Decisão da 48a Taça Guanabara


Em quarenta e sete anos, é disputada desde 1965, quando o Vasco venceu o Botafogo na final,  a Taça Guanabara só tem três intrometidos entre os vencedores. Em quarenta e quatro oportunidades o Flamengo, com 19 conquistas, o Vasco da Gama, com 11, o Fluminense, com 8 e o Botafogo, com 6 títulos, dividem os louros da glória nesta competição que hoje corresponde ao primeiro turno do Estadual do Rio de Janeiro. 


América, em 1974, Americano, em 2002, e o Volta Redonda, em 2005, são os vencedores nos anos “zebras” e Resende, Madureira. Boavista e Americano, duas vezes (1980 e 2005) chegaram perto e ficaram com o segundo lugar e surpreenderam em chegar a finalíssima.


Vasco e Fluminense fazem a quinta decisão entre eles, a primeira foi em 1985, vencida pelo tricolor e em 1987 o Vasco foi a forra e ficou com o título, fato que se repetiu em 1994 e em 2003. Portanto, nas quatro finais anteriores o Vasco levou três para São Januário e o Fluminense uma taça para Laranjeiras.


Duas curiosidades sobre a Taça Guanabara, que foi disputada separadamente nos anos 1979 e 1980. O primeiro ano teve a disputa separada do Estadual e o primeiro turno do Carioca foi vencido pelo Flamengo, e, no ano seguinte o Fluminense ficou com o título do turno, mas em ambas as oportunidades a Taça Guanabara foi jogada, em forma especial, e conquistada pelo Flamengo.


Este ano, com mais uma vez o Estadual sendo disputado em dois turnos e com dezesseis equipes, a falta de datas disponíveis faz com que a decisão seja em um jogo apenas e em caso de empate cobrança de penalidades máximas, a promotora do jogo, a Rede Globo, não permite prorrogação nos jogos patrocinados por ela devido ao alongamento do horário oferecido.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Triste Campeonato Carioca

Falando do cariocão

Flamengo vence outra