Eita... Que viagem arretada! Viva Bahia

 

Chegando de um passeio que fiz para realizar dois desejos, o meu, de conhecer mais um estado brasileiro, o décimo sétimo, e fazer acontecer a vontade de minhça inesquecível Lili, minha mãe que nos deixou em 1992 e tinha o sonho de conhecer o Elevador Lacerda, e não o realizou, e contra a opinião de um punhado de gente, que dizia "você não gostará de Salvador" ou "você não tem o perfil de turista para Bahia". 

E, contra todos e contra tudo, a Enecontre Sua Viagem, de Volta Redonda, do filho Ralph Dutra, organizou um plano de passeio de quatro dias (com cinco noites) e lá fomos nos, voando Azul de Campos para o Rio de Janeiro, em 4 de agosto de 2022, um dos últimos voos da operadora neste trajeto, e de Santos Dumont, pela Gol, seguimos para Salvador, onde chegamos pontualmente às 19 horas daquela quinta-feira. 

A chegada ao Aeroporto Luiz Eduardo Magalhães já mostrou o que seria o passeio, o atendimento da Luck Receptivo começou a nos dizer: "Isto aqui é Bahia", e era mesmo o que Ralph havia comentado, eles são espetaculares e nosso passeio ganhava pelo menos motivação e nós, eu e Marina, nos olhamos como quem queria dizer: Isto aqui será muito bom. 

Um  bom hotel,  Portobelo Ondina, em frente a praia e com ótimo serviço, exceto o café da manhã, fraco para a qualidade do hotel, mas com um restaurante excelente e boa e diversificada comida. Chegamos lá por volta das 21 horas, o trânsito pesado fez com que demorássemos no trajeto Aeroporto x Ondina, e, já no dia seguinte já tínhamos compromisso com a Luck, o Ralph, através de sua Encontre sua Viagem, preparou um passeio para cada um dos dias de estada em Salvador, e, sexta-feira, após um giro para conhecer o bairro que ficamos, andando pela orla da Praia de Ondina, conhecendo e marcando a região. 

E então narramos o que foi o passeio e contamos em etapas as aventuras em terras


baianas.: 

SEXTA-FEIRA -  Como disse acima a manhã foi reservada para conhecer Ondina e, após o almoço, seguimos para o Centro Histórico de Salvador para começar o City Tour que incluía o Pelourinho, com visitas ao  Convento/Igreja São Francisco, cujo interior é um dos mais belos do mundo católico e está ornado com cerca de uma tonelada de ouro, o que leva o apelido de Igreja do Ouro ao pé da letra. Toda a ventura de cruzar daquela região até o Elevador Lacerda, a expectativa é grande, aproximando a hora de conhecer o dono do meu desejo, o medo dos assaltos, que tanto me disseram ter cuidado, e a decepão: ao chegar ao local desejado a surpresa desagradável: O elevador estava em manutenção e não poderia ser utilizado pelos turistas. 

E tudo bem, seguimos em frente e o passeio continuou com a ida até a Fonte Nova, estádio reformado para a Copa do Mundo 2014 e que também estava no meu roteiro particular, giro pela cidade e final de trabalho na Igreja Nosso Senhor do Bomfim, um dos marcos do turismo e da religião na Boa Terra. Emoção aflorada e deu tempo até de assistirmos a uma missa que estava sendo celebrada. Mais assédio dos ambulantes, que é uma rotina na cidade, e o passeio se encerrou com uma passagem pelos bairos famosos onde o carnaval baiano tem como roteiro de seus trios elétricos famosos em todo o mundo. 

SÁBADO - Emoção diferente... Adrenalina total... Catamarã, barco e lá fomos nós atravessar a Baía de Todos os Santos e de toda beleza do mundo. Saímos do hotel cedinho, 6:30h já estávamos prontos e às 8.00h já adentramos ao barco para uma travessia de noventa minutos até a Ilha do Frade, um dos lugares mais bonitos de todo estado baiano. Emoção? Sim, o barquinho que nos levou atéAa Ilha de Loreto, que faz parte do arquipélago de quase 57 quilômetros, fica a 45 minutos do ponto principal e nós, um grupo de sete turistas, chefiados pela guia Bia, sentimos a adrenalina subir acentuadamente neste trajeto sobre as águas da baía, mas que valeu a pena os vinte minutos de estadia por lá. Cenário de cinema que ficará bem guardado através das belas fotos. 

Mais 45 minutos e voltamos a Ilha do Frade para almoço, uma boa cerveja, um ótimo


papo à beira de um mar azul da cor do céu. Se na ide tivemos música e diversão no barco, inclusive com a minha participação no palco da proa ao lado de um grupo de músicos baianos que mostrou que a Bahia também canta e dança o samba. 


DOMINGO - Dia de conhecer a Praia do Forte e de ter emoção redobrada. Além da beleza do lugar, um dos mais belos do litoral nordestino, que tirou a expressão "quero morar aqui", de Marina, ao chegar a vila, o Projeto Tamar é uma atração a parte e, para este que vos escreve, a sensação de um mergulho, em águas claras, com direito a ver de perto os peixes que pareciam estar em um aquário, foi aquilo que podemos colocar "sem comentários", as fotos mostraram que eu tinha razão. Com o guia Ariel Veloso, um artista que merece o sobrenome, explicando cada detalhe do passeio ficamos conhecendo um dos pontos turísticos de maior concentração de visitantes de outras plagas. 

SEGUNDA - Como despedia da capital da Bahia um novo Tour pela cidade, desta vez


para conhecer os pontos históricos, como o Farol da Barra, onde descemos e fizemos fotos espetaculares e conhecemos onde o Brasil começou. Rio Vermelho, Boa Viagem, Pituba, Ondina e, novamente, o Pelourinho, onde encerramos nosso compromisso com a Luck receptivos e deixamos a turma da empresa com saudade e até com vontade de ficar mais uns dias. 

Fechamos nosso dia, por conta própria, voltando ao Farol da Barra, onde sentamos à beira mar, em um dos bares do lugar, para esperar o pôr do sol e curtir a beleza do lugar e dizer um adeus a Salvador sem promessa de rotorno. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção