Futebol na TV - Um novo tempo chegando



Tem um canal esportivo começando a incomodar as grandes redes nacionais e mundiais, o Esporte Interativo, que chegou por aqui em 2007, atingindo apenas o Rio de Janeiro, capital, e aos poucos foi se tornando uma grande rede nacional, via antena parabólica, e, como dizem os mineiros, comendo pela beirada e fazendo estragos nas grandes redes como disse na primeira frase.

Hoje o canal é forte, tem um sócio poderoso, a Turner Broadcasting System, que nada mais nada menos é dona dos poderosos canais CNN. Cartoon, TNT entre outras, e anuncia a vitória na licitação das temporadas da Champions League 15/16; 16/17 e 17/18, desbancando as poderosas redes Espn e Fox Sports, a primeira buscando uma nova renovação de contrato e a segunda tentando a exclusividade pela primeira vez.


Entre os famosos narradores e comentaristas da EI, como é conhecida no mercado televisivo, encontra o polêmico André Henning, conhecedor da matéria mas com uma voz bem chata e de gritos histéricos nas narrativas, e o bom comentarista Victor Sérgio Rodrigues, que vai pelo mesmo caminho de seu colega de bancada, mas que serão os titulares nas transmissões futuras da Champions e, com um fator positivo, conhecem do assunto como poucos, são estudiosos. 

E Espn aos poucos vai perdendo grande fatia do mercado do futebol, já perdeu o Italiano e a metade do Inglês, para a Fox Sports, perdeu a metade dos jogos de Real Madrid e Barcelona para o Sky Sportes, que também tem um bom percentual dos jogos do Campeonato Espanhol, e fica com o Alemão até o final desta temporada quando a Fox Sports abocanha mais um naco da programação do canal americano. 

Porque esta queda? Dizem que o investimento no Brasil já não é tão forte e as raposas dos bastidores apontam as brigas com a Fifa e com a CBF como principal inimiga da emissora líder de audiência no setor esportivo nos Estados Unidos e no Brasil. Tem sentido, afinal é uma casa de debates sérios e com profissionais polêmicos e autênticos em suas opiniões. 

Lauro Jardim, da Revista Veja, informa em sua coluna que a Espn ofereceu 100 milhões de dólares pela exclusividade da Champions League e a Uefa pediu 140 milhões, que foram pagos pelo grupo Turner enquanto a Globo pagou cerca de 40 milhões de dólares para ter exclusividade na TV aberta.

E a dúvida foi colocada: O Esporte Interativo é um canal aberto e não fechado, certo? Sim, mas a direção diz que a exibição da Champions será no fechado Esporte Interativo Nordeste, lançado no ano passado e que não é transmitido via parabólica. Então tá, e agora a Sky e a Net irão liberar as portas para o EI? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção