Papo de Viagens - Pastel de Belém - Lisboa - Portugal

 

Na fila para  "Pastel de Belém
É impossível não chegar a Lisboa e não pedir para incluir uma ida a Belém para saborear o famoso "Pastel de Belém", claro que por ali tem outras grandes atrações, como a Torre de Belém, o Monumento aos Navegantes e mais próximo o Mosteiro dos Jerônimos, onde estão sepultados os grandes personagens da história de Portugal, como Vasco da Gama e tantos outros. 

Mas a minha história de hoje não tem a ver com estes monumentos ou pontos turísticos da capital portuguesa, e sim
O túmulo de Vasco da Gama 

com o tal "Pastel de Belém", que para saboreá-lo fiquei mais de hora na quase quilométrica fila para poder comprar um destes, ou até dois se fosse de meu agrado, e matar a fome de quem ficou esperando este momento por muito tempo. 

Fila andando até que um pouco mais rápido do que pensei, mas a expectativa era enorme e Marina, esperando na sombra e visitando outras atrações do lugar, já havia me dito: - Você terá uma grande frustração, não é o que você pensa. E eu, dizia, nem quero saber, se tiver de bacalhau resolve meu problema e nem penso mais no bolinho, por hoje. 

Fila andando e a cinco metros da porta de entrada eu começo a observar o movimento. Não vejo barulho de óleo na panela, não sinto aquele cheiro tradicional da fritura de pastel, e ninguém parado no balcão comendo os famosos "Pasteis de Belém".

O "pastel de Belém" 
Entro, pego a senha e aguardando o pedido peço uma cerveja. "Não servimos bebidas,senhor". Tudo bem, eu espero minha vez mas peço permissão para ir ao banheiro. E a moça, educadamente, me pede para fazer o pedido: E nesta altura Marina, não sei como conseguiu, já estava a meu lado rindo sem parar ao lado dos mineiros. 

Então ela me disse: - Deixa que eu faço os pedidos e te espero lá fora, eu pago aqui no meu cartão. 

Fui ao banheiro e voltei já na corrida para comer o tal do "Pastel de Belém", a fome já atravessava o corpo e chegava na cabeça, que já doía por falta de alimentação adequada. 

E ao sair os mineiros e Marina me esperavam com as caixas compradas na Loja do Pastel de Belém. E eu: - Cadê o pastel? Tem de camarão ou só de carne com batata? 

E Marina: Eu te disse que você se decepcionaria, o pastel de Belém não é salgado, como você pensava, é um doce de nata, tradicional em Portugal, e que somente o daqui deste lugar pode ser chamado de "Pastel de Belém". 

Até hoje não curti o tal doce e fui comer apenas na segunda viagem, mas em Sintra, em uma loja que ficou famosa no Globo Repórter, que não pode usar o nome Belém mas usa o Pastel de Nata de Portugal, mas explica-se que é um doce e não salgado, para não confundir o comprador esfomeado. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eis a minha seleção

Brasileirão volta amanhã

Derrotas e DERROTAS