Tudo pronto, vai começar a Segundona Rio

Amanhã tem Goytacaz x Cabofriense, no Arisão, na abertura do Estadual da Segunda Divisão do Rio, e, para não dizer que sou injusto, tem Rio Branco x Quissamã, no Godofredo Cruz, e Angra x São João da Barra, na Costa Verde.


Vai começar a briga por duas vagas na Elite em 2013 e para chegar lá os vencedores (campeão e vice) terão uma maratona de no mínimo quarenta jogos antes da grande final da Segundona. Até lá, segunda quinzena de julho, serão rodados milhares de quilômetros, serão derramados centenas de litros de suor, e chorados baldes de lágrimas. 


Haja coração para suportar tamanha quantidade de jogos, alguns inexpressivos ou dispensáveis, bastava uma "canetada" da Ferj para diminuir o número de participantes e deixar o campeonato enxuto e lucrativo e não esticado e deficitário.


Mas todos aceitaram no Arbitral e reclamaram nos cantos ou nas esquinas, onde a bronca é livre mas não tem nenhum valor ou peso para mudar o que foi decidido. Conversei longamente com dirigentes  de alguns destes participantes, e posso falar, de cadeira, que o que está aí, prá começar amanhã, não é o que queria a maioria e sim o que impôs a Ferj.


Mas tudo bem, vai começar a busca por duas vagas na Primeira Divisão e amanhã (sábado) teremos dez jogos que abrem o Campeonato Estadual da Segunda Divisão, que a entidade quer que seja chamado de Série B e os nossos representantes do Norte Fluminense já estreiam pegando "pedreiras' logo de cara.


Goytacaz x Cabofriense, no Arisão é o jogo que o Blog irá acompanhar in loco. Vou até lá conferir o que o campeão da Terceira Divisão/2011 aprontou para cumprir a promessa de acesso neste ano de seu centenário.


No Godofredo Cruz, também em Campos, a estreia de outro centenário, o Rio Branco, que montou um time para surpreender e, segundo Edinho Reis, qualquer coisa fora do rebaixamento é lucro. O Rosão recebe o Quissamã na casa do Americano.


O São João da Barra, que Daniel Machado garante que vai brigar por uma das vagas, começa com uma longa viagem até a Costa Verde do Estado do Rio para enfrenta o Angra dos Reis. Onde está a tal regionalização proposta pela Ferj? Angra dos Reis é no Sul Fluminense, bem distante deste nosso Norte Fluminense.


O Serra Macaense vai ao Rio de Janeiro, capital, enfrentar o São Cristóvão ( e a regionalização?) enquanto o Carapebus joga em Carneirão, em Quissamã, estádio escolhido para mandar seus jogos, e na estreia enfrenta o Mesquida, da Baixada Fluminense (e a regionalização?).


Bem, chega de reclamações e vamos ao jogo porque é o que interessa daqui prá frente. Já falei nas altas taxas, nas altíssimas cotas de arbitragens e agora na tal regionalização prometida e não cumprida. Vamos, daqui até a final, falar apenas de futebol e dos esperados erros de arbitragens e favorecimentos para este ou aquele "xodó' da Federação. 


Prá encerrar: Dizem que a "bola da vez" para subir é a AA Cabofriense. E o América? E a Portuguesa? Bem aí são outros quinhentos. Vamos ao jogo?


Comentários

  1. Dutra,
    Quando participei de algumas assembleia na FERJ representando o Miracema na terceira divisão, pude observar que, nada de novo acontece simplesmente porque nada é discutido antes, os dirigentes chegavam do norte, sul e outros cantos do Estado sem propostas, talvez até as tinham, porém, como nada discutiram antes, ficavam com medo e desconfiados uns dos outros; por isso prevalecia tudo da FERJ.
    Os líderes usam a desunião dos mais fracos para obterem o que querem, seja no futebol, na política partidária, entidades de classes etc, igualmente por esse motivo os negros e as mulheres ainda não dominam o Brasil.
    Depois que li seu comentário fico a perguntar: por que tanto sacrifício? Só para jogar com o FLA na primeira divisão? Vale apena? Com certeza sim, pois caso contrário já teriam mudado tudo. / Abrs.

    ResponderExcluir
  2. Completou bem meu raciocínio, por isto és o Categoria.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção