O "Caminho Real"
![]() |
Ouro Preto = A capital |
Vamos decifrar, com a ajuda do site Caminho Real, toda esta história e todo este percurso em poucas linhas e mostrar o que é e onde você pode ir para conhecer a história de um país que de onde foi tirada a maior riqueza da Corte Portuguesa.
O primeiro caminho, chamado de Caminho Velho, vai de Ouro Preto, de onde saia, até Paraty, de onde partia o ouro para terras portuguesas. E, quando as cargas de ouro foram atacadas por piratas a Corte resolveu investir em outro caminho, até ao porto do Rio de Janeiro, se se chamou
![]() |
Mariana |
Caminho Novo.
E quando o diamante passou a ser descoberto em grande escala se criou o Caminho dos Diamantes, que saía da capital da província, Ouro Preto, até a Diamantina, principal pedaço de extração do diamante. E, finalmente, o Caminho Sabarabuçu, um belo cenário envolvendo montanhas, paisages esplendias que se tornaram lendas nos tempos do império português.
Caminho dos Diamantes tem como principal cidade Aparecida, em São Paulo, e Piedade do Rio Grande, pouco conhecida, é uma referência como destino dos diamantes. Mariana e Catas Altas são as mais conhecidas e visitadas no Caminho Novo e no Caminho Velho, além de Brumadinho e Sabará, há de se visitar Barão de Cocais e Itabirito. Fechando o ciclo o Caminho Sabarabucu com cidades fluminenses como Três Rios e Magé, além das mineiras Caranabaíba e Lima Duarte.
Um belo passeio, que você terá que ter tempo suficiente e muita paciência para percorrer, pelo menos, os principais trechos deste "Caminho Real".
Comentários
Postar um comentário