Contando histórias - O Bairro de Belém - Lisboa

 

A Torre São Vicente, nossa conhecida Torre de Belém, fica na Freguesia de Belém,  mais precisamente no Jardim de Belém, no Concelho de Lisboa, foi construída entre os anos 1514 e 1519, quando foi inaugurada, erguida no estilo Manuelino, com trinta metros de altura, em calcário, pelos arquitetos Francisco de Arruda, Francisco de Holanda, António Barreto e António da Cunha, erguida para servir de ponto de observação e uma fortaleza de defesa das águas do Rio Tejo. 


Estivemos por lá em duas oportunidades, a primeira em 2008, quando conhecemos o tradicional Pastel de Belém (foto ao lado), cuja fila se estende por quase meio quilômetro para chegar aos balcões da doceria, que o painel de entrada mostra, funcionando desde 1837. 
 
Nossa segunda passagem por Belém foi em 2015, quando adentramos, em visita guiada, pelos quatro cantos do belo monumento histórico de Lisboa, que está super conservado e mantém toda a estrutura desde a sua inauguração.

Neste ano também conhecemos um outro monumento espetacular, também muito visitado por turistas que chegam a capital portuguesa, o Padrão do Descobrimento, inaugurado em 1960 como uma homenagem aos navegantes portugueses, que saíram deste porto para grandes conquistas. 

O monumento está próximo a Torre de Belém está localizado na Avenina Brasília, às margens do Rio Tejo, e nossa guia, nas explanações sobre o monumento, disse "este lugar tem um pouco de Brasil, até a Avenida foi batizada como Avenida Brasília, pois foi deste local que partiram as caravelas de Pedro Alvares Cabral, Santa Maria, Pinta e Nina, para a viagem que terminou com o Descobrimento do Brasil. 

Por tudo isto e muito mais vale incluir em seu roteiro, quando estiver em
Lisboa, uma passagem obrigatória pelo Bairro de Belém, que além deste lugares incríveis tem também o Mosteiro dos Jerônimos, construído no Século XV, em ordem do Rei Dom Manoel I e que depois foi entregue a Ordem de São Jerônimo, entre os mausoléus que por lá se encontram, estão os de Vasco da Gama, e outros grandes personagens da história portuguesa. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção