Papo de Viagem - Um guia ajuda ou atrapalha?

  Sempre me perguntam: Qual o lugar mais bonito que você visitou? Nunca tenho a resposta pronta, as vezes um lugar pode não ser o mais bonito, como é o Rio de Janeiro, e não ser o mais querido pelo viajante. 


Pode ser um lugar não muito cotado pelos guias turísticos, como Sermoneta (foto ao lado), na Itália, que agrada e deixa boas lembranças, e tem lugares, bem conceituados e pontuados nas operadoras de turismo, como Porto de Galinhas, que não te agradam e não trazem boas recordações. 

Em conversa com um amigo, no Armazém do Lenílson, ele me diz: "Meu filho detestou Paris, um lugar feio e sem graça". Tem que respeitar a opinião, eu, por exemplo, acho justamente o contrário, Paris é um dos lugares mais bonitos que visitei e me traz grande recordações, aliás fui por lá três vezes e se não gostasse não voltaria jamais, que dever ser o caso do jovem citado aqui acima. 

Tenho uma relação de 98 lugares visitados no exterior e 126 aqui no Brasil e tenho fotos em 98% destas passagens, claro que aqueles passeios antigos, nos anos 90, as fotos se perderam porque não havia o nosso Google Fotos, que nos presenteia a cada dia com lembranças incríveis de viagens maravilhosas, são vários álbuns criados por eles que nos surpreende a cada manhã que visitamos nosso computador ou celular.

E afinal, qual foi o lugar mais bonito que visitei? Não  dá para citar apenas um destino, confirmo, cada viagem tem uma história e cada lugar tem uma boa, ou má, recordação. Guias turísticos podem transformar seu passeio em pesadelo, como fizeram conosco no Recife, onde nos levaram a uma cachaçaria (foto ao lado), no interior do estado, sem qualquer higienização e os mosquitos não deixaram os turistas sequer conhecer os alambiques e, neste mesmo dia, nos enfiaram em uma loja de couros e ficamos por lá a manhã inteira, dia perdido e pago com sacrifício danado. 

Pensa que é só no Brasil? Nada disto. Em Amsterdã no levaram a uma empresa que vende diamantes, como se eu e Marina pudéssemos comprar pelo menos uma peça minúscula, em frente fica a fábrica da Heineken, a cerveja, e ao fecharem as portas da loja de joias exigi que me liberassem e fui para a cervejaria, ao lado de outros companheiros, e por lá ficamos horas a espera do grupo, que saiu de lá "pau da vida" com a guia. Compraram algo? Ninguém. 

Mas é assim mesmo, as viagens tem destas peças pregadas no turistas, porém, tem sempre um


porém, em 90% das viagens tivemos sorte com guias, exceto aqueles que gostam muito de falar e nos fazem perder tempo para fotos e olhares interessantes em locais realmente maravilhosos, como em Praga, quando o guia não deixava ninguém olhar para o lado e perdemos tempo demais e por pouco não saímos do centro histórico sem filmagem ou fotos do Relógio Astronômico (foto ao lado), uma das maiores atrações da capital da República Tcheca. 

Mas é assim mesmo, viajar é gostoso demais e andar, sem destino melhor ainda, mas para nós, que não dominamos a língua dos países que visitamos, é melhor ter um guia a seu lado porque evita vários aborrecimentos, aliás, se contar aqui os que vivenciei e passamos, dava para escrever três textos deste que acabo de fazer. 

E qual foi o lugar mais bonito que visitou? A pergunta de repete. Conto em outra postagem aqui acima, com muitas fotos. Tá legal?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eis a minha seleção

Brasileirão volta amanhã

Derrotas e DERROTAS