Opinião - Sobre a Copa União e o título de 1987

O presidente do Sport Clube Recife, Bivar, disse que processará o Flamengo caso continue a se declarar campeão Brasileiro de 1987 e que gastará o que tem para levar o rubro-negro as barras dos tribunais. Então, para entender se o dirigente tem ou não razão, fui ao Google e ao Wikipedia procurar informações sobre o tal campeonato conquistado pelo rubro-negro pernambucano. 

Naquele ano, como agora tivemos quatro divisões, o Verde, primeira divisão, o Amarelo, segunda divisão, o Branco, terceira divisão, e o Azul, quarta divisão, atualmente denominados séries A, B, C e D, e passo agora a mostrar aos seguidores e amigos do blog como foram jogados estes módulos. 

Modulo Verde - 16 participantes com melhor ranking no futebol brasileiro. São eles os 13 do chamado "Clube dos 13" e outros 3 convidados e com o aval da CBF.

Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense, do Rio de Janeiro, Palmeiras, Santos, Corinthians e São Paulo, de São Paulo, Cruzeiro e Atlético, de Minas Gerais, Internacional e Grêmio, do Rio Grande do Sul, Goiás, Coritiba, Bahia e Santa Cruz, do Recife. Preste atenção e veja se o seu time está entre 16 da Primeira Divisão do Brasil.

Flamengo e Internacional fizeram a final, em dois jogos, o primeiro terminou com um empate em 1x, no Beira Rio, e o segundo jogo, no Maracanã, com um gol de Bebeto o Flamengo conquistou o título da Copa João Havelange. 

No Módulo Amarelo, também com 16 clubes. Guarani, de Campinas, América/RJ, Criciúma, Joinvile, Atlético Paranaense, Bangu/RJ, Rio Branco/ES, Treze/PB, Ceará, CSA, SPORT RECIFE, Atlético Goianiense, Vitória/BA, Náutico. Internacional/Limeira, Portuguesa de Desportos. Procure aqui o seu time e confirme se ele jogou entre os grandes do país naquele ano de 1987. 

O campeão do Módulo Amerelo? Não teve, os dois foram proclamados campeões. O primeiro jogo teve vitória do mandante, Guarani 2x0, em Campinas, e o segundo jogo 3x0 para o Sport, na Ilha do Retiro. Prorrogação empate sem gols e na cobrança de pênaltis outro empate, em 11 x 11 e os dois clubes resolveram encerrar a pendenga e se decretaram campeões. 

Eurico Miranda, dirigente do Vasco e representante do Rio na CBF, entrou com uma mudança no regulamento e a CBF, que não era a organizadora do torneio e sim o Clube dos Treze, acatou e obrigou o cruzamento do A x B, ou seja, campeões e vices da Primeira e Segunda Divisão, os dois da Elite, Flamengo e Internacional, se recusaram a jogar e o negócio parou na justiça e você sabe o que deu. 

Quem viveu sabe que o Flamengo foi o campeão da Primeira Divisão, Sport e Guarani da Segunda Divisão, Americano, de Campos, da Terceira Divisão, e Operário/MT da Quarta Divisão. A propósito, não houve cruzamento do Branco com o Azul. 

E como não houve o cruzamento, Flamengo e Internacional se recusaram, houve um novo confronto entre Guarani e Sport e o time pernambucano venceu um e empatou e foi proclamado campeão. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção