Não se faz mais craque como...

Cara, que horror, estou assistindo a entrega do prêmio Bola de Prata, da Revista Placar, que hoje está encampada pelo canal a cabo Espn-Brasil, e, enquanto os apresentadores vão chamando os premiados eu passo o olho nas premiações anteriores e chego a triste conclusão: Onde estão os craques da atualidade? O que fizeram com o futebol brasileiro?

Nem vou aos anos 70, quando Pelé era fora de série e não entrava na lista e sempre recebia a Bola de Ouro-Extra da Revista, mas o meio campo dos premiados era, aff, Zanata, Dirceu Lopes e Samarone, com Paulo César Caju como quarto homem e Tostão e Vaguinho os atacantes, e hoje, bem hoje tivemos Rafael Carioca e Elias, volantes, Renato Augusto e Jadson, meias e Luan, do Grêmio, o atacante, ao lado do argentino Lucas Pratto.

Sem comparações, por favor, dizem que o futebol dos anos setenta era mais lento, mais romântico e o de hoje é velocidade e muita rapidez de raciocínio. Tudo bem, e lá atrás? Gil e Geromel ganhariam a Bola de Prata em disputa com Mauro Galvão, nos anos 80, Figueiroa, nos anos 70 ou Gamarra, nos anos 90? Sei não, Gil está em alta e é, na minha opinião, o melhor do Brasil no momento, mas hoje está bem mais fácil.

Tudo bem, podemos fazer comparações, Beto Fuscão recebeu o prêmio, Fabão também foi premiado e tantos outros que formariam uma seleção de pernas de pau, como o meu xará, Adilson Heleno, do Criciúma, em 1988, que jogou uma temporada inesquecível e foi embora para nunca mais ser lembrado.

E termina a festa com quatro jogadores do campeão, Corinthians, três do vice, Atlético Mineiro, e outros quatro do terceiro colocado, Grêmio, e na lista não constou o artilheiro, Ricardo Oliveira, que recebeu apenas a chuteira de ouro.

Comentários

  1. Nenhum do Flamengo? Nem o Guerrero?
    Ele foi campeão pelo Corinthians e a ajudou o Flamengo naquela maravilhosa arrancada de 6 vitórias, um absurdo!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo e mais um pouco. Crack em fartura só mesmo da maldita droga. Sobre o Adilson Heleno, é mais uma cria do Flamengo. Vc sabia? Adilson, estou no aguardo de seu comentário sobre o novo reforço pra zaga rubro-negra, o interminável Juan, que dois anos atrás rejeitou uma proposta e foi pro Inter, e agora retorna pra encerrar a carreira no seus time de coração.

    ResponderExcluir
  3. É uma grande injustiça, e sempre ocorre alguma na premiação, o Ricardo Oliveira não fazer parte da linha de ataque.

    ResponderExcluir
  4. Não vou comentar sobre Juan, ele é super amigo do Motta, o pai dele, Bocão, é gente fina e o ex- zagueiro foi a primeira matéria do meu jornal impresso. Entendeu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo perfeitamente. Nada contra o cidadão Juan, que parece ser uma cara gente boa. A questão é técnica, pois não parece ser um reforço nas condições atuais.

      Excluir
  5. Considero grande injustiça não colocar mais nomes do time campeão. Salve o corinthians!
    O goleiro do Vasco, Rodrigo do Vasco e Nenê do Vasco também foram grandes injustiçados. Sem contar Euvirus, o dirigente do ano. Por falar nele, pergunto ao chefe Adilson, euvirus já foi para a Sibéria?

    ResponderExcluir
  6. Abaixo segue a seleção dos "Bola de Prata" da Placar do ano em que o Flamengo foi campeão da Libertadores e Mundial de Clubes, acho que os caras que votaram estavam fazendo a tal da "contra-revolução", esse tal de Paulo Cesar do São Paulo deve ter sido um fenômeno meteórico de uma madrugada, ninguém viu. Apenas o Dinamite teria vaga naquele time e naquele ano.
    1981 (fonte - wikipédia)
    Seleção: Benitez (INT), Perivaldo (BOT), Moisés (BNG), Dario Pereyra (SPA), Marinho Chagas (SPA), Zé Mário (PTP), Elói (Inter de Limeira), Paulo Isidoro (GRE), Paulo César (SPA), Roberto Dinamite (VAS) e Mário Sérgio (INT)
    Bola de Ouro: Paulo Isidoro (GRE)
    Artilheiro: Nunes (FLA) - 16 gols

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. O Flamengo não foi bem no brasileirão de 81. As notas são aplicadas jogo a jogo. O Grêmio foi o campeão e o São Paulo o vice. O Botafogo fez um ótima campanha e até merecia mais jogadores entre os premiados. Ele foi eliminado naquele jogo conturbado contra o São Paulo, no Morumbi. Eles continuam alegando que o prêmio é dado pela regularidade. Sempre haverá nomes que não deveriam estar e outros que ficam de fora e que até se destacaram mais.

      Excluir
  7. Por estas e outras não acredito nestas escolhas. Leandro não, Beto Fuscão sim. Paulo César sim, Doval não. E outras que só Zé Maria PIDE explicar

    ResponderExcluir
  8. Jogadores como Raul, Leandro, Mozer, Junior, Andrade, Adílio e Zico acho que não precisavam de média ou regularidade, estavam acima da média e da regularidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensando assim, daria todas as "bolas" pro time do Flamengo entre os anos de 1979 e 1983. rsss

      Excluir
    2. Me referi apenas ao ano de 1981 pelo motivo já citado, nos outros anos quase todos venceram em uma outra edição.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fla quebra rotina

Carioca 2023 -

Eis a minha seleção