VENCER E NÃO LEVAR EIS A QUESTÃO


O jogo de Santiago terminou por volta da uma hora da manhã e nem o avançado horário, que entrava na madrugada, impediu a quase centenária Dona Bilu de me fazer uma ligação, via telefone fixo, que assustou a família inteira.

- Estou ligando a esta hora porque sei que ainda não dormistes. Estás com a cabeça quente e com um jeito de que tomou todas para acompanhar seu Flamengo. Mas não fique triste, é melhor assim, perder e deixar a Libertadores vencendo, entendestes? Disse a veneranda senhorinha.

- Claro que entendi. Minha amiga quer me consolar, mas está radiante de felicidade, afinal, a senhora é daquelas que comemoram derrotas do Flamengo como se uma vitória do Botafogo fosse. Ela, o Cássio, meu editor chefe, meu cunhado Arthur e meu sobrinho Rafael. Estão todos felizes da vida com a derrota rubro-negra na Libertadores.

Vi o jogo sozinho, na minha poltrona favorita, e confesso quem em momento algum acreditei em uma possível virada, nem mesmo no momento do 1x0 pró. Apesar de Juan fazer fazendo uma de suas melhores partidas com a camisa rubro-negra, nos últimos tempos, não dava para crer em um time que escala Toró, Willian, Kléberson e Michael no meio campo. Era tentar reverter uma situação que nem mesmo os mais apaixonados acreditariam.

- O que faltou ao Flamengo, meu caro Dutra? Insiste Dona Bilu, tentando me fazer encontrar uma razão para a vitória/derrota da noite passada.

- Não faltou nada além de um meio campo criativo e digno de envergar a camisa do time mais popular do país. Faltou o que, possivelmente, irá faltar ao time de Dunga na África do Sul, talento na zona de criação e alguém para fazer Love e Adriano jogarem dentro da área a espera de bolas decentes para o arremate.

- O Imperador queria mostrar serviço ao Dunga jogando como armador?

- Acredito que não, Dona Bilu. O Adriano tentou jogar fora da área para fugir da marcação e estava totalmente errado, mas o treinador não tem voz ativa e também não tem no banco uma peça para mudar o panorama da partida. Errou, o Rogério Lourenço, em todas as suas tentativas de mudar a cara do time.

Prá encerrar e tentar colocar panos quentes na triste madrugada que se desenhava, Dona Bilu disse a maior das verdades ao se despedir, após quase meia hora de papo ao telefone:

- O Flamengo perde para ele mesmo no jogo do Maracanã e agora tentou mostrar que tem vergonha na cara, mas ontem “Inês já estava morta”.

Verdade, o futebol de ontem, se jogado na semana passada, no Maracanã, dava para encarar os mexicanos do Chivas numa boa na semifinal. Agora é desmanchar o que está errado e começar tudo novamente, tem aí, a diretoria, um mês para limpar o terreno e colocar ordem na casa.

O Estudiantes, da Argentina, pagou o mesmo preço que o Flamengo pagou no jogo contra o Internacional, em Quilmes. Se no Rio o rubro-negro acreditava que seria fácil vencer os chilenos e jogar por um empate em Santiago, o time de Veron em momento algum acreditou que o Colorado gaúcho fosse capaz de arrancar a classificação naquele curral armado pelos hermanos.

Prá encerrar: A Comenbol está feliz com a eliminação do Flamengo? Creio que sim, pois jogar a semifinal da competição com três brasileiros não estava nos planos da entidade e por isto a má vontade do árbitro contra o time da Gávea na partida de ontem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção