Uma história com 52 anos de viagens e emoção

 

Eu e Marina temos uma longa história de amor, cumplicidade, amizade e, principalmente, entendimento e respeito um pelo ouro, confesso, e é verdade, que jamais tivemos uma discussão muito menos uma briga e, desde 1970, quando nos conhecemos, no II Festival da Canção de Miracema, nós defendíamos as músicas de nossos amigos compositores e deste conhecimento veio o namoro, o noivado, quatro anos depois (1974) e o casamento (1975, conforme havíamos combinado no nosso terceiro aniversário de namoro. 

Nestes 52 anos andamos pelo mundo, conhecemos o Brasil, a América do Sul, a Europa, estivemos na Ásia e, em breve, estaremos na África para conhecer o Deserto de Saara e o tradicional Marrocos, cuja cultura tantos nos encanta.  Nesta primeira foto (no Mato Grosso), começou nossa trajetória de turistas, foi na virada dos anos 1970 para 1980 e aqui é uma parte do Pantanal, que hoje está em alta mas naquele tempo tínhamos que nos contentar com as fotos em preto & branco, era o que podíamos e tínhamos para revelar. 

Nossa primeira viagem ao Sul do Brasil, levados pela Soletur, empresa de turismo que

fechou as portas, foram também as primeiras férias que tivemos após chegarmos a Campos dos Goytacazes, para onde nos transferimos na metade dos anos 1980 (1985) e com férias no Banerj e no Liceu de Humanidades, onde Marina trabalhou logo após chegar a nova cidade, partimos para a Serra Gaúcha, Gramado é a foto da vez, para quinze dias de passeio, de ônibus, e três destes dias foram dentro de um confortávvel veículo da Soletur. 

Saída do Rio de Janeiro, à noite, e chegada a Gramado praticamente 24 horas depois, mas foi legal, bem animada a turma do ônibus e conhecemos Caxias do Sul, Canela, Bento Gonçalves, Porto Alegre e terminamos o passeio em Curitiba, no Paraná, com uma bela noite paranaense no bairro Felicidade, um grande giro pelo Sul Brasileiro e que colocou um gosto de quero
mais no casal. 

Com três filhos pequenos, Ralph, Gisele e Leandro, e morando em uma cidade distante do nosso reduto, Campos está a 146 km de Miracema, tivemos dificuldades de realizar novos passeios e as férias eram divididas entre as praias capixabas e da Região dos Lagos, e passeios rápidos a São Paulo, onde sempre formos recebidos pelo casal Kátia e Zé Maria de Aquino. 

Não fui, o trabalho me impediu, mas as crianças e Marina amaram o litoral paulista, recepcionados por este casal citado, em Caraguatatuba, um lugar muito procurado pelos paulistas em finais de semana ou temporadas de férias de verão. 

Estamos juntos em qualquer situação, viajamos por 19 países, uma cidade estado, um
principado e vivemos intensamente nossas aventuras 257 cidades em que passamos lá fora e por aqui, nos quinze estados brasileiros que aportamos nestes longos anos de estrada. 

Marina foi comigo na maior premiação que recebi, na Espanha, Prêmio Espn de Jornalismo, em 2005, estava comigo no Estádio Santiago Bernabeu e nos passeios por Toledo e Madrid, quando nos apaixonamos pela Europa e prometemos voltar, os cinco dias na capital espanhola foi apenas uma dose de incentivo para que retornássemos com tempo suficiente para conhecer outras capitais do mundo. 

Claro que por aqui, no Brasil, também andamos de mãos dadas pelas praias, pelas serras, mas tudo isto aconteceu após nossas aposentadorias, que aconteceram em 2006 e 2008 respectivamente a minha e a de Marina, foram anos de muitas viagens e muita programação interessante, como as idas a Guarapari e Cabo Frio quando o calor
apertava e as finanças davam uma trégua. 

Estivemos juntos em todas as nossas emoções, como em Fátima/Portugal, em 2008, quando as lágrimas chegaram em profusão e a força de Nossa Senhora dominou completamente este velho escriba. Como no Vaticano, neste mesmo ano, realizando sonho infantil de nós dois, e tome emoção no coração. Veneza? Quem nunca sonhou em passear nas gôndolas venezianas ao lado do amor de sua vida? E lá estávamos, neste mesmo 2008, cantando Al... Di... Lá e Volare, um sonho realizado? Não, vários sonhos realizados em apenas 22 dias de viagem pelo Velho Continente. 

E veio a surpresa, nem posso dizer que foi desagradável porque superamos o impacto
e venci um duelo interessante: Uma cirurgia cardíaca, quatro safenas e uma mamária, para corrigir um problema sério que poderia comprometer meu coração, mas logo superado e nós voltamos ao nosso principal motivo de vida, os passeios para conhecer o mundo e viver intensamente porque o susto nos alertou que a vida é curta e precisava ser realmente vivida.  E nós, claro, voltamos a rotina e continuamos realizando sonhos e desbravando o mundo do jeito que pretendíamos fazer. 



Nos juntamos com as irmãs, Teresa e Eliane, e fizemos um passeio curto, Chile e Argentina, para saber se estava tudo em dia, principalmente porque no programa tinha uma subida até os 3 mil metros do Vale Nevado,(foto acima a direita) na Cordilheira dos Andes, em Santiago, a capital chilena. Foi incrível saber que tudo estava normal e o coração suportou com garra e eu com ousadia. 

Na Argentina uma outra aventura, esta um pouco mais tranquila, que seria navegar pelo Rio da Prata de Buenos Aires até San Izidro, (foto acima a esquerda) em um dia em que o rio estava baixo e por isto a lentidão do catamarã nos deu a chance de observar as margens e ver a beleza do passeio que fizemos naquele setembro de 2010. 

Já havíamos passado por Paris, em 2008, e neste retorno a Europa, em 2011,
novamente a Cidade Luz estava no programa, passeio pelo Rio Sena, Louvre e Montmartre, lugares incríveis onde o amor floresce e acontece. Andar pelo Sena, a bordo do Bateaux Mouche, foi bacana na primeira vez e, na segunda, melhor ainda. Um passeio inesquecível cheio de surpresas, como foi em Londres, com frio, chuva e neblina, mas com a emoção de andar no Taxi Preto, no tradicional Bus de dois andares e conhecer o Big Ben, o relógio mais famoso do mundo.


Um roteiro incrível este de 2011, com o ápice em Amsterdã, repetindo o Rio Sena e o passeio pela cidade, entramos, à noite, no barco que nos levou para um passeio
romântico pelo Rio Amstel, (foto acima) que dá nome a cerveja holandesa e a capital dos holandeses. Vinho, luz de vela e música para os namorados, como nós, que estavam a bordo. 

E, por falar em passeio romântico que tal lembrar do Rio Reno, (foto ao lado) na Alemanha, neste mesmo ano de 2011, quando saímos de Colônia para Frankfurt e a guia nos surpreendeu dizendo: "iremos de barco, atravessando o Rio Reno, até nosso último destino do roteiro". Era realmente o fecho de ouro deste passeio incrível, que ainda teve a Bélgica, com Brugge e Bruxelas, com suas histórias e cenários de cinema. 

O Nordeste Brasileiros sempre foi, como disse acima, um destino preferido do casal,  a
cada ano a gente escolhe um estado e foi assim em 2000, quando descobrimos o Rio Grande do Norte e Ceará, nos anos seguintes desfrutamos da boa acolhida em Pernambuco e Alagoas, 2010, amamos estar na Paraíba, em 2017, assim como foram as nossas viagens ao Sul, sempre com roteiros definidos e lugares bacanas para serem visitados por nós, como este da foto ao lado, em Cabaceiras, cidade cinematográfica, cenário de vários filmes brasileiros e onde um lugar é abençoado, o Lajedo do Pai Mateus, que é um elevado de pedra de aproximadamente mil metros e onde existe um pôr do sol acima de qualquer comparação. 

Em 2015 resolvemos voar novamente dez horas rumo a Europa, descemos em Portugal para fazer um percurso ibérico, tendo como destaque, além de Fátima, onde retornaríamos para agradecer o sucesso de minha cirurgia cardíaca, a passagem por Santiago de Compostela, na Espanha. Não fizemos o Caminho de Santiago, a pé, o nosso pacote turístico nos dava e visita mas levados pelo ônibus que nos pegou em Barcelona e andou por sete cidades espanholas até chegar a divisa com Portugal, atravessando o Rio Minho, em Valença. Mas eu dizia que o destaque da viagem seria Santiago de Compostela, um lugar sagrado e místico onde a religiosidade aflora e nós nos sentimos novamente abençoados após a visita a Catedral do Santo Padroeiro da Galícia. 

Antes de mais uma saída para Europa visitamos o Uruguai e fiquei impressionado com

a semelhança entre Colônia do Sacramento e a nossa Paraty, no Sul Fluminense, um lugar histórico de onde partiam o ouro brasileiro para Portugal e Espanha, claro que o contrabandeado por barões portugueses. Mas Colônia foi um passeio bem legal desde a saída de Montevidéu, lugares interessantes, como um antigo acampamento suíço, que virou uma colônia de pecuaristas, uma Plaza de Toros tipicamente espanhola e a cidade antiga que conservou todo o seu patrimônio e por isto foi absorvida pela Unesco como patrimônio Universal. Valeu o passeio, que teve ainda visita a capital, a incrível Punta Beleña e, claro, fechando com Maldonado, ponto mais elevado do país, e Punta Del Leste, que dispensa maiores comentários. Ah!, isto lá em outubro de 2016. 

E por aqui, entre um passeio internacional e outro, andamos por alguns estados, uns para conhecer e outros para reviver bons momentos, como em Curitiba, onde estivemos pela primeira vez em 1992, bastante tempo atrás, né mesmo? Mas desta vez conhecemos praticamente todos os pontos turísticos da capital do Paraná, visitei a Arena Furacão e
vi a beleza da cidade, que para mim é uma das mais belas capitais do país. 

O ponto alto deste passeio ao Paraná, em agosto de 208, foi a travessia da Serra do Mar, na tradicional Maria Fumaça, que corta os trilhos até Morretes em uma viagem inesquecível, um luxo fazer este passeio, principalmente a dois, com champanhe, um belo café da manhã e um almoço, em Morretes, que nos leva a um passado bem distante e tipicamente regional. Subimos pelas montanhas, passamos pelo litoral e retornamos a Curitiba em uma Van especial para os turistas do nosso grupo de viagem. 

Ainda pelo Sul, em 2019, reunimos a família e seguimos para Gramado e outras
cidades da Serra Gaúcha, para nós, eu e Marina, uma nova passagem por lá, para as irmãs, Celeste e Teresa, novidades, e para Gisele, Adalberto e Luna um belo passeio de férias. Era dezembro  e mesmo assim o frio na Serra Gaúcha queria incomodar, mas nós, que gostamos deste clima, pudemos aproveitar para degustar bons vinhos gaúchos e retornar a lugares antes visitados mas que sempre serão de bom grado retornar e rever, como Caxias do Sul, Canela, onde desta vez pudemos ver de perto a Cascata do Caracol, e atravessar de Carlos Barbosa a Garibaldi, passando por Bento Gonçalves, no trem turístico da região que nos leva até a Rota dos Vinhos e e o Circuito Colonial. 

Logo após retornarmos de Gramado, em janeiro de 2018, já nos preparamos para voltar a Itália depois de dez anos da última viagem. Fomos eu, Marina, Helena e Gervásio Magno, e, guiados pelo primo Miguel Antinarelle, conhecemos outros lugares da Bota, como Assis e Nápoles, e a "cereja do bolo" foi o belo passeio pela Costa Almafitana, conhecento Positano, Amalfi, Praiano e Sorrento, entre outras, mas pela segunda vez não pudemos ir a Capri, o tempo não ajudou, cerração e maré muito alta impedindo a navegação segura. Mas visitamos, além de Roma, uma das famosas ruínas do mundo, Pompéia, por onde passamos uma manhã inteira e até um belo de um piquenique foi improvisado pelas mulheres. 

Como todos nós vivemos de sonhos e sonhar não custa nada, a realização de um
destes sonhos é sempre muito bem comemorada. Turquia, março de 2019, antes da pandemia o nosso último passeio por terras europeias, desta vez com Ásia incluída, afinal a Turquia tem um lado neste continente, e é por lá nosso destaque deste capítulo do blog, a Capadócia, que foi o ponto alto por ter um dos sonhos, que julgávamos impossível, acontecendo. Voar no Balão da Capadócia, um dos mais belos passeios de todos estes quase 50 anos de andanças por este mundo de meu Deus. Sim, não foi só a Capadócia que nos emocionou, estivemos em Éfeso, a casa da Virgem Maria, conhecemos Tróia e atravessamos o Mar Egeu de volta a Istanbul, onde terminamos nossa viagem e seguimos para o fecho de ouro, em Paris. 

Terceira vez Paris e para nós tudo ainda é uma grande novidade, nada como rever a Torre Eifel, navegar novamente pelo Rio Sena, conhecer museus, como o Dorçay, rever outros, como Louvre, andar livremente pelos Jardins de Luxemburgo, pegar metrô, andar pelo barco-bus do Sena, que nos levou a conhecer mais profundamente as duas margens de um dos rios mais famosos do mundo e,claro, andar pela Champs Elisè tranquilamente, subir, pela primeira vez ao todo do Arco do Triunfo, e almoçar em Montmartre, ou sentar no entardecer em uma das praças do nobre bairro de Montparnasse.  Eu, Marina e Paris nos conhecemos muito bem e fica marcado um novo encontro para muito em breve. 

E o ano de 2019, pré pandemia, foi fechado de forma brilhante, em agosto subimos a
Serra da Mantiqueira para conhecer Campos do Jordão, com uma breve parada para visitar a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, e depois quatro dias na cidade mais procurada pelos paulistas para fugir da confusão da capital dos bandeirantes. Campos do Jordão, um paraíso desconhecido por nós, mas que ficará eternamente guardado nas belas fotos e nos belos momentos vividos com um ótimo grupo da CS Turismo, guiados pela excelente Patrícia, que também nos levou, em outubro, para conhecer um outro ponto turístico brasileiro, a Serra Capixaba, mais precisamente na Festa da Polenta, tradicional festa italiana em Venda Nova do Imigrante. 

E, após exatamente dois anos, voltamos a andar como turistas, nossas idas a Belo
Horizonte, para rever filha e netas, além do genro, não são contabilizadas como turismo, mas Petrópolis, para onde viajamos em dezembro de 2021, conta e conta muito para nosso álbum de viagens, um lugar incrível e um passeio maravilhoso, onde retornamos após longos anos, a última passagem por lá foi em 1987, e desta vez com belas fotos, uma ótima guia, e com clima maravilhoso, pudemos conhecer o Quitandinha, em todo seu entorno e por dentro, visitar palácios e museus, e andar pela Cidade Imperial olhando atentamente por todos os detalhes. 


Nada melhor do que encerrar esta narrativa, dos cinquenta e dois anos de namoro e passeio do casal, com um cartão, ou melhor, dois cartões postais do Rio de Janeiro, que continua lindo, visto lá de cima e perigoso para quem anda lá por baixo. As fotos do Cristo Redentor e do Corvocado, onde circula o tradicional Bondinho do Pão de Açúcar, dispensa maiores comentários e com elas encerro o papo de viagens e prometo voltar, em breve, agosto estaremos na Bahia, conheceremos Salvador, e em novembro visitaremos Marrocos e colocaremos a África em nosso
álbum de viagens. 









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção