Turistando pelo Brasil - Conservatória a cidade seresteira

 

Conservatória seu nome é "Seresta" e este lugar incrível, pequeno, aconchegante, agradável e uma saúde musical de fazer com que artistas das décadas de 40, 50 e 60 sejam lembrados todas as noites, principalmente nos finais de semanas e feriados quando o Vilarejo, encravado em um pedaço de chão no município de Valença, na Região Sul do Estado do Rio de Janeiro. 

Se existe uma data especial para visitar Conservatória? Creio que pode até haver um dia especial, como um sábado, por exemplo, mas para os apaixonados pelas serestas sabem, principalmente os aposentados e violonistas, que Conservatória está sempre de braços abertos esperando por vocês, amantes da música e das antigas rodas musicais pelas ruas da cidade onde vive ou viveu dias deste naipe. 

O interessante citar, neste convite para visitar Conservatória, que músicas dos ídolos


Orlando Silva, Silvio Caldas, Nelson Gonçalves, Dolores Duran, Maysa ou Ângela Maria, passando por Jamelão e outros, como o compositor gaúcho, Lupicínio Rodrigues, o "pai" da dor de cotovelo, estão aos poucos dando lugar a uma geração mais nova, mas não tão nova para dizer que muitos não se lembram destes velhos cancioneiros. 

Hoje é comum ver, pelas mesas dos bares, grupos de jovens cinquentões ou sessentões, ouvindo Tim Maia, Taiguara, Cassiano,  Gil e Caetano, até Dalton e seus parceiros dos anos 1970 e 80, é uma nova geração de amantes da música que não deixam de lado o prazer de estar em Conservatória e de desfilar pelas ruas, não nas madrugadas, mas ao cair da noite até por volta das dez, quando começam a romaria para os bares, onde os seresteiros vivem momentos de ídolos e os anônimos se revelam intérpretes de alto nível. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eis a minha seleção

Brasileirão volta amanhã

Derrotas e DERROTAS