isso, os estádios estão sempre vazios, entende? É o campeonato mais sem graça e previsível que eu conheço. Viva os quatro grandes, eles são mesmo maiorais, viva a Globo e a FFERJ, estão todos felizes, não é mesmo? Ah, o jogo do Flu foi em Moça Bonita e não em VR. Os torcedores do Vasco não gritavam urubu e sim Flu, Flu!, hoje em Macaé. Um abraço, Ricardo Pohlmann

    ResponderExcluir
  3. Bem, Adilson, quando você disse "chiadeira de torcedores do Duque no twitter" creio que se referia a mim mesmo. A arbitragem que olha camisa é conhecida no mundo todo e a FFERJ ajuda formando-os assim. No 1ºtempo, Carlos Alberto deu um carinho de frente e não tomou cartão. Em seguida, o Paulão encostou no vascaíno e tomou um amarelo. Ter 4 grandes é ótimo pra FFERJ e pra Globo, com rendas (leia-se taxas - que alias a FFERJ não divulga no borderô) e audiencias maiores. Bem, creio que o Duque não vá cair mas ainda tenho um medo. Dizem que o Duque é amigo da federação, mas eu (como um romântico de Cuba) ainda acredito no futebol dentro das 4 linhas.

    Sobre o Duque, eu gostei do jeito que estavam se defendendo. Enquanto o Apolinho fala que o Duque é ruim de defesa e bom de ataque, eu vejo o contrário. Duque defendeu bem e contou com o Vasco sonolento. Só que Bernardo acordou, o juiz minou a zaga do Duque com cartões e a festa foi do garoto de 3 filhos. E Charles Chad tá de brincadeira comigo. Perdeu um gol a lá Diego Souza e outro a lá Deivid.

    Ao amigo que disse que o Duque não tem torcida. Bem, o Duque não é um Goytacaz ou um America, mas chegou onde esses lutaram e nunca mais chegaram. Se o Duque fosse um time da década de 90, talvez hoje tivesse uma cidade inteira lhe apoiando. Já vejo alguns moradores da cidade observando o Duque. Em Xérem o time é mais popular e talvez isso faça a diretoria contente. Acho que precisam olhar pra cidade toda. Eu torço para que esse Duque vá longe, embora que com os prejuízos do Cariocão, ele deve ficar com uma dívida relativa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção