Miracema no Estadual do Rio: Quem brilhou?

Férias na praia e o assunto nas areias capixabas, claro, foi o futebol, Miracema, chuva e o campeonato carioca, que começou na última semana de janeiro. E, claro, se o assunto era futebol, carnaval, campeonato carioca e Miracema seria justo colocar em pauta um papo que há muito eu venho colocando no ar, no meu blog e nas conversas de botequim, quais foram os miracemenses que atuaram no Campeonato Carioca?

Teve amigos na roda de prosa, no calçadão da Castanheira, coçando a cabeça para procurar um nome de destaque, aliás foram poucos, desde os Irmãos Moreira, que foram campeões por onde passaram, um vácuo enorme aconteceu até a presença de Orlando Fumaça, campeão com o Vasco e presente na seleção do campeonato em duas oportunidades, daí em diante ninguém lembrava de mais ninguém até que um, mas atento, grita: "Opa! Tem Célio Silva".

Isto, Célio Silva teve uma boa passagem, curta mas bem sucedida, pelo CR Vasco da Gama, foi campeão do Rio, do Brasil e chegou a Libertadores com o Gigante da Colina. E foi só? Paramos nos Moreira (Aimoré e Zezé)? Temos autros miracemenses que brilharam no ex-mais charmoso campeonato do país?

Não sei se estou errado, posso não estar no juízo perfeito e me esquecer de algum nome, mas em têrmos de clube grande ficamos nos dois zagueiros oriundos do Campo do América, berço de grandes craques. Ou não? Aceito ponderações e informações. 

Porém, tem sempre um porém, e pequenos clubes muitos jogaram os Estaduais de Base, são tantos meninos que tentaram a sorte que nem vou cita-los por aqui, poderia esquecer alguém e ser cobrado, mas entre os profissionais são raras presenças, como a de Guguta Moura e de Serginho, o primeiro no Goytacaz e o segundo no Americano, pelo menos são os que me veem a lembrança no momento e ficamos nisto?

Não. Desde o ano passado um miracemense está resgatanto a presença de um jogador nosso na Primeira Divisão do Rio, João Victor Schimit Righ, o Vitinho, meio campista do Friburguense, este ano titular absoluto do time de Gérson Andreotti e este poderá ser o ano de sua afirmação como profissional, tem talento e uma força de vontade digna de um grande campeão, sério e absorvido no trabalho como deve ser o atleta profissional.

E aí, lembrou de algum miracemense, que não sejam estes citados na coluna, que atuaram no Estadual do Rio como profissional? Na base? Na base eu já disse que tivemos um monte e um punhado e ninguém vingou. Nos anos 20, 30, 40? Não me recordo, pode até ter havido, mas confesso que no meu arquivo de memória não aparece nenhum nome a não ser Zezé, Aimoré, Célio, Orlando Fumaça e Vitinho, além dos outros dois, Guguta e Serginho, citados com destaque neste Papo de Bola. 

NR - E aí, no exato momento em que enviava o texto para o Dois Estados recebo a correção do grande parceiro, meu amigo Ademir Tadeu, incluindo nomes que não poderiam ser esquecidos por este que vos fala. "Amigo, nesta lista tem que incluir o Ronaldo Monteiro, o Perereca, que fez ótimos campeonatos com o Porto Alegre/Itaperuna, o Chiquinho de Assis, que jogou no Fluminense e no Olaria, e o Arílson, goleiro, com passagem pelo Botafogo, Americano e Portuguesa". 

Viu só, meu chipp anda desfalcado de memória. 


Comentários

  1. De cara lembrei do saudoso Ronaldo Perereca, que foi destaque do Porto Alegre/Itaperuna e quase foi parar no Flamengo.

    ResponderExcluir
  2. O Chiquinho também disputou o estadual pelo Fluminense em 1978.

    ResponderExcluir
  3. O Arilson, irmão do Célio Silva, também disputou o estadual pela Portuguesa, no início dos anos 2000.

    ResponderExcluir
  4. Igor cabeção q nao passagen pelo americano paduano e viveu de promessas inclusive sua e de Célio Silva d levar para o Corinthians promessas Q não foi cumprida ,,, e por aí vai Miracema tem muitos gogos

    ResponderExcluir
  5. Atualmente em Miracema vejo Carlos Bessa fazendo um bom trabalho com o pessoal do basquete, e o Miguel Âneglo no volei. Tem alguém fazendo alum trabalho similar no futebol ?

    Na atual conjuntura, mais importante que cunhar atleta que vai brilhas nos campos do país, é utilizar o esporte para não deixar que a juventude caminhe pelas vias erradas da vida, ocorrendo isso, já será uma grande vitória.

    Sobrenatural de Almeida

    ResponderExcluir
  6. Igor, o seu xará não jogou a Primeira entre os profissionais, bem que poderia, e, sobre a possível ida para o Corinthians ou Guarani não houve interesse da parte do garoto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção