O clássico da "freguesia"

O clássico deste domingo já teve “freguesia” do Flamengo, a devolução dos 6x0, que marcava com uma faixa as arquibancadas do Maracanã, foi o marco definitivo para a mudança do “freguês”, e o que era uma soberania alvinegra reverteu para um reinado rubro-negro.

A história de Flamengo x Botafogo é bonita, já contei por aqui diversas vezes o andamento de muitos destes jogos, muitos vistos ao vivo, com Garrincha de um lado e Dida de outro, poucos trabalhando, se fiz três clássicos pelo rádio foi um exagero, e muitos, mas muitos mesmos, ouvindo Jorge Cury, Waldir Amaral, José Carlos Araújo e outros famosos narradores do rádio.

Porém, tem sempre um porém, foi a televisão que me fez assistir a grande maioria dos jogos dos tempos modernos, mas cá prá nós, bem baixinho, que ninguém nos ouça, exceto aquele timaço do Flamengo, nos anos 80, e o Botafogo, dos anos 60, daí prá frente nada me empolgou e nem mesmo os jogos dos anos dois mil me encantam ou me fazem sair de casa para ir ao Maracanã ver os craques atuais.

Eu falava na “freguesia”, lá no primeiro parágrafo, e para ilustrar conto prá quem se interessar que hoje, no Brasileirão, o Flamengo tem 18 vitórias contra 9 do Botafogo e 24 empates, números que provam que o empate é o resultado mais provável para o jogo desta noite (18:30h), no Maracanã.

Ah! Você quer saber na somatória geral dos jogos qual é a estatística?  268 jogos disputados, 793 gols marcados. 99 vitórias do Flamengo e 415 gols, 83 vitórias do Botafogo e 378 gols, e 86 empates, e esta vantagem só foi conquistada após a geração Zico entrar em campo, porque na geração Garrincha só dava Botafogo em decisões ou não. 

Quem é favorito para o clássico? O líder do Brasileirão é o Botafogo, mas em clássico não tem favorito, sempre há uma mística muito especial para estes confrontos entre os grandes do Rio de Janeiro, no último jogo, pelo Carioca, o Botafogo venceu por 2x0 na semifinal da Taça Guanabara 2013. 

Comentários

  1. Um amigo não me deixou ver o último grande jogo do Garrincha.
    Em 1962 eu tinha 11 anos de idade e não tinha TV em casa. E eu adorava ver futebol na TV.
    Em 15/12/1962 decidiram o campeonato carioca Botafogo x Flamengo no Maracanã, jogo este que teve 146.000 pagantes e….Garrincha naquela que seria sua última grande tarde nos gramados.
    Meu vizinho da mesma idade torcia para o Santos F.C. e ia ver o jogo na casa dele. Ele sabia que eu desejava e muito ver o jogo mas não me convidou.

    Se o Botafogo empatasse, adeus ao título carioca de 1962. Mas com um time daqueles (Manga, Paulistinha, Jadir, Nilton Santos e Rildo, Aírton e Édson, Garrincha, Quarentinha, Amarildo e Zagalo), o alvinegro era o favorito contra o Flamengo. Tarde de gala no Maracanã e o Brasil inteiro ligado na partida, que começou com uma investida fulminante de Dida, a bola raspando a trave de Manga. A pressão rubro-negra durou até que Garrincha, ganhando na corrida de Jordan, chutou cruzado e rasteiro no canto, sem defesa para Fernando: 1 x 0. Aos 35, Amarildo, mesmo com um estiramento na coxa, toca para Garrincha, que dribla dois, cruza para Quarentinha que emenda para o gol: 2 x 0. O Botafogo estava á vontade, imprimia ao jogo um ritmo cadenciado, na base do toque. Aos 2 minutos do segundo tempo, Garrincha fecha o placar, 3 x 0. E tome festa alvinegra.
    Vi pelo menos alguns momentos daquele jogo pelo Canal 100.
    Lembro-me de ouvir pelo rádio que foram distribuídas milhares de bandeirolas com as cores do CRF e BFR. O narrador fez a previsão que pelo menos 90.000 eram rubro negras.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção