Esquentando o gogó e preparando o coração

 Um aliado poderoso dos saudosistas, este tal de You Tube, me faz voltar ao tempo e chegar as lágrimas com imagens ou sons de décadas passadas. Navego por seus links com certa destreza, é uma das poucas ferramentas da Internet que não me tira do sério, muito pelo contrário, me dá prazer infinito e me faz viajar no tempo com minhas canções e vídeos favoritos.

Escrevi, no post abaixo, sobre sambas e fiz as comparações com o futebol brasileiro de ontem, hoje e sempre, com os enredos das Escolas de Samba. Enquanto via, na tevê, um jogo do PSG, pelo Campeonato Francês, o fone de ouvido estava plugado no laptop e passeando pelos links oferecidos pelo tal de You Tube, ouvi Gipsy Kings, André Rieu, Credence e outros artistas que fazem parte de minha lista de preferências.

Nem me pergunte porque estou fugindo do meu tema favorito, o futebol. Não vou responder nem sob tortura. O futebol, neste período de Carnaval, é mais uma das sandices destes homens da Ferj, CBF, FPF ou tantas outras entidades espalhadas por este Brasil carnavalesco por instinto, e, para não fugir da raia, eu também sou um destes e gosto de aproveitar o feriadão para conhecer novos horizontes ou então, como farei amanhã, voltar as minhas raízes.

Antes que alguém me pergunte sobre a música que estou ouvindo aqui, nesta sexta-feira que antecede a abertura do Carnaval, eu digo que é apenas uma fuga e certo de que de sábado até terça-feira sofrerei uma overdose de marchinhas (será?) e sambas, me guardo para os bares miracemenses e para a varanda da casa das manas.

Por aqui, enquanto ouço mais um daqueles músicos maravilhosos no meu laptop, me vem a recordação de uma bela seresta, realizada em plena segunda-feira de Carnaval, na Av. Nilo Peçanha, lá na terrinha, com Fernando Nascimento, o pai, no violão, Zé Felicíssimo soltando a voz maviosa e afinada, e este humilde cantante fazendo, de vez em quando, um coro e um solo com as mais belas canções do nosso cancioneiro popular. 

E então, vale a pena ou não este preparativo? Amanhã, quando estiver seguindo viagem podem ter certeza de que no som do meu carro estará tocando Roberto Ribeiro, João Nogueira e seu filho Diogo, sambas de qualidade, e na parada por Pádua, lá na residencia de Marquinho e Deca, mais um esquenta para chegar na terrinha preparado para os três dias.

Se vou ver Fluminense Botafogo? Estou certo que não. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção