Copa do Mundo - dois dias depois chega o "pronto... falei"

Passados dois dias da eliminação da Seleção Brasileira na Copa da Rússia, um dia após assistir a Rússia também "voltar prá casa" após perder na decisão por pênaltis, em um jogo bem movimentado contra a Croácia, um dia após saber que quatro europeus jogarão as duas semifinais eu que poderemos ter um campeão inédito, Bélgica ou Croácia, chego aqui para falar alguma coisa sobre a culpabilidade de Tite e sua equipe técnica. 

Sem querer crucificar o treinado brasileiro, mas jogando sobre seus ombros toda a responsabilidade da eliminação, afinal foi ele quem escolheu o esquema tático errado para enfrentar os belgas, não acreditou na astúcia e na competência do jovem espanhol, Roberto Martinez, que lhe aplicou uma tremenda saia justa, o técnico belga entrou com um time diferente do que Tite pensava e soube usar seus craques, abertos pelos flancos para explorar a fragilidade de Fagner, pela direita, e as subidas de Marcelo, pela esquerda. 

De Bruyne fez o seu melhor jogo na Copa e Hazard, será que Tite não sabia que este rapaz é o que há de melhor na Europa no momento? Será que era uma opção deixar o 10 belga livre e solto em cima de Fernandinho e Fagner? Sim, por esta "surra" tática eu o coloco como principal responsável pela derrota. 

Quando saiu a convocação, quem me acompanha sabe, eu fiz duas perguntas básicas: Para que Fred e Taison? Tite respondeu, na coletiva, o que pretendia saber por aqui. "São dois jogadores jovens, que estão acostumados na Europa e podem ser muito úteis em momento complicado". Jogaram? Serviram a seleção com honestidade, mas jogar não estava nos planos do treinador, que deixou Arthur por aqui e na sexta, contra a Bélgica, sem Casimiro, não pode usar Fred, ou não quis usa-lo, e o jogador do Manchester City ficou com a culpa total do fracasso. 

Renato Augusto foi titular em toda fase de preparação, se apresentou para a viagem a Rússia contundido e sem condições técnicas e físicas, mas é jogador de confiança e por isto não foi cortado, como Fred também não foi, e só poderia jogar vinte minutos, no máximo. Não seria melhor ter levado Luan? 

Nem vou falar na insistência com Gabriel Jesus e com seu esquema de jogo manjado e ultrapassado, em momento algum na Copa a seleção se impôs com força de um time superior e suas escolhas e trocas, como a volta de Marcelo, contra a Bélgica, no lugar de Felipe Luiz que esteve ótimo na marcação nos dois jogos que participou, e Firmino? Tite não deu bola para sua excelente fase e insistiu com o menino Jesus comprovadamente fora de ritmo de jogo e sem qualquer domínio emocional. 

Sobre Neymar é melhor não falar nada, o craque brasileiro estava realmente fora de condições físicas e tentou tudo que podia, mas o esquema de Tite não o ajudou muito, ficou preso no canto do campo e foi facilmente barrado pelos zagueiros mais duros e, as vezes, até com certa violência, mas ficou devendo muito e eu entendo a situação do camisa 10 da seleção, realmente foi no esforço e até que pode ser perdoado. 

Faça sua análise e vamos esperar que ele, o treinador, seja mais coerente as próximas convocações e deixe de lado o apadrinhamento que até o jornal espanhol, As, entendeu ter sido prejudicial a seleção mais vitoriosa em copas do mundo. 

Comentários

  1. Estatização: Assim como a petrolífera nacional, deveríamos nos apossar da seleção brasileira de futebol masculino, de forma que seus convocados só poderiam ser atletas atuando no nosso futebol, caso durante o período de treinamento ou concentração para as copas, houvesse algum tipo de sondagem ou negociação para o futebol internacional, seriam devidamente cortados. É utopia? Sim parece ser, mas estaríamos muito mais bem representados por aqueles que desejam ter uma carreira rica pós copa.Pronto, também falei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E falou com categoria, não com o Categoria, mas com categoria.

      Excluir
  2. Tem sentido , mas os melhores, em tese, estão lá fora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por aqui, meu caro amigo, ficam as peças que não puderam ir ou que foram e não deram certo, como alguns do meu time, do seu time, do time do Zé Maria, do time do Tadeu, etc e tal.

      Excluir
  3. Os daqui certamente correriam mais e com amor à camisa

    ResponderExcluir
  4. Mas esse é o ponto Adilson, em 58 correram em 62 também em 66 bagunçaram desde o inicio com o ja ganhou, em 70 correram e encantaram, em 74 fomos surpreendidos mas teve soberba e êxodo de algumas peças fu damentais como Jair e Caju, em 78 moralmente campeões,82 com.apenas dois estrangeiros também encantamos e fomos tragicamente derrotas, coisa do jogo, dai pra frente começamos a nos entregar ao dinheiro. Permeos.a ponta da corda...Somente com uma atitude drástica de correção retornaremos as vitorias marcantes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção