Debate aberto: Qual o melhor Brasileirão de todos os tempos?

 O Sefinho colocou mais um tema para ser discutido por aqui: "Qual foi o melhor campeonato brasileiro de todos os tempos? Qual foi o melhor em pontos corridos? Qual foi o melhor na fase mata-mata? 

Eu pensei bastante e cheguei a conclusão de que o melhor, por pontos corridos, foi aquele em que o Flamengo foi campeão e o Fluminense fugiu do rebaixamento, ambos estavam condenados a dois lugares distintos, o Flamengo nem sequer chegaria a Libertadores e o Fluminense não se livraria de mais uma queda, na opinião dos matemáticos de plantão.

Não vou entrar no mérito da questão técnica e apenas dizer que foi daqueles emocionantes, cheio de mumunhas, trapaças, bastidores funcionando com grana rolando e rivalidade aflorada, vide a final, no Maracanã, onde estava o Grêmio tentando atrapalhar o grande rival Internacional, e enquanto isto, em São Paulo, o Corinthians tentava rebaixar o Palmeiras com escalação de reservas e jogadores menos importantes. 

Teve aquele de 1992, quando outra vez o Flamengo chegou ao título, quando o rubro-negro carioca já contava apenas com uma honrosa classificação e o grande rival, Vasco, tirou o São Paulo FC e botou o Urubu na final contra o Botafogo e a decisão, no Maracanã, foi uma festa completa.

Se querem saber qual foi o melhor time da era pontos corridos eu digo, sem medo de errar, que foi o Santos FC, de 2004, quando Robinho despontou jogando muito e teve auxilio luxuoso de Diego e foi um baile do Peixe em todos os jogos. Não desmereço o time do Cruzeiro, que fez mais de cem gols sob o comando de Luxemburgo, em 2003, também tinha um craque brilhando, Alex, e distribuindo categoria em todos os jogos. 

Para não dizer que não falei de flores e do Timão e seguindo o ano sequencial, 2005, o título do Corinthians merecido e com um craque, Tevez, também chamando a atenção e se destacando dos demais. 

E aí, esta é minha opinião, e a sua? 

Comentários

  1. Foi proposital? Foi provocaçao,a foto da Taça das Bolinhas,na abertura? Esse e o Dutra.Joga no espaço e faz que nem e com ele. Mas vamos la: 1972 Palmeiras campeo foi um tremendo camoeonato 1976 o Bi do Inter espetacular tambem 1980 o primeiro do Fla e final no Maracana 1987 outro com final no Maraca muito bom talvez o melhor com o mata mata. Teve o do Edmundo jogando no Vasco um show de campeonato, os dois do Palmeiras com um timaco de Rivaldo e cia e os de pontos corridos fico com o di Cruzeiro com Alex Zinho e Cia comandado tambem pelo Luxa. Este de 2009 vencido pelo Flamengo foi bom para a dupla Fla Flu mas o campeonato foi mediano. Achei melhor aquele que o Joel levou o time da Z4 ao terceiro lugar. Mas sem duvida alguma o pior foi o deste ano.

    ResponderExcluir
  2. Sem sombra de qualquer dúvida os melhores e mais bonitos campeonatos brasileiros foram os conquistados pelo Vasco. Timaços, árbitros bons, craques em campo, em resumo: os melhores campeonatos do planeta de todos os tempos, e, para não dizerem por aí que estou puxando brasa para a sardinha (ou será bacalhau?) do Vasco, coloco o vice do Vasco contra o Corinthians como um dos melhores, por isso o Maluf deve concordar comigo, o título do Corinthians está entre os seis mais bonitos de todos os tempos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria falar de um dos maiores jogos da Libertadores . Foi o Corinthians x Vasco de 2012 no Pacaembu. Era quartas de final e o vencedor certamente seria o campeão. Quis o destino que o Diego Souza não empatasse o jogo. Foi um jogaço, tenho gravado e até hoje, quando vejo, fico nervoso. Quanto ao campeonato brasileiro, me parece que o de 1975 foi muito técnico.

      Excluir
    2. Mano Belo, qual foi o campeonato que o Vasco foi vice para o Corinthians? Só se for o Mundial de 2000.
      Não posso esquecer o gol do Sorato em 2009 contra aquele time.

      Excluir
    3. Desculpem, o campeonato de 1975 não foi de pontos corridos.

      Excluir
    4. Acho que bebi, o gol do Sorato foi em 1989.

      Excluir
  3. O Mano Belo, aparentemente com suas sandices, definiu tudo, o melhor e mais bonito campeonato brasileiros de todos os tempos foi o conquistado pelo seu Clube de coração, haja vista que, o nosso Bola de Ouro Adilson Dutra, tão discreto em seus comentários ao mostrar seu lado torcedor do Flamengo, neste, não consegue esconder um milímetro sua paixão flamenguista, o que, aliás, é perfeitamente compreensível e até como vascaíno admiro seu sentimento. Sefinho seguiu pelo mesmo caminho, porém foi mais clássico.
    Eu, de tudo que vi até hoje, gostei da melhor de três pontos, final da Taça Brasil (hoje reconhecido pela CBF como campeonato brasileiro) entre Santos x Cruzeiro, e vencido pela Raposa. Craques como: Pelé, Tostão, Evaldo, Dirceu Lopes, Mengálvio, Toninho Guerreiro, Pepe (o maior artilheiro do Santos de todos os tempos, depois do Pelé, lógico), Zito, Piazza etc, fizeram coisas maravilhosas para o Brasil ver pela antiga TV TUPI.
    RESUMINDO: toda vez que formos escolher o melhor e mais bonito campeonato conquistado por um clube, se o seu estiver em disputa, pode ter certeza que o coração falará mais alto. Agora pergunto aos notáveis: qual foi o mais bonito campeonato brasileiro disputado até hoje (todos reconhecidos pela CBF), que seu clube não foi o vencedor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu disse, o que o Cruzeiro venceu com o Luxemburgo, isso com os pontos corridos e do mata mata o de 1987 com o Flamengo vencendo o Internacional. Taça Brasil, Robertão e outros não entraram na minha linha de escolha, mas foi muito bem lembrado a final entre o Santos e Cruzeiro.

      Excluir
  4. Eu continuo dizendo que foram os mesmos, aliás, e a propósito, eu citei os três em sequencia, 2003, 2004 e 2005 e o Categoria não me deu razão; Já que querem o melhor de todos os tempos eu digo o melhor então eu vou repetir, o de 1992, peguem as estatísticas e vejam como foi equilibrado e só definido no final, mas prestem atenção como é ingrato o tal de mata-mata.

    ResponderExcluir
  5. Vocês têm sempre razão, porém tem razão que a própria razão desconhece (qual foi mesmo o poeta que disse isso? ou quase isso?). O certo é que,vocês não estão longe da verdade, talvez estejam até com ela ou ao lado dela, porém... gosto é muito pessoal, daí minha afirmativa que o coração influencia na escolha sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas neste caso não se trata de "razão ou que a própria razão desconheça", (Blaise Pascal (Clermont-Ferrand, 19 de Junho de 1623 — Paris, 19 de Agosto de 1662) foi um físico, matemático, filósofo moralista e teólogo francês, flamenguista e não era poeta, segundo Wikipédia) mas uma questão de gosto pessoal, o lado do fanatismo clubístico deve estar de alguma forma decidindo na escolha mas isso não me dá o direito da razão e nem mesmo é minha intenção. A intenção foi provocar polêmica e assim foi atingido o objetivo.

      Excluir
  6. Então, parabéns! Detalhe: conferir la na Wikipédia e de fato o cara era flamenguista realmente. KKKKKK.

    ResponderExcluir
  7. Só aproveitei o espacinho que tinha e completei com as informações que eu recebi via sonho de um outro flamenguista Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière.

    ResponderExcluir
  8. Que relógio louco esse do blog. O operador dele deve ser o Mano Belo. São exatamente 16:57 e ele marca 14:55.

    ResponderExcluir
  9. Como tem flamenguista fora do Brasil, é de se admirar, desse padrão citado pelo Sefinho então, é algo extraordinário. Detalhe: só em sonho.
    Maluf creio que o Mano Belo esteja se referindo ao último campeonato brasileiro conquistado pelo Corinthians (2011), o Vasco foi vice. Por falar em Mano Belo, estou aguardando uma ajuda dele para tirar a dúvida do Sefinho sobre a semelhança que existente no nosso estilo de escrita. Apareça amigo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção